Como transformar carrinha em autocaravana

rapariga sorridente dentro depois de transformar carrinha em autocaravana

Transformar carrinha em autocaravana é uma solução à qual cada vez mais pessoas recorrem para dar uma nova vida às suas carrinhas ou automóveis comerciais.

A vontade de partir à descoberta de novos destinos com a casa às costas, sem ter o constrangimento de planear onde vai ficar, faz com que as carrinhas para transformar sejam uma opção cada vez mais popular nos dias de hoje.

O valor de venda elevado das autocaravanas e os constrangimentos relacionados com os requisitos legais para conduzi-las, faz com que os projetos de transformação de carros estejam cada vez mais em voga.

Por isso, se tem uma carrinha familiar ou um carro comercial do seu antigo negócio ao qual quer dar uma nova vida, este artigo é para si! Junte-se a nós neste guia prático para transformar carrinha em autocaravana, e tire proveito de mais fins de semana nas montanhas ou à beira-mar.

Ler mais: “As 7 estradas mais bonitas de Portugal

7 passos para transformar carrinha em autocaravana

1. Avaliar se é possível transformar carrinha em autocaravana

O primeiro passo será, naturalmente, avaliar a viabilidade do projeto de reconversão. Lembre-se de que vai precisar de ter sempre algum espaço para uma pequena cozinha, uma mesa de refeições, uma casa de banho, um reservatório de água, uma cama, etc.

A menos que estejamos a falar de um pequeno carro citadino, é sempre possível encontrar uma solução à medida.

Ler mais: “Tenda de tejadilho no carro: tudo o que precisa de saber

2. Fazer a revisão mecânica do automóvel

É importante, antes de avançar com o processo de transformar carrinha em autocaravana, fazer uma revisão mecânica numa oficina de confiança. Antes de investimento no processo de reconversão, perceba se a parte mecânica do automóvel está em condições.

Pode ainda aproveitar o momento para fazer a manutenção básica que tem adiado há algum tempo e não dispense uma boa limpeza geral. Livre-se de toda a poeira e gordura para não comprometer a aderência dos materiais que vai colocar na estrutura do automóvel.

Ler mais: “Manutenção automóvel: Como prolongar a vida útil do seu carro?”

3. Fazer a planta do espaço

Esta é a parte que vai apelar ao seu lado mais criativo. Deve projetar o espaço de forma estratégica e com algum rigor, para que todos os centímetros quadrados sejam bem aproveitados.

Inspire-se em exemplos de autocaravanas ou carrinhas para transformar que já estejam prontas. Em caso de dúvidas, pode também contactar a equipa da Caetano Retail!

Tenha também em conta que o processo de legalização e homologação da viatura vai exigir um projeto escala que, normalmente, é feito por um engenheiro automóvel ou mecânico. Por isso, a menos que tenha as competências para tratar do assunto sozinho, sugerimos que recorra a um profissional qualificado.

4. Tratar da estrutura e do isolamento

A estrutura base e o isolamento vão ser aspetos fundamentais no processo de transformação do seu carro comercial ou carrinha.

A estrutura deve ser feita à medida do automóvel e devem ser privilegiados materiais que não retenham humidade (por exemplo, contraplacado fenólico). No chão pode optar pelo popular chão flutuante que, para além de ser leve e fácil de limpar, ajuda com o isolamento térmico.

Mas o chão flutuante não vai ser, muito provavelmente, suficiente em matéria de isolamento. Por isso, revista “as paredes” da carrinha com uma barreira anti vapor (por causa dos vapores e humidades geradas no interior) e utilize espuma expansiva ou lã mineral como complemento.

Ao transformar carrinha em autocaravana, é importante preparar o seu interior para aguentar as baixas temperaturas, mas também as vagas de calor que são comuns no verão.

5. Instalar o sistema elétrico e de águas

Vai ainda precisar de instalar um pequeno reservatório de água e uma bomba para garantir que tem água para utilizar nos duches e no lavatório.

O sistema elétrico também deve ser pensado com cuidado para que os eletrodomésticos sejam estrategicamente ligados em lugares funcionais e convenientes.

6. Equipar a cozinha

Quando estiver a transformar carrinha em autocaravana, lembre-se de que vai ser importante ter uma cozinha minimamente funcional.

Para isso, os elementos mais importantes a incorporar no projeto são: um ponto de calor (elétrico ou a gás), um lavatório e um pequeno frigorífico. Se tiver espaço adicional, uma bancada de preparação dá sempre jeito.

7. Tratar de todos os requisitos legais

A transformação significativa da carroçaria de um veículo (entenda-se, qualquer transformação que afete elementos estruturais ou características regulamentares) carece sempre de aprovação prévia pelo Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT).

Transformar carrinha em autocaravana enquadra-se nesta categoria, por isso, não se esqueça de tratar do processo de homologação antes de se fazer à estrada.

Para não ter problemas na inspeção periódica, não deve alterar a configuração da carrinha (por exemplo, retirar a divisão que separa o espaço de carga do espaço destinado aos passageiros) e deve ainda garantir que o peso total do veículo não excede os 3.500 quilos para que não seja considerado um pesado.