SUV Híbrido e Híbrido Plug-in: a tendência automóvel que veio para ficar

SUV Híbrido branco estacionado

Se considera comprar um SUV híbrido ou híbrido plug-in, saiba que faz parte dos 81% de portugueses que acreditam que o futuro dos SUV é serem eletrificados. E quem o diz é um estudo realizado pelo Observador Cetelem, que conclui ainda que este tipo de automóveis são uma forma cada vez mais valorizada pelos condutores portugueses para reduzir a pegada ambiental.

Mas, afinal, o que torna os SUV tão especiais?

Antes de mais, vale a pena recordar que os SUV – em inglês, Sport Utility Vehicle – quase inexistentes há apenas 15 anos atrás, são hoje um dos segmentos automóvel mais importantes, que representa cerca de 40% das vendas de veículos de passageiros novos.

O seu caráter versátil e utilitário, aliado a altos níveis de conforto e desempenho, faz com que escolher um SUV híbrido ou híbrido plug-in seja a opção certa para quem procura um negócio com boa relação qualidade-preço, e uma solução para uma mobilidade mais sustentável.

Quais são as principais características de um SUV híbrido ou híbrido plug-in?

Falamos de um tipo de automóvel muito espaçoso que oferece elevados níveis de conforto aos seus passageiros. Neste aspeto, partilha algumas semelhanças com os monovolumes e com as carrinhas, sendo que o seu design é, por norma, mais atrativo (com linhas desportivas) e a condução mais prazerosa.

Depois, vale a pena salientar o seu caráter utilitário. Este tipo de automóveis serve múltiplos propósitos: desde fins de semana em família nas montanhas até às deslocações quotidianas na cidade.

E como qualquer carro híbrido, caracteriza-se ainda pela sua dupla motorização: incorpora um motor elétrico e um a combustão (a gasolina ou gasóleo).

Ler mais: “Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar”

A que tipo de condutor se destina?

É importante avaliar quais são as suas necessidades reais se considerar comprar um SUV híbrido ou híbrido plug-in. Normalmente, este tipo de automóvel é indicado para famílias numerosas, para quem procura um automóvel de utilização versátil ou para quem tem necessidade de conduzir vários quilómetros por semana.

Paralelamente, se pretende fazer a transição para uma motorização mais ecológica, mas se não está 100% convencido com os carros elétricos, este tipo de veículos são uma excelente opção!

Porquê investir neste tipo de veículo?

O investimento necessário para comprar um SUV híbrido ou híbrido plug-in vai sempre depender do modelo em questão e do estado da viatura. Mas em grande parte dos casos o investimento pode ser significativo, pelo que é ainda mais importante pesar bem todos os prós e contras.

De uma forma geral, estes são os principais benefícios deste segmento automóvel:

  1. Proporciona elevados níveis de conforto ao condutor e demais passageiros;
  2. Destaca-se a habitabilidade e a funcionalidade do interior;
  3. Design atrativo e linhas desportivas;
  4. Regista níveis de consumos mais baixos (quando comparado com um carro a gasolina ou a diesel);
  5. É de fácil manutenção;
  6. Regista uma boa performance (graças à combinação de um motor a combustão e de um elétrico, que asseguram uma potência instantânea e linear);
  7. É uma solução ecológica;
  8. Caso compre um híbrido plug-in, há benefícios fiscais e incentivos à compra (desconto no Imposto Sobre Veículos e no Imposto Único de Circulação, de uma taxa de tributação autónoma reduzida e de estacionamento gratuito em várias cidades do país). No caso de empresas, é ainda possível usufruir da isenção do IVA e outros benefícios fiscais;
  9. Não sofre restrições ao nível das emissões em vários pontos do país;
  10. Dispensa paragens a meio de uma viagem para carregar a bateria (ao contrário dos carros 100% elétricos).

Como funcionam os motores de um SUV híbrido e híbrido plug-in?

O objetivo do motor elétrico num veículo híbrido é auxiliar o motor de combustão. Assim sendo, num SUV híbrido, não é o condutor que decide quando usa um ou outro motor. Normalmente é o próprio sistema do carro que gere a utilização de ambos os motores, de forma inteligente, para tornar a condução o mais eficiente possível.

Já num SUV híbrido plug-in, o condutor tem mais liberdade para optar. Graças à dimensão das baterias, consegue armazenar mais energia do que a tecnologia anterior, permitindo deslocar-se em modo totalmente elétrico.

Ler mais: “Como preservar as baterias de carros elétricos?”

Qual é a diferença entre um SUV híbrido e um SUV híbrido plug-in?

Os SUV híbridos têm uma unidade elétrica que se carrega a si mesma em andamento e que é alimentada apenas pelo motor de combustão. Não é possível, por isso, carregar um modelo híbrido numa Wallbox.

Já os SUV híbridos plug-in ou PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) para além de serem carregados internamente através da energia cinética produzida em andamento, são também carregados externamente, através de um cabo e tomada. No fundo, assemelham-se mais aos carros elétricos, mas têm um tempo de carregamento da bateria mais reduzido, um consumo menor e um desempenho superior.

3 Sugestões imperdíveis de SUV híbridos e híbridos plug-in

Se estes tipos de automóveis se enquadram nas suas necessidades ou expectativas, estes são os 3 modelos que vai quer conhecer:

BMW X1

icon do BMW XI

O BMW X1 é um SUV híbrido plug-in com um motor a gasolina de 125 cavalos e outro elétrico de 95 cavalos, cuja potência combinada é de 220 cavalos. Em modo totalmente elétrico pode chegar ao 52 quilómetros de autonomia.

O X1 está ainda disponível na versão a gasolina (motor BMW X1 sDrive18i com 136 cavalos de potência e aceleração d 9,7 segundos) e na versão a diesel. Nesta última, é possível optar pelo motor X1 xDrive18d com 150 cavalos e aceleração de 9,4 segundos, ou pelo motor X1 sDrive18d que conta com valores de aceleração dos 0 aos 100 km/h.

Toyota C-HR

icon do Toyota C HR

O Toyota C-HR é um híbrido irreverente,  que parece resultar de uma mistura de traços do GT86 e do RAV4.

Está disponível em duas motorizações, sendo que a opção híbrida conta com um motor a gasolina 1.8 e 2.0.

Renault Captur Híbrido Plug-in

icon do Renault Captur Híbrido

Por fim, o Renault Captur Híbrido Plug-in conta com uma autonomia de 50 quilómetros em ciclo misto e com uma motorização de 160 cavalos. Pode funcionar em modo 100% elétrico (ideal para as pequenas deslocações do dia a dia na cidade) ou em modo híbrido (para viagens mais longas e que requerem uma melhor performance).