Preço dos combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar

preços combustíveis, dicas para poupar

Numa altura fortemente marcada pelo aumento acentuado do preço dos combustíveis em Portugal e na Europa, torna-se imperativo saber como conseguir poupar combustível e, consequentemente, dinheiro. Para além disso, o planeta também agradece. 

Existem vários momentos distintos em que pode facilmente otimizar o uso que faz do combustível do seu veículo: seja no próprio momento do abastecimento, durante a condução, durante o estacionamento e até mesmo no decorrer das várias tarefas de manutenção automóvel.

 Se está preocupado com o preço dos combustíveis na próxima semana, ao invés, leia este artigo e previna-se com estas dicas fundamentais para poupar combustível.

Dicas para conseguir poupar no preço dos combustíveis

1. Escolha bem o tipo de combustível

O preço dos combustíveis varia e, naturalmente, numa altura de grande inflação, todos os cêntimos poupados contam. Se está, neste momento, a braços com a decisão de comprar um carro – seja ele usado ou novo – considere a questão do tipo de combustível. Faça as contas à quilometragem média que faz todos os meses e analise se compensa comprar um carro elétrico, híbrido ou a gasóleo. Cada situação deve ser analisada individualmente.

No caso de já ter um carro, considere então o melhor tipo de combustível para abastecer. No artigoÉ seguro abastecer com combustíveis mais baratos? já falámos sobre os combustíveis de marca branca e sobre as diferenças no que toca, sobretudo, ao preço e à sua composição. Apesar de as opiniões sobre este assunto divergirem, optar pelas opções mais baratas vai traduzir-se, a curto prazo, em poupança imediata.

Ler mais: “Abastecimento com combustível errado: o que fazer?

2. Tenha atenção à hora em que abastece

Ter atenção à hora em que abastece o seu carro também vai ajudá-lo a poupar combustível, e a ciência pode explicar porquê. Tem tudo a ver com a dilatação e a contração térmica. Com altas temperaturas, as substâncias sofrem uma dilatação natural enquanto que, com as baixas, ficam mais comprimidas. Na prática, isto significa que abastecer o carro em alturas do dia mais frescas, vai fazer com que o combustível esteja mais denso, permitindo-lhe comprar mais por menos. Por esse motivo, sugerimos que o faça de manhã cedo ou à noite.

3. Ateste o depósito do carro

Pode achar que esta dica é em vão, mas atestar o depósito do carro vai fazer com que se desloque menos vezes à bomba de gasolina. Logo aí, estará a realizar uma poupança significativa.

4. Respeite as revisões e faça manutenções regulares

Existem vários mecanismos no seu automóvel que podem exigir um esforço adicional do motor e, por conseguinte, um maior consumo de combustível. Para que consiga poupar combustível deve, em primeiro lugar, respeitar todas as revisões obrigatórias. Depois, tenha particular atenção à manutenção do ar condicionado que funciona quer nas estações quentes, quer nas frias. Garanta que os filtros estão sempre limpos para um menor esforço do motor.

É igualmente importante verificar sempre a pressão dos pneus, o nível do óleo e do líquido de refrigeração, para uma maior poupança no combustível.

5. Quando abastecer, não pressione demasiado o gatilho

Pode achar esta dica estranha mas, de facto, se premir totalmente o gatilho irá fazer com que o combustível saia da mangueira com demasiada pressão e que parte dele, ao entrar no depósito, se transforme em vapor. Por isso, para tirar o máximo proveito do abastecimento, ateste o depósito com suavidade.

dicas para poupar combustível

6. Feche bem a tampa do depósito

Ainda falando em evaporação, lembre-se também de fechar bem a tampa do depósito do seu veículo. Potenciais fugas irão fazer com que o combustível se evapore. Verifique sempre que a tampa fecha bem ou se, por algum motivo, está danificada. Se for esse o caso, arranje-a o quanto antes.

7. Utilize apoios, cupões e cartões de desconto

A poupança individual pode parecer pequena mas, no final do mês e bem feitas as contas, todos os cêntimos podem traduzir-se num valor poupado significativo. Por esse motivo, aproveite todas as ofertas, promoções e descontos. Existem cadeias de super e hipermercados que oferecem descontos em cartão, ou entidades como bancos ou seguradoras que também têm valores e descontos protocolados. O Estado português também tem comunicado recentemente alguns apoios para combater o aumento dos preços dos combustíveis.

Aproveite todas as oportunidades que tem para poupar.

8. Use sempre GPS e estude bem as suas rotas

Quantas vezes já optou por fazer uma rota mais curta e acabou por gastar mais tempo e dinheiro no pára-arranca do trânsito? Isto traduz-se inevitavelmente num maior gasto de combustível. Por isso, o nosso conselho é que mesmo que conheça bem a rota e a zona em questão, consulte sempre uma ferramenta de navegação, de forma a perceber quais são as zonas com mais trânsito e se houve alguma ocorrência. Faça este estudo prévio e vai ver que, no fim do mês, conseguirá poupar combustível de forma significativa.

9. Faça uma condução eficiente

A forma como conduzimos também tem uma influência direta na quantidade de combustível que gastamos. Adote um estilo de condução regular e evite acelerações e travagens bruscas. Para além disso, tenha muita atenção às rotações do motor. Vá metendo os olhos no conta-rotações e utilize sempre a mudança recomendada pelo sistema.

O ar condicionado também tende a ser um elemento que consome algum combustível, por isso, enquanto conduzir, use-o com moderação (ou abdique dele, se possível) e escolha temperaturas mais amenas.

10. Potencie a aerodinâmica do seu carro

Viajar na autoestrada num dia de muito calor com as janelas abertas não é a melhor opção para poupar combustível. Isto porque está a comprometer toda a aerodinâmica do veículo. Nestes casos, opte por ligar o ar condicionado e fechar as janelas totalmente.

 Tenha ainda atenção ainda a bagagem de tejadilho e, sempre que possível, viaje sem ela uma vez que também compromete a aerodinâmica do veículo.

11. Poupar combustível até no estacionamento

Todos nós conhecemos aquela pessoa que é capaz de dar várias voltas ao quarteirão na esperança de encontrar um lugar de estacionamento “mesmo à porta”.  Se está preocupado com o preço dos combustíveis na próxima semana e se deseja jogar pelo seguro e começar já a poupar, não adote este comportamento. Quando estacionar, escolha sempre o primeiro lugar livre que aparecer e vá a pé o resto do caminho. Não só estará a poupar combustível, como a trabalhar a sua forma física.

Nos dias de maior calor, também recomendamos que procure lugares de estacionamento à sombra, uma vez que as temperaturas altas podem fazer com que o combustível se evapore.

12. Por fim, considere meios de transporte alternativos

Se vive em grandes centros urbanos, reflita sobre se é realmente necessário andar de carro. Em muitas situações, é perfeitamente possível usar transportes públicos e manter-se fiel à sua rotina. Para além de muitos deles serem já elétricos e dispensarem os combustíveis fósseis, as cidades ficam menos poluídas e caóticas.