Revisão automóvel: o que importa saber

mecânico a fazer revisão simples a um carro

A revisão automóvel é de extrema importância para garantir o bom estado geral do seu veículo, assim como a sua segurança e a de todos os passageiros. Mas sabe com que periodicidade a deve fazer? E sabe se a garantia do seu carro é válida se for a oficinas não oficiais da marca?

Continue a ler porque, neste artigo, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Quando é que deve fazer a revisão automóvel?

O período de intervalo entre cada revisão automóvel varia de marca para marca. Ao contrário da inspeção automóvel, que tem um calendário fixo definido, a revisão auto deve ser feita de acordo com as indicações que estão no manual do proprietário.

Na grande maioria dos casos, a frequência varia entre os 15.000 e os 50.000 quilómetros e fatores tais como a utilização que faz do veículo e o estilo de condução também entram na equação. Em caso de dúvida, a regra é sempre consultar o manual do proprietário.

Que componentes do carro são revistas?

A revisão auto é sempre feita tendo em consideração as características do veículo, a sua idade, a quilometragem e as indicações do fabricante. Mas estes são alguns dos componentes principais que são sempre verificados numa revisão simples:

 1. Filtros

Devem ser verificados o filtro do óleo, o filtro do ar, o filtro do combustível e o filtro habitáculo. Apesar de cada um deles ter uma função distinta, todos cumprem o propósito de reter impurezas e de melhorar o funcionamento de todas as peças.

 2. Pneus

Também é necessário verificar a pressão e avaliar o bom estado dos pneus.

Ler mais: “Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus”

3. Travões e amortecedores

Para além dos pneus, os travões e os amortecedores são fundamentais para garantir a máxima segurança (especialmente em situações de travagem abrupta). A revisão automóvel é, por isso, fundamental para avaliar o nível de desgaste de todo o sistema de travagem.

4. Direção

Barulhos estranhos podem acusar desgaste nas peças do sistema de direção. Este é outro aspeto que deve ser verificado numa revisão simples.

Ler mais: “7 problemas comuns que originam barulhos no carro”

5. Luzes e limpa vidros

Também é importante garantir que todas as luzes do veículo estão a funcionar e que os para-brisas não têm fendas na borracha nem outros danos. Lembre-se de que, em condições climatéricas adversas, ter boa visibilidade é fundamental para a sua segurança (e para a dos outros).

Ler mais: “Como fazer a manutenção das escovas limpa vidros”

6. Água e óleo do motor

A lubrificação do motor é de extrema importância para minimizar o desgaste das peças, para enviar as partículas metálicas decorrentes desse desgaste para o filtro e, tal como a água, para auxiliar no arrefecimento. Este é outro aspeto que não deve ser negligenciado numa revisão automóvel.

7. Bateria

Mesmo nos automóveis a combustão, a bateria é a componente que garante o funcionamento de todo o sistema elétrico. Apesar da sua durabilidade média ser generosa, ao longo do tempo, a bateria vai perdendo capacidade de reter energia. Para garantir que a bateria dura o máximo tempo possível, todo o sistema elétrico deve ser revisto com frequência (cabos de ignição inclusive).

Ler mais: “Como preservar as baterias de carros elétricos?”

Fazer a revisão automóvel em oficinas autorizadas ou noutras?

Muitas pessoas questionam-se onde é que devem fazer a revisão do carro para não perderem a garantia automóvel. Contudo, o Regulamento 461/2010 publicado pela Comissão Europeu determina que o consumidor pode escolher livremente qual é a oficina onde quer levar o seu carro: se a uma oficina autorizada (isto é, que representam a marca) ou uma oficina independente.

O mesmo regulamento obriga ainda os fabricantes a fornecerem todas as informações técnicas às oficinas multimarca, assim como as peças de origem necessárias à reparação dos seus modelos.

Apesar de não existir qualquer obrigatoriedade de fazer a revisão auto numa oficina autorizada, continua a ser importante recorrer a uma oficina competente e especializada.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

As vantagens e desvantagens deste regulamento

Para além de democratizar a escolha da oficina que realiza a revisão automóvel, o Regulamento 461/2010 pressupõe ainda que:

  1. A manutenção do automóvel fora dos serviços oficiais da marca não afeta a garantia;
  2. A oficina multimarca independente possa carimbar o livro de revisões periódicas do automóvel, de forma a que este fique coberto pela garantia da marca;
  3. Todas as oficinas independentes ou concessionários possam utilizar peças de origem da marca para qualquer tipo de reparação;
  4. Os fabricantes devam dar acesso a toda a informação técnica, para que as oficinas independentes possam realizar as operações de reparação e manutenção necessárias.

No entanto, tenha atenção se optar por uma oficina independente, já que também existem desvantagens. Tais como:

  1. A desresponsabilização de problemas que possam resultar da revisão efetuada (mesmo carimbando o livrete);
  2. A falta de controlo oficial. Ou seja, apesar do presente regulamento, não existe controlo de qualidade dos serviços prestados por parte de uma entidade responsável;
  3. Mais arriscado e menos garantias de que os produtos utilizados são, de facto, de qualidade.

Está a chegar a hora de fazer a revisão ao seu carro?

Se tem de fazer a revisão do carro em breve, jogue pelo seguro e confie o seu automóvel a especialistas. A Caetano Retail tem mais de 100 oficinas autorizadas e, para além dos preços competitivos e da mão de obra qualificada, poderá contar com alguns serviços adicionais incluídos.