Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
homem a preservar baterias de carros elétricos
homem a preservar baterias de carros elétricos

Como preservar as baterias de carros elétricos?

As baterias de carros elétricos, como qualquer outro tipo de bateria, podem ser economizadas para dar mais autonomia a um automóvel. E tudo depende, em grande parte, de pequenas ações que, no dia a dia, fazem toda a diferença.

Apesar deste tipo de veículos ser uma opção cada vez mais popular, algumas pessoas ainda estão reticentes devido a questões relacionadas com a autonomia das baterias e com o sistema de carregamento que, de forma geral, exige algum planeamento prévio.

Neste artigo, vamos abordar o tema da eficiência energética e de como podemos aumentar a autonomia de um veículo elétrico através de ações e hábitos muito simples.

Como funcionam os automóveis elétricos?

Antes de mais, é importante conhecer minimamente o funcionamento dos automóveis elétricos. As baterias de carros elétricos são, naturalmente, o centro de toda a ação e as responsáveis por fornecer toda a energia necessária ao automóvel. Ao contrário do que muitos pensam, os automóveis elétricos são compostos por mais do que uma bateria. Os principais componentes são:

Bateria de tração: fornece a energia necessária ao funcionamento do motor;
Bateria de serviço: “acorda” o sistema de alta voltagem e alimenta todos os acessórios elétricos da viatura;
Motor elétrico / gerador: tem a função de transmitir o movimento rotacional às rodas para fazer a viatura movimentar-se, e de gerar energia para recarregar as baterias em desaceleração (a chamada travagem regenerativa).

Mas também existem outros componentes secundários que são imprescindíveis, nomeadamente:

Inversor: transforma a corrente direta da bateria de tração em corrente alternada para alimentar o motor, e reverte o processo durante a travagem regenerativa;
Carregamento interno: transforma a corrente alterna da rede elétrica em corrente direta e aumenta a sua voltagem de forma a recarregar as baterias da viatura.

No que toca às baterias utilizadas, destacamos que existem vários tipos de baterias de carros elétricos, sendo que as mais populares são as baterias de iões de lítio.

Ler mais: Conheça os carros elétricos 2022 que estão a dar que falar

10 Dicas para economizar as baterias de carros elétricos

Se tem ou considera comprar um veículo elétrico, coloque em prática todas estas dicas para reduzir a frequência do carregamento e para prolongar a vida útil da sua bateria.

1. Não sobrecarregue o veículo

Peso a mais vai exigir mais potência do motor e consumir mais energia. Por isso, se quiser que o seu automóvel pertença ao clube dos carros elétricos com maior autonomia, comece por livrar-se de todo o peso desnecessário. Transporte apenas o que é realmente necessário.

2. Tenha atenção à climatização

ar condicionado e importância de climatização ao preservar baterias de carros elétricos

Lembre-se de que recorrer ao sistema de ar condicionado representa também um consumo de energia maior. Por isso, se conduzir a uma velocidade baixa ou moderada, opte por abrir ligeiramente as janelas, ou pode ainda arrefecer o habitáculo antes de começar a conduzir, ligando o ar condicionado enquanto a bateria estiver a ser carregada.

Por outro lado, se o objetivo for aumentar a temperatura, considere ligar apenas o aquecimento dos bancos e do volante em vez de aquecer o habitáculo todo.

Ler mais: Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber

3. Planeie as viagens com antecedência

Antes de iniciar qualquer viagem, faça um plano rigoroso do percurso e estude quais são os pontos de carregamento disponíveis na rota. Desta forma, vai evitar desvios desnecessários, economizar bateria e tempo.

4. Conduza a uma velocidade constante

Tal como acontece com os automóveis a diesel ou a gasolina, uma condução brusca e inconsistente também vai exigir mais das baterias de carros elétricos. Mantenha uma velocidade constante e evite, sempre que possível, acelerações ou travagens abruptas.

5. Utilize a travagem regenerativa

A travagem regenerativa é uma funcionalidade importante na maioria dos automóveis elétricos. Graças a ela, a bateria consumida pelo veículo durante a aceleração é reposta durante as travagens e desacelerações. Falamos, assim, da conversão de energia cinética da travagem em energia passível de ser armazenada na bateria do automóvel.

Na prática, isto significa que para além de aumentar a autonomia do automóvel e de reduzir a dependência de uma fonte de energia externa, os travões também sofrem um desgaste menor, já que a travagem acontece maioritariamente por via do motor.

6. Conduza em modo Eco

As baterias de carros elétricos também beneficiam fortemente da condução em modo “Eco”. Por isso, opte sempre por este tipo de condução e verá que o que perde em performance, vai ganhar em autonomia. O ambiente também agradece.

7. Tenha atenção ao estado da bateria e aos carregamentos

carro elétrico a ser carregado devidamente para preservar a bateria de carro elétrico

Outro aspeto ao qual deve ter muita atenção é ao estado da bateria do seu automóvel elétrico. Para evitar uma degradação rápida, nunca a carregue totalmente nem a deixe ficar com menos de 20% de capacidade. Idealmente, as baterias de carros elétricos devem rondar sempre os 80%.

A forma como o carregamento é feito também impacta diretamente o tempo de vida útil de uma bateria. Por isso, evite sempre que possível as estações de carregamento rápido. Se tiver mesmo de recorrer a elas, nunca o faço mais do que 2 a 3 vezes por dia.

8. Não negligencie a componente aerodinâmica

Como qualquer outro tipo de veículo, também os automóveis elétricos contam com a componente aerodinâmica para terem uma melhor performance na estrada. Quanto menos resistência oferecerem à passagem de ar, mais eficientes se tornam.

Lembre-se deste ponto se estiver a pensar, por exemplo, em instalar barras de tejadilho para transportar malas ou bicicletas, ou se costumar conduzir a velocidades elevadas com as janelas abertas.

9. Verifique a pressão dos pneus regularmente

Esta é uma dica transversal a todos os tipos de automóveis. Mas, de forma mais particular, é importante que os pneus do seu automóvel elétrico estejam sempre de acordo com as indicações do fabricante, uma vez que a pressão demasiado baixa aumenta consideravelmente o consumo de energia.

Ler mais: Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus

;

Outras Notícias

Guia prático para transformar carrinha em autocaravana

A importância de manter o sistema de escape em boas condições

ALD: Aluguer de longa duração de carros novos