Sabe quanto custa manter um carro por ano?

custo de manter carro durante um ano

Saber ao certo quanto custa manter um carro por ano é um aspeto importante a considerar quando se pensa em adquirir um novo automóvel. E, segundo os dados da PORDATA, ter carro próprio continua a estar no topo das preferências dos portugueses já que, em 2021, circulavam nas estradas 685 veículos por cada 1.000 habitantes.

Ainda que muitas pessoas possam recorrer a soluções de mobilidade alternativa – tais como o car sharing ou o carpooling – tudo aponta para a compra de carro como a opção mais provável.

É, por isso, fundamental saber quais são as despesas anuais com veículos expectáveis, para que melhor possa traçar o seu plano financeiro.

Custos fixos anuais de manter um carro

Comecemos pelos custos fixos, ou seja, aqueles cujo valor não vai mudar de mês para mês.

1. Prestação do crédito automóvel

Grande parte dos compradores de carro recorrem a um crédito automóvel. É por isso que quando se procura saber quanto custa manter um carro por ano, a prestação mensal é quase sempre a primeira coisa a simular. O valor da prestação vai sempre depender das condições que tiver contratualizadas com o seu banco. Variáveis como o valor de entrada, o montante de financiamento pedido, o prazo de duração do crédito ou o tipo de taxa contratada (fixa ou variável) vão influenciar o montante que vai pagar todos os meses.

2. Seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel

O seguro automóvel é obrigatório e funciona como garantia de indemnizações por danos pessoais ou materiais causados a terceiros. Dependendo do automóvel em questão, poderá valer a pena contratar coberturas adicionais ou até mesmo um seguro de danos próprios. O seguro automóvel pode ser pago em diferentes modalidades, mas é um custo com o qual deve sempre contar.

Ler mais: “Qual o seguro automóvel certo para si?”

3. Inspeções periódicas

Levar o seu automóvel à inspeção periódica obrigatória (IPO) é uma obrigatoriedade legal e um aspeto importante para garantir que o seu carro cumpre todos os requisitos para circular na estrada com segurança. Os custos das inspeções periódicas são atualizados todos os anos, de acordo com a taxa de inflação em vigor. As tarifas das inspeções técnicas em vigor podem ser consultadas no site do IMT.

4. Imposto Único de Circulação (IUC)

Para saber quanto custa manter um carro por ano, no que ao Imposto Único de Circulação diz respeito, é importante referir que quem tem carros novos, paga geralmente mais. O valor deste imposto também é atualizado anualmente de acordo com o valor da inflação. Já pode conhecer os valores do IUC em vigor para 2024.

5. Desvalorização do veículo

Se, no futuro, pretender vender o seu carro e trocá-lo por um modelo mais recente, lembre-se de que todos os meses o automóvel está a ser alvo de uma desvalorização. Isto, na prática, acaba por ser um custo mensal escondido ao qual poucas pessoas prestam atenção.

Calcular a percentagem de desvalorização mensal não é fácil e depende, entre outras variáveis, da marca e do modelo em questão.

Ferramentas como a tabela Eurotax podem ajudar neste sentido.

Custos variáveis anuais de manter um carro

A lista de despesas anuais com veículos, para além dos custos fixos, é composta também por uma série de custos variáveis, cujo valor é mais difícil estimar.

1. Manutenção automóvel e demais reparações

Os custos da revisão automóvel podem variar dependendo da marca e do modelo automóvel em questão. Para além disso, carros novos e usados têm diferentes necessidades de manutenção sendo que, no caso dos carros novos, algumas marcas até assumem estes custos nos primeiros anos.

Já no caso dos automóveis usados, mesmo que não exista nenhum problema mecânico específico, lembre-se de que a revisão automóvel é fundamental para prolongar a vida útil do seu carro e, quiçá, para evitar danos e custos superiores no futuro.

Ler mais: “Os 10 carros com o custo de manutenção mais barato”

2. Preços dos combustíveis / carregamento

Numa altura em que o preço dos combustíveis está na ordem do dia, saber quanto gasta em combustível ou em carregamentos (no caso dos carros eletrificados) é vital para criar o seu mapa de despesas mensais com o carro.

Dependendo do consumo médio do seu automóvel, calcule quantos quilómetros percorre todos os meses, e considere o preço de abastecimento/carregamento por litro ou kWh.

3. Portagens e SCUTs

Da mesma forma, se conduz frequentemente em autoestradas ou em troços com scuts, é necessário apurar o valor médio a pagar todos os meses, para ficar a saber de forma mais precisa quanto custa manter um carro por ano.

Ler mais: “Como pagar portagens em atraso e evitar multas?

4. Estacionamento

Nos grandes centros urbanos, muitas pessoas têm lugares de estacionamento arrendados, cujo valor também deve entrar nas contas. O mesmo se aplica ao estacionamento temporário em zonas municipais.

5. Lavagens do carro

São muitos os condutores que recorrem com frequência a centros de lavagem de carros. Por isso, não se esqueça de calcular também quanto gasta em lavagens de carros todos os meses.

Ler mais: “5 motivos pelos quais a lavagem do carro é importante”

Qual é, afinal, o custo médio de manter um carro em Portugal?

Segundo o site Autocost, que recolhe dados preenchidos por vários utilizadores, os encargos com um carro em Portugal rondam os 3.939 euros por ano. Falamos, assim, de uma despesa mensal média na ordem dos 328 euros.

Estes valores são meramente indicativos e dependem de muitas variáveis diferentes, pelo que é importante estudar em detalhe cada despesa e adaptá-la à sua situação.

lista de despesas de carro

Atenção aos custos extra associados à compra de um automóvel

E se estiver a planear comprar carro, não se esqueça de que existem outros custos associados ao processo de compra que terá de contabilizar. Falamos, por exemplo, do pagamento do Imposto Sobre Veículos (ISV), do IVA, e dos custos referentes ao pedido do Documento Único Automóvel (DUA).

Ler mais: “Guia para comprar carro online”