Como fazer o transporte de bicicletas em carros?

Transporte de bicicletas em carro

Se as férias estão à porta e se o destino o proporciona, comece já a pensar no transporte de bicicletas em carros. Não confie no espaço da bagageira porque, quando se trata de levar em viagem a família, todo o espaço é pouco! Para transportar as suas bicicletas e poder usufruir de belos passeios na montanha ou à beira mar, poderá ser muito útil recorrer a um suporte para transporte de bicicleta em veículos. Porém, só isto não é suficiente.

Há regras específicas no Código da Estrada que vai ter de cumprir, de forma a evitar multas desnecessárias e potenciais perdas de pontos na carta de condução. Mas não se preocupe porque, neste artigo, vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber.

O que diz a legislação acerca do transporte de bicicletas em carros?

O transporte de bicicletas em carros ligeiros de caixa fechada, deve ser efetuado sobre o tejadilho ou na retaguarda do mesmo. Deve ter um suporte próprio, e não pode exceder as seguintes dimensões (alínea c) do n.º 1 do artigo.º 13.º do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito):

  • Altura: 4 metros
  • Comprimento: 0.55 metros para a frente e 0.45 metros para a retaguarda do veículo
  • Largura: a do automóvel

Para além disso, transportar bicicletas no carro não pode comprometer a identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação, da matrícula, nem pode comprometer a boa visibilidade do condutor (alínea c) do nº 3 do artigo 56º do Código da Estrada).

Como transportar bicicleta em carros?

Existem diferentes alternativas para levar as suas bicicletas para as férias na montanha. Pode transportá-las:

1. Dentro do carro

Não é, na verdade, a melhor opção já que limita o espaço do habitáculo. Esse espaço pode fazer-lhe falta para transportar outro tipo de bagagem, ou mesmo comprometer o conforto dos passageiros durante a viagem. Claro que, se quiser transportar apenas uma bicicleta para crianças, o caso muda de figura. Se assim for, certifique-se de que a bicicleta fica bem acomodada e presa.

2. Com um ​​suporte de bicicleta de tejadilho

Se não tiver muito espaço no habitáculo, pode recorrer a um suporte de bicicleta para o tejadilho. Desta forma, as suas bicicletas serão transportadas de forma segura e estável durante a viagem, e não ficam suscetíveis a pequenos “toques traseiros”. Não se esqueça, contudo, de respeitar os limites referidos na legislação!

3. Com um suporte de bicicleta de bagageira

O suporte de bicicleta para bagageira é, por norma, menos caro do que outras opções que existem no mercado, e pode ser instalado de forma simples. Dependendo do tipo de suporte, pode levar consigo até 4 bicicletas. Porém, deixamos a nota que este sistema pode dificultar o acesso à mala e, se não tiver cuidado, pode danificar a pintura automóvel. Quanto às dimensões, aplicam-se as mesmas regras previstas na lei.

4. Com um suporte de bicicletas de bola de reboque

O transporte de bicicletas em carros pode também ser feito com recurso ao suporte de bola de reboque (ou unidade técnica de extensão de carga). Este sistema pode ser equiparado a um reboque mas, como não tem rodas, não é classificado como tal. É, de longe, a solução mais polémica e que mais multas origina. Se optar por esta solução, para além de ter de cumprir as dimensões previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo.º 13.º do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito, há regras adicionais que se aplicam:

  • Ter a bola de reboque averbada no Documento Único Automóvel;
  • Ter a bola de reboque homologada com indicação da carga suspensa suportável (não é suficiente mencionar a carga rebocável para atrelados sem rodas);
  • A bola de reboque deve ser removível;
  • Deve também permitir o funcionamento das luzes de marcha-atrás presentes no suporte;
  • A apólice do seguro automóvel deve incluir um atrelado abaixo dos 400 kg.

Ler mais: “Os tipos de multas de trânsito mais comuns”

Dicas para transportar bicicletas em carros em segurança

Agora que já sabe quais são as opções para fazer o correto transporte de bicicletas em carros, vamos deixar-lhe algumas dicas para que o possa fazer em segurança.

Antes de mais, é importante verificar o bom estado do suporte que estiver a instalar (principalmente se adquirir um em segunda mão). Igualmente importante é garantir que as bicicletas estão bem acomodadas e não se mexem nem causam perturbações ao equilíbrio do veículo em andamento. Apesar destes serem sistemas universais, nunca deixe de consultar o manual do proprietário para saber quais são as recomendações do fabricante em relação ao transporte de bicicletas no carro.

Por muito bem acomodadas que as bicicletas estejam, evite uma condução brusca e conduza dentro dos limites de velocidade.

E por falar em bicicletas e ciclistas na estrada … Não se esqueça de que, desde janeiro de 2014, com a revisão da Lei n.º 72/2013 do Código da Estrada, os velocípedes passaram a ser equiparados aos veículos. Por isso, seja o condutor ou o ciclista, zele pela convivência pacífica na estrada e lembre-se de que os ciclistas têm um grau de vulnerabilidade maior.

Ler mais: “Carros e ciclistas na estrada: quem tem prioridade?”