Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
manutenção automóvel
manutenção automóvel

Manutenção automóvel: Como prolongar a vida útil do seu carro?

A manutenção automóvel é um aspeto crucial para assegurar o bom estado do seu veículo e uma condução mais segura. 

Contudo, manutenção automóvel significa também um custo extra que pode pesar no orçamento mensal de muitas famílias. Saiba que é possível baixar o valor da fatura da oficina, se tiver cuidado e se adotar alguns comportamentos preventivos.

Neste artigo, vamos falar de algumas dicas essenciais que lhe vão permitir poupar algum dinheiro com a manutenção do carro.

10 dicas de manutenção automóvel

1. Tenha atenção aos amortecedores

Os amortecedores proporcionam conforto ao conduzir e são uma garantia de segurança. Eles auxiliam o condutor no controlo do veículo, particularmente em situações de risco. Na verdade, os amortecedores são considerados um dos três componentes essenciais do “triângulo de segurança”, juntamente com os pneus e os travões.

O funcionamento correto de um amortecedor depende de fatores tais como: do estado da estrada, da carga do veículo, da quilometragem ou dos efeitos do desgaste provocados pelo frio, calor ou humidade. Todos estes fatores fazem com que o efeito dos amortecedores diminua gradualmente e, eventualmente, deixe de funcionar.

Uma vez que este desgaste pode não ser percetível para o condutor, é boa ideia ir fazendo verificações periódicas a cada 20.000 quilómetros percorridos.

2. Mantenha as escovas do para-brisas em bom estado

Ainda que menos faladas, as escovas do para-brisas desempenham um papel fundamental no dia a dia de um carro. São elas que eliminam a sujidade e evacuam a água, granizo ou neve dos vidros. Sem elas o condutor pode ter sérios problemas de visibilidade.

Para evitar tal situação, substitua as escovas do para-brisas com frequência. Quando elas começarem a fazer barulho ou ficarem muito duras, é altura de substituí-las. Este processo é simples e pode ser feito em casa, de forma totalmente autónoma.

3. Verifique os filtros

Normalmente, os carros possuem 4 filtros que devem ser verificados pelo menos uma vez por ano. São eles:

• O filtro de óleo

A missão do filtro de óleo é reter partículas que prejudicam o desempenho do motor. Uma vez que os períodos de substituição dos óleos foram bastante alargados nos veículos novos e apesar da qualidade dos filtros ter melhorado significativamente, é essencial substituir este elemento sempre que muda o lubrificante. Esta é, provavelmente, uma das dicas de manutenção automóvel mais importantes.

• O filtro de ar

Um filtro em bom estado garante que o ar que chega ao motor não contém partículas abrasivas. É importante que o filtro do ar seja sempre verificado durante as operações de manutenção automóvel. Se costuma andar em estradas com muito pó, provavelmente vai ser necessário substituir os filtros de ar com mais frequência.

Ler mais: Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber.

• O filtro do combustível

O seu funcionamento difere no caso dos veículos a gasolina: removem as impurezas do combustível antes que cheguem ao motor, enquanto que, nos veículos a diesel, este filtro serve para retirar a água e prevenir a corrosão dos elementos metálicos do motor. Em ambos os casos, a sua tarefa é fundamental para garantir a integridade do motor. O filtro do combustível deve ser sempre verificado aquando da inspeção automóvel.

• O filtro do habitáculo

Se os restantes filtros do veículo se destinam a garantir a saúde do motor do automóvel, o filtro do habitáculo zela pela saúde dos seus ocupantes. Por outras palavras, é ele que evita que as poeiras entrem no veículo. Por isso, preste atenção a este filtro com mais regularidade, uma vez que ele afeta diretamente a sua saúde e a de todos os passageiros.

4. Tenha atenção ao desgaste dos pneus

Muitos são os fatores que influenciam a vida útil de um pneu: desde os próprios componentes do pneu ao estilo de condução de cada pessoa. É, portanto, difícil determinar um momento fixo para fazer a revisão ou a manutenção dos pneus de um veículo. Preste atenção às marcas dos pneus e, sempre que sentir que algo está mal, desconfie e verifique o bom estado dos mesmos.

Ler mais: Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus.

5. Verifique os travões

O desgaste dos componentes do sistema de travagem depende muito do estilo de condução e de fatores externos: engarrafamentos nas cidades, trajetos com pavimento acidentado, com muitas curvas, etc.

Aos poucos, os travões vão-se deteriorando e, por isso, é muito importante que o sistema de travagem seja avaliado por um especialista pelo menos uma vez por ano.

6. Tenha atenção à lubrificação do motor

Os lubrificantes minimizam o desgaste das peças do motor, canalizam as partículas metálicas decorrentes desse desgaste para o filtro, auxiliam no arrefecimento e evitam fugas devido às suas propriedades.

Seja óleo ou líquido de refrigeração, é importante que, de vez em quando, vá verificando a lubrificação do seu automóvel. Caso seja necessário reabastecer, opte pelo lubrificante indicado pela marca ou fabricante.

7. Garanta a capacidade de iluminação

A iluminação é importante para que, na estrada, veja e seja visto. Ainda que esta seja uma das dicas de manutenção automóvel menos falada, não deve menosprezar este aspeto e deve sempre garantir que a iluminação do seu veículo está em boas condições.

Verifique todas as luzes e mantenha a superfície externa livre de lama ou sujidade. Da mesma forma, sempre que for detetada alguma irregularidade (queda de intensidade, por exemplo), procure um especialista ou dirija-se a uma oficina.

8. Correia de distribuição

A correia de distribuição deve ser mudada com alguma frequência e é um passo crucial na manutenção do automóvel. Pode ser de acordo com o número de quilómetros percorridos, ou de acordo com o número de anos passados desde a última mudança. A correia de distribuição tem um papel muito importante para o bom funcionamento do motor e, se não for substituída a tempo, pode mesmo rebentar e comprometer todo o motor do seu automóvel.

Sobre este tema, poderá querer ler o artigo: Quando e como mudar correia de distribuição ao seu automóvel.

9. Condução eficiente

Na verdade, o estilo de condução também faz parte das dicas de manutenção automóvel. A forma como conduz tem um impacto direto no bom estado da mecânica do seu automóvel. Fazer bom uso da caixa de mudanças, não conduzir de forma agressiva ou evitar travagens abruptas são apenas algumas recomendações.

10. Mantenha o habitáculo limpo

Apesar deste aspeto não estar diretamente ligado à manutenção automóvel, de acordo com as novas regras da inspeção automóvel, é importante referir a importância de manter o habitáculo do seu automóvel sempre limpo e higienizado.

A manutenção do carro começa com pequenas boas práticas

Se comprar um carro novo é uma realidade ainda distante, cuide do seu atual veículo. Para além de sentir-se melhor ao conduzi-lo, conseguirá mantê-lo estimado por mais tempo e valorizá-lo no momento da venda.

Ler mais: Vender carro: 15 conselhos para valorizar o seu veículo.

;

Outras Notícias

Como preservar as baterias de carros elétricos?

As personagens do Caetano Car Market 2022

É possível conduzir microcarros sem carta de condução?