Reprogramação de centralinas: o que é e para que serve?

mecânico a reprogramar centralina

A reprogramação de centralinas (também chamada repro) é um procedimento que permite aumentar a potência de um motor. Se, no passado, isto era conseguido através de uma intervenção mecânica profunda (que implicava a troca do carburador nos motores a gasolina, a instalação de novas velas e a troca do filtro de ar), hoje em dia, reprogramar centralinas parece ser a opção mais simples e eficaz.

A ideia de aumentar a potência do motor soa-lhe bem? Então continue a ler porque, ainda que este procedimento seja comum, há alguns aspetos a ter em atenção.

O que é a centralina?

A centralina é o nome dado à Unidade de Controlo do Motor (ou, em inglês, ECU — Engine Control Unit). É a componente responsável por controlar grande parte dos mecanismos automáticos de um automóvel, como por exemplo:

  • O sistema de injeção de combustível;
  • O sistema de ABS;
  • Os sistemas de airbag;
  • Os módulos dos cintos de segurança;
  • Os sistemas de aviso de desgaste (como os sensores de discos de travão);
  • Os sistemas elétricos ligados à bateria.

A centralina vem sempre, por defeito, programada para um modelo automóvel específico.
Como cada mercado ou país tem regras específicas, os fabricantes programam as centralinas para que o veículo circule em cumprimento com as normas em vigor (por exemplo, ao nível das emissões poluentes). Já imaginou o que seria, para cada mercado, ter critérios de produção diferentes?

Através deste “computador” é possível, com algumas linhas de código, programar e alterar os parâmetros da ECU.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

Porquê reprogramar centralinas?

A repro é, então, uma “mera” alteração nas linhas de código que tem como objetivo alterar alguns dos parâmetros do motor, nomeadamente: a sua temperatura, a resposta do acelerador, as rotações em que o motor atua em cada situação ou o funcionamento da caixa de velocidades automática.

Mas, afinal, porquê reprogramar centralinas? Alguma das principais vantagens associadas a esta intervenção são:

  1. Aumento da potência do motor: é, por norma, o grande objetivo da reprogramação de centralinas;
  2. Poupança de combustível: é possível, por exemplo, fazer com que o turbo seja ativado mais tarde, levando a uma maior poupança de combustível;
  3. Adaptação ao estilo de condução do condutor: se é um condutor com um estilo de condução mais suave, é possível reprogramar o motor para que responda de acordo.
  4. É um processo reversível: é sempre possível voltar aos parâmetros pré-definidos pelo fabricante.

Reprogramação de centralinas simulador: para que serve?

Antes de investir numa repro, convém perceber se o investimento vai trazer retorno. É para isso que os simuladores de reprogramação de centralinas servem.

Recorrer a um simulador online (experimente, por exemplo, o da CheckSum) é uma boa forma para estimar quantos cavalos o motor do seu automóvel pode ganhar.

Cuidados a ter com a reprogramação de centralinas

Apesar de parecer um processo simples, nem tudo são vantagens! Se está a pensar investir numa reprogramação de centralinas, tenha atenção aos seguintes aspeto:

  • É necessário obter aprovação do IMT. Escusado é dizer que qualquer alteração feita a um automóvel deve ser devidamente comunicada ao IMT (seja ela uma transformação de carrinha em autocaravana ou uma alteração da motorização). Para além disso, reprogramar centralinas é uma alteração que pode ser detetada numa inspeção automóvel, pelo que convém ter o projeto previamente aprovado.
  • Pode perder a garantia automóvel. Se avançar com uma repro, o fabricante do veículo vai saber que os parâmetros de origem foram alterados e, como consequência, irá perder a garantia automóvel.
  • Pode comprometer alguns componentes. Os fabricantes programam a centralina de acordo com determinados parâmetros, acreditando que, dessa forma, é possível prolongar a vida útil do automóvel. Qualquer alteração a esses parâmetros (se não for feita por especialistas) pode comprometer alguns componentes, tais como: o turbo, a embraiagem, o motor, o sistema de refrigeração, o sistema de escape e a transmissão.
  • Deve ser feito apenas por especialistas. Recorrer a um “habilidoso” para fazer uma repro não é, de todo, boa ideia! Este processo é muito delicado e, se não for feito por profissionais, pode comprometer o bom funcionamento do seu automóvel. Escolha o melhor sítio para reprogramar centralinas e confie apenas em oficinas de confiança, reconhecidas no mercado.

Se deseja fazer uma reprogramação da centralina, visite uma Oficina Caetano Retail. Faça já a sua marcação!