5 motivos pelos quais a lavagem do carro é importante

lavagem de carros

Neste artigo, damos-lhe 5 motivos que o vão fazer ser mais assíduo na lavagem do seu carro. E um deles, está relacionado com a sua saúde. 

Desengane-se quem pensa que a lavagem de carros cumpre apenas uma função estética. Ela é essencial para preservar o bom estado do seu veículo e até a sua saúde.

Neste artigo, vamos falar de 5 motivos que tornam a lavagem de carros frequente um hábito tão importante.

1. Evita danos permanentes na pintura

A sujidade e as pequenas partículas que se agarram ao veículo no formato de uma fina camada de pó, não são absolutamente inofensivas. Estas substâncias podem, em alguns casos, fazer pequenos arranhões na pintura, nos faróis e até nos vidros.

Por outro lado, também os excrementos de aves que muitas vezes encontramos quando o carro fica estacionado ao ar livre, podem causar danos significativos. Eles são verdadeiros “presentes envenenados” que contêm substâncias químicas que corroem a pintura e expõem as camadas inferiores. Nunca deve, por isso, deixar excrementos de aves num veículo durante muito tempo. Faça uma limpeza regular com uma esponja, água morna e com um champô de pH neutro.

A propósito da proteção da pintura, quando visitar a nossa oficina para a revisão do seu carro, não se esqueça de pedir a aplicação do Waxoyl 100 Plus — um produto para o tratamento profissional da pintura automóvel que preserva a pintura do carro e que a mantém “como nova” por mais anos. A aplicação deste produto confere à viatura uma camada protetora de alto brilho. 

waxoyl logo

2. Permite conduzir com segurança

Ter um carro limpo contribui também para que tenha melhor visibilidade na estrada. As lavagens de carros devem, por isso, incluir a limpeza dos pára-brisas, retrovisores e das luzes de sinalização.

No artigo “Como prevenir vidros embaciados no inverno” falámos já da importância de limpar frequentemente os vidros como forma de prevenir o seu embaciamento. Ter vidros embaciados é uma das principais preocupações dos condutores durante o inverno, mas não é nada que uma lavagem de carros assídua não resolva.

3. Facilita a manutenção da viatura

Se tiver um carro muito sujo, vai ser mais difícil conseguir detetar pequenos problemas que necessitem de manutenção. Estamos a falar de, por exemplo, fugas ou marcas de desgaste nos pneus que, se forem detetadas atempadamente, podem ser corrigidas e podem prevenir incidentes ou outras situações desagradáveis no futuro. Se a camada de pó e sujidade tapar estes pequenos problemas, vai-lhe ser mais difícil perceber e ser reativo.

lavagem de carros
Lavar carro com mangueira
lavagem de carros

4. Protege a sua saúde

A lavagens de carros deve ainda pressupor periodicamente uma higienização mais completa. Entre os principais elementos que devem ser limpos e higienizados, o principal é talvez o sistema de ar condicionado, que tem um impacto direto na sua saúde. Por isso, não se esqueça de limpar os filtros do sistema de ar condicionado do seu automóvel, uma vez que eles acumulam bactérias, ácaros e outras impurezas que podem ser prejudiciais quando inaladas pelo condutor e pelos passageiros da viatura.

Para além disso, a higienização do ar condicionado vai melhorar o desempenho da viatura e fazer com que a condução se torne mais económica. Filtros sujos tendem a requerer um maior consumo de energia e, consequentemente, mais força de motor (que implica um maior consumo de combustível).

5. Mantém o seu carro valorizado

Comprar carros usados é, cada vez mais, a opção de eleição de grande parte das famílias portuguesas. Por esse motivo, deve fazer todos os possíveis para manter o seu carro bem tratado e cuidado, de forma a mantê-lo valorizado no mercado automóvel e, se necessário, a garantir um bom preço de venda.

Ler mais: “Como valorizar o carro antes da venda”