Saiba tudo sobre o sistema start and stop

pessoa a ativar o sistema start and stop

A tecnologia start and stop não é uma novidade na indústria automóvel. Foi criada na década de 70, pela Toyota, para ajudar a combater o aumento do preço dos combustíveis, que estava a aumentar consideravelmente.

Não tendo o sucesso esperado na altura, o sistema start and stop só foi massificado pelas mãos da Volkswagen, na década de 80, que o introduziu em modelos como o Polo e o Passat.

Hoje em dia, o motor de arranque start stop pode ser encontrado em qualquer segmento automóvel — deste carros citadinos, desportivos a familiares — e é uma das melhores formas para poupar combustível e para reduzir as emissões de gases poluentes.

Curioso/a para saber um pouco mais sobre este sistema? Continue connosco.

O que é o sistema start and stop?

Certamente já conduziu ou viajou a bordo de um automóvel que, ao parar no semáforo vermelho, se desliga, certo? Trata-se do sistema start and stop.

Esta tecnologia faz com que o motor do automóvel, em situações em que o carro está totalmente imobilizado, se desligue de forma a poupar combustível. Algo que, em trajetos citadinos de para-arranca, é particularmente benéfico.

Mas apesar de o start and stop desligar o motor do carro, na verdade, este continua ligado e todas as outras funções mantêm-se ativas.

Como funciona o motor de arranque start stop?

Nos automóveis com sistema start and stop, o propulsor é desativado nas paragens e volta a ligar-se apenas quando o condutor retira o pé do travão e pisa a embraiagem (nos automóveis tradicionais).

Durante o momento em que o carro está em standby, o veículo corta o funcionamento das velas e a injeção de combustível. A forma como isto acontece varia, dependendo se a transmissão do veículo é:

  • Automática: acontece quando se pressiona o pedal do travão até à imobilização do veículo.
  • Manual: acontece quando se coloca o automóvel em ponto morto (sendo que para voltar a ativar o motor basta apenas tirar o pé do travão ou pisar a embraiagem).

Se pretende saber como ativar o start stop ou como anular start stop, sugerimos que consulte o manual do proprietário do seu automóvel, onde vai encontrar informação precisa sobre este o funcionamento deste sistema. Em alguns automóveis, basta pressionar o botão com um “A”, enquanto que noutros isto é feito a partir do computador de bordo.

Ler mais: “O manual do proprietário automóvel ainda é importante?”

O start and stop funciona em todos os automóveis?

Não. O sistema start and stop não funciona em qualquer carro. É sempre necessário que o automóvel esteja equipado com a tecnologia necessária para que, face aos vários para-arranca do motor, não sofra um desgaste a longo prazo.

É por isso que o motor de arranque start stop não é suficiente para que este sistema funcione e o automóvel terá de contar com componentes otimizados adicionais. Falamos, por exemplo, de:

  • Motor de arranque start stop reforçado
  • Bateria com maior capacidade
  • Motor de combustão interna otimizado
  • Sistema elétrico otimizado
  • Alternador mais eficiente
  • Unidades de comando com interfaces adicionais
  • Sensores e módulos de carregamento adicionais

É por isso que a ideia de que este sistema causa um desgaste maior nos seus componentes, simplesmente não é verdade!

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

Devo ativar o start stop no meu carro?

Se conduz essencialmente em trajetos urbanos, sim. Deve ativar o start stop e mantê-lo ligá-lo. Reforçamos que este sistema vai permitir-lhe, para além da poupança de combustível, reduzir as emissões de gases poluentes, e combater a poluição sonora nas cidades (uma vez que o motor fica silenciado nas paragens).

Por que é que o sistema start stop deixou de funcionar?

O reforço de alguns componentes, só por si, pode não ser suficiente para evitar o desgaste do motor a longo prazo. Por isso, os fabricantes criaram condicionantes adicionais que, se não forem cumpridas, vão suspender o funcionamento do sistema start and stop automaticamente.

Verificou que o start stop deixou de funcionar? Provavelmente o sistema foi suspendido devido a uma das seguintes situações:

  • Temperatura do motor vs. temperatura exterior: se a diferença de temperatura for muito acentuada, o motor não se desliga imediatamente, de forma a evitar o choque térmico e a manter a sua capacidade de lubrificação em bom funcionamento.
  • Bateria: uma bateria em mau estado pode suspender o sistema de start and stop. Se já está na hora de trocar a sua, faça uma visita a uma Oficina Caetano Retail.
  • Cinto de segurança do condutor e/ou passageiros desapertado.
  • Condução em subidas muito acentuadas.
  • Consumo elétrico: se o veículo detetar um consumo elétrico elevado, vai automaticamente desativar o sistema start and stop, para não sobrecarregar a bateria.

Se o sistema start stop não está a funcionar corretamente ou detetou alguma anomalia no seu veículo, visite uma Oficina Caetano Retail. Faça já a sua marcação!