Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
inspeçao automovel
inspeçao automovel

5 Coisas que vai querer saber sobre a inspeção automóvel

A inspeção automóvel, também conhecida por IPO – inspeção periódica obrigatória, é um procedimento de rotina (e uma obrigatoriedade legal) que visa avaliar as boas condições do seu veículo, de forma a garantir que o mesmo cumpre os requisitos mínimos para circular na estrada, providenciando a segurança mínima ao condutor e aos outros.

A frequência com que se realiza uma inspeção automóvel depende do tipo de veículo mas, na maioria dos casos, é feita uma vez por ano.

Neste artigo, reunimos as 5 questões mais comuns sobre a inspeção periódica obrigatória para que conheça um pouco mais sobre este procedimento.

Com que periodicidade deve ser feita a inspeção automóvel?

Se comprar carro novo faz parte dos seus planos, a boa notícia é que está isento da inspeção automóvel durante os 4 primeiros anos. A partir daí, deve levar o seu carro à inspeção de 2 em 2 anos até este perfazer 8 anos de utilização. A partir daí, esta obrigatoriedade passa a ser anual.

Esta periodicidade é válida apenas para os automóveis ligeiros de passageiros e, consoante o tipo de veículo em causa, pode variar.

Para obter informação mais detalhada sobre este ponto, vale a pena consultar o website do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que disponibiliza uma tabela com a periodicidade da inspeção obrigatória por tipo de veículo.

 Se mesmo assim tiver dúvidas sobre quando fazer inspeção automóvel, recorra ao simulador online do IMT, que é 100% gratuito, e que lhe permite saber exatamente quando terá de levar o seu carro à próxima inspeção.

Como marcar uma inspeção automóvel e que documentos levar?

Fazer uma marcação para a inspeção automóvel é um processo relativamente simples. Pode pesquisar quais são os centros de inspeção automóvel mais perto de si no site do IMT e, através dos contactos fornecidos, contactar diretamente o centro a fim de agendar a inspeção ao seu veículo.

Quando chegar o dia da inspeção, será necessário levar os seguintes documentos:
• Certificado de matrícula ou o livrete
• Título do registo de propriedade
• Ficha da última inspeção realizada

O que é verificado durante a inspeção automóvel?

inspeçao automovel

Na inspeção automóvel, a primeira coisa que será verificada vai ser a identificação do veículo. Isto significa confrontar a informação técnica que consta nos documentos de identificação com o veículo em si.

Depois, os testes prosseguem de modo a verificar o estado do sistema de iluminação, o sistema de suspensão (que inclui elementos tais como os eixos, as rodas e a transmissão) e o sistema de travagem (através do frenómetro de rolos, do desacelarógrafo e do equipamento de rolos).

Ler mais: Mudar pneu: tudo o que deve saber

Será ainda vistoriado o alinhamento da direção, através da medição do alinhamento das rodas diretrizes e da análise ao estado mecânico dos diferentes componentes.

Por fim, será também feita uma inspeção geral ao sistema de escape (de forma a controlar a emissão de CO2 feita pelo veículo e a garantir que não existem fugas), uma inspeção visual (que consiste na verificação do estado geral do veículo através de um exame visual) e uma inspeção à existência dos equipamentos obrigatórios no veículo (tais como o triângulo e o colete refletor).

O que acontece se o veículo não passar na inspeção periódica obrigatória?

Se o seu carro reprovar na inspeção, é necessário proceder às correções indicadas pelo inspetor e marcar uma reinspeção no prazo de 30 dias após a primeira inspeção.

Se, mesmo assim, o carro voltar a ser reprovado, o prazo para efetuar as correções e fazer a segunda reinspeção encurta para apenas 15 dias. 

Lembre-se de que as reinspeções devem sempre ser feitas no mesmo centro de inspeção automóvel.

Se, por qualquer motivo, deixar passar o prazo definido por lei para realizar uma reinspeção ou se quiser fazê-la num centro de inspeção diferente, deve proceder ao reagendamento de uma nova inspeção.

O que mudou desde 2020 no que diz respeito à inspeção automóvel?

Na verdade, desde 2020 que as regras da inspeção automóvel são ainda mais rigorosas. Esta revisão resultou da transposição da diretiva 2014/45/UE, que colocou Portugal no mesmo pé de igualdade dos restantes Estados-Membros. Assim, com a deliberação n.º 723/2020 do Conselho Diretivo do IMT, surgiram novos procedimentos e instruções técnicas que os inspetores passaram a ter de seguir. Foi também alterado o quadro de classificação de deficiências.

Em suma, as principais alterações foram as seguintes:

• Os veículos sujos podem ser reprovados se comprometerem as observações durante a inspeção;

• A quilometragem passa a ser fiscalizada entre inspeções;

• Os tapetes, tampas e painéis podem ser removidos para que se possa verificar pontos importantes no veículo;

• A inspeção pode ser repetida;

• O inspetor pode circular com o veículo;

• A carga excessiva pode impedir a inspeção automóvel;

• Foram definidos novos valores máximos de opacidade;

• Os equipamentos eletrónicos de segurança são também alvo de inspeção;

• Os carros híbridos e elétricos passam a ter verificações específicas.

Ler mais: Como e onde carregar carros elétricos?

;

Outras Notícias

Guia prático para transformar carrinha em autocaravana

A importância de manter o sistema de escape em boas condições

ALD: Aluguer de longa duração de carros novos