Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
Postos carregamento carros elétricos
Postos carregamento carros elétricos

Postos carregamento carros elétricos: saiba como os encontrar

A ecomobilidade tem já um papel de destaque em Portugal e a tendência é de crescimento. Contudo, ter um carro elétrico ainda pressupõem ter atenção a algumas questões logísticas, nomeadamente, no que toca a identificar postos carregamento carros elétricos.

Por isso, se vai fazer uma viagem de longa distância, poderá querer planear de antemão algumas paragens estratégicas para carregar o carro, em postos de abastecimento designados para o efeito.

Como ter acesso a postos carregamento carros elétricos?

A rede pública de abastecimento de mobilidade elétrica em Portugal tem vindo a ser desenvolvida, desde 2008, pela Mobi – empresa responsável pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétricos. Esta rede conta, à data de hoje, com mais de 2200 postos de carregamento espalhados por todo o país (dos quais 500 são postos de carregamento rápido, ou seja, com uma potência superior a 22kW).

Para utilizar estes postos de carregamento deverá ter um cartão de acesso, que pode ser adquirido junto de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).

Como encontrar postos de abastecimento elétrico?

Esta questão é importante para o uso que faz do seu carro elétrico nas deslocações do dia a dia mas, principalmente, para as viagens mais longas, onde poderá ser necessário fazer uma paragem para um carregamento de emergência.

Estas são algumas formas através das quais pode ficar a conhecer a localização dos postos para carregar carros elétricos:

Mapa de postos de carregamento da UVE

A UVE é a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos que disponibiliza a todos os utilizadores um mapa com todos os pontos de carregamento disponíveis no país.

Neste mapa, é possível ver quem é a entidade responsável pela gestão do posto de abastecimento em questão, o tipo de carregamento que pode ser feito e se é de acesso público ou privado.

Aplicação Miio

A navegação móvel, para além de ser mais cómoda, é muito útil para pesquisas ou consultas de última hora. Por isso, se estiver já a meio da viagem, pode facilmente instalar a aplicação Miio e aceder imediatamente a toda a rede de postos de abastecimento elétrico que estão operacionais e fora de serviço. É ainda possível consultar os preços do carregamento nos diferentes postos e fazer pagamentos através da app.

Tesla Destination Charging

Os condutores de automóveis elétricos Tesla podem fazer diretamente a pesquisa por postos de abastecimento no website da marca e, inclusive, fazer uma simulação da viagem de forma a ver as localizações sugeridas para o carregamento do carro. Estes postos de abastecimento são normalmente em hotéis ou restaurantes. Está também disponível uma app da Tesla para consulta do mapa de postos de carregamento em dispositivos móveis.

Porsche Destination Charging

Também a Porsche dá a possibilidade aos seus condutores de poderem carregar os seus veículos de forma gratuita nos hotéis, restaurantes ou centros comerciais que fazem parte do programa. O mapa de pontos de carregamento pode ser consultado no website da Porsche.

Postos de carregamento em superfícies comerciais

Existem ainda algumas superfícies ou centros comerciais, assim como parques de estacionamento, que têm postos de carregamento disponíveis e até gratuitos para os consumidores, por isso, se visitar alguma superfície comercial, é provável que consiga carregar o seu carro elétrico.

Ler mais: Como e onde carregar carros elétricos?

;

Outras Notícias

10 Dicas para praticar uma condução defensiva

Pneus de neve: por que motivo deve trocar já os seus pneus

A retoma de carros usados é uma boa opção?