A importância do VIN para comprar um carro usado

VIN na compra de carro

O VIN é um elemento fundamental para ajudar qualquer condutor a fazer uma compra mais segura.

Quem pondera comprar um automóvel usado ou um carro importado tem, normalmente, algum receio das surpresas futuras que possam surgir. Mas existe forma de conseguir perceber se um carro usado é um negócio de confiança e, neste artigo, vamos falar de mais um elemento crucial ao qual deve prestar atenção – o Número de Identificação do Veículo.

O que é o VIN?

O VIN (em inglês, Vehicle Identification Number) é um código de identificação alfanumérico, composto por 17 dígitos, que serve para identificar um veículo. Em Portugal, também é conhecido por número do chassi. É, se quisermos, uma impressão digital através da qual se pode descobrir todo o historial de um automóvel. Não existem dois veículos com o mesmo código que — à semelhança do que acontece com o seu número de cartão de cidadão — é único.

Através deste número de identificação poderá aceder a um relatório completo do veículo e ficar a conhecer em detalhe, por exemplo, todos os acidentes em que o automóvel esteve envolvido, as reparações graves a que foi sujeito, quem foram os seus anteriores proprietários, se o carro foi roubado, ou se foram feitas chamadas de emergência por parte do fabricante.

Para além disto, poderá ainda descobrir a quilometragem real do automóvel, todas as suas características técnicas, assim como informação relativa aos equipamentos que possui.

Em suma, tudo aquilo que vai querer saber sobre um carro está neste código. É por isso que, perante a compra de um carro usado e um maior grau de incerteza, é fundamental utilizar o VIN para conhecer a fundo o seu histórico. Só assim será capaz de perceber se está perante um bom negócio, ou não.

Ler mais: “Porquê optar por comprar carro usado?”

Onde pode encontrar o seu VIN?

Este código está disponível em vários locais no seu veículo. Comece por verificar o Documento Único Automóvel (DUA), também conhecido por livrete. Pode ainda encontrar o Número de Identificação do Veículo gravado numa chapa no compartimento do motor, na base do escovas limpa vidros, na parte de dentro dos pilares do carro ou na porta do condutor.

Como aceder ao relatório de um automóvel através do VIN?

Existem várias soluções na internet – muitas delas associadas a seguros automóvel – às quais pode recorrer. Grande parte das seguradoras possibilita a introdução deste código para efeitos de simulação do seguro, mas também existem outros websites que permitem gerar este relatório de forma fácil e imediata. É possível que, em alguns casos, exista um pequeno custo associado para aceder a esta informação.

Como descodificar o VIN automóvel?

O VIN está dividido em três secções principais, de acordo com as regras do ISO 3779 e ISO 3780 e cada uma delas dá-lhe informações diferentes.

WMI — Identificador do fabricante (caracteres 1 a 3)

A primeira secção é referente ao World Manufacturer Identifier (WMI) e é composta por três letras. Cada uma delas diz respeito a:

  • 1 – País onde o automóvel foi construído ou onde está sediado o seu fabricante;
  • 2 – Marca automóvel;
  • 3- Identificação do fabricante.

VDS – Descrição do veículo (caracteres 4 a 9)

A segunda secção, chamada Vehicle Descriptor Section (VDS), é onde se encontram todas as informações referentes às características técnicas do veículo. A VDS vai do quarto até ao nono dígito e cada um deles significa o seguinte:

  • 4 – Peso e potência do automóvel;
  • 5 – Tipo da plataforma;
  • 6 – Modelo automóvel;
  • 7 – Carroçaria;
  • 8 – Motor;
  • 9 – Código de confirmação da marca (ou check-digit) que permite validar a veracidade do código de identificação. Este código resulta de uma fórmula matemática gerada pelo fabricante.

VIS – Identificação do veículo (caracteres 10 a 17)

Já a terceira secção é composta pelos últimos oito dígitos, que se destinam a identificar cada carro individualmente. Daí chamar-se Vehicle indicator section (VIS). Esta secção é lida da seguinte forma:

  • 10 – Ano de produção do veículo;
  • 11 – Local de produção do veículo (existem exceções em que este dígito não indica o local de produção do veículo, mas antes o local onde está sediado o fabricante);
  • 12 a 19 – Número de série do veículo.

As outras aplicações do VIN

Para além de ser um elemento fundamental na compra de automóveis usados, o código de identificação de um veículo também serve para que as oficinas consigam conhecer todas as características técnicas dos automóveis. Assim, conseguem fazer orçamentos mais rigorosos e realizar reparações ou ações de manutenções de forma mais eficiente.

O código VIN também pode ser utilizado para a contratação de seguros. Aliás, muitas seguradoras utilizam este código para formularem cotações com base nas características específicas de um veículo.

Mas a grande vantagem continua a ser, sem dúvida, a compra de carros usados de forma mais informada e segura.

Agora que já sabe ler e interpretar o VIN, descubra todos os automóveis usados à venda na Caetano Retail e avance para uma compra segura e descomplicada.