Pneus de neve: por que motivo deve trocar os seus pneus

pneus de neve

Os pneus de neve ou pneus de inverno (são dois termos que se referem à mesma coisa) são especificamente pensados para suportar temperaturas baixas e, mesmo que não haja neve na estrada, é recomendada a sua utilização durante as estações mais frias.

Apesar de Portugal ser um país com um clima moderado, em algumas zonas, pode ser necessário trocar os pneus para uma condução mais segura. Isto, aliado a uma condução mais prudente e a outros cuidados com o carro no inverno, pode fazer toda a diferença.

O que distingue os pneus de neve dos demais?

A grande diferença é que os pneus de inverno são feitos com um material mais macio e flexível. Isto significa que, em temperaturas abaixo dos 7 graus e/ou em estradas molhadas, a aderência ao piso não é comprometida, assim como a segurança do condutor. Para além disto, os pneus de neve têm ranhuras específicas para bloquear o efeito da neve e do gelo, o que os torna na solução mais adequada para os próximos meses.

Como escolher os pneus de neve mais adequados?

O fator preço está longe de ser o único critério quando falamos em segurança na estrada. Para escolher os pneus de neve mais adequados, é fundamental que conheça os diferentes tipos de pneus que existem. Para identificar cada um deles, basta verificar as marcações nos flancos. As opções recomendadas são:

Pneus de neve 3PMSF

O símbolo 3PMSF (em inglês, 3 Peak Mountain Snow Flake) identifica pneus certificados, especificamente desenvolvidos para uma condução segura na neve. Estes pneus são sujeitos a testes rigorosos (de acordo com as regras europeias e com o método descrito no regulamento R117.2) e têm de garantir, pelo menos, 25% mais tração que os pneus de referência comum.

Sempre que vir o símbolo de uma montanha com três picos e um floco de neve no centro, significa que está perante uma homologação de pneus de neve certificada.

A regulamentação europeia obriga a que o símbolo 3PMSF seja sempre acompanhado pela marcação M+S.

Pneus de inverno M+S

A marcação M+S é a marcação para, em inglês, as palavras Mud + Snow (lama + neve). Esta marcação indica que os pneus são adequados para uma condução em estradas com muita lama ou neve. Contudo, os pneus M+S não estão sujeitos aos mesmos tipos de testes e certificações que os pneus 3PMSF, e dependem inteiramente do seu fabricante.

Isto significa que todos pneus 3PMSF são M+S, mas nunca o contrário.

Ler mais: “Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus”

Quantos deve comprar?

Mudar os pneus a um automóvel pode ser um investimento grande e, por isso, a tentação de investir apenas em dois pneus de inverno tende a ser maior.

Porém, é sempre recomendável a instalação de quatro pneus de neve para garantir que o automóvel tem um comportamento equilibrado, e a aderência à estrada é feita nos dois eixos.

Quando se devem instalar e/ou substituir os pneus de neve?

A altura certa para trocar para pneus de inverno varia consoante a zona do país onde vive. Se a temperatura já for inferior a 7 graus, está na hora! Idealmente, deve proceder a esta troca em meados de outubro ou novembro e voltar a colocar os pneus de verão em março ou abril.

Quanto à sua substituição, o ideal é verificar sempre se a banda de rodagem tem, pelo menos, 4 milímetros de profundidade. Os pneus de inverno devem durar cerca de 50.000 quilómetros o que, em média, equivale a 4 a 6 estações.

É obrigatório usar pneus de neve em Portugal?

Ao contrário do que acontece em alguns países da União Europeia, em Portugal não é obrigatório usar pneus para neve. Porém, se vive numa região do país onde, durante o inverno, a temperatura exterior é inferior a 7 graus ou propícia à formação de neve ou geada, o seu uso é recomendado.

Mas atenção porque o Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) obriga a que, na presença de um sinal vertical D9, um automóvel só possa circular com correntes de neve em duas rodas motoras. Já os pneus com pregos são totalmente proibidos.

Ler mais: “Mudar pneu: tudo o que deve saber”

As principais vantagens de usar pneus de inverno

Pelo facto de não ser obrigatório usar pneus de inverno em Portugal, muitos condutores consideram usar pneus de quatro estações durante todo o ano. Contudo, instalar pneus adequados para as estações frias, além de proporcionar-lhe, de forma geral, uma condução mais segura, soma ainda as seguintes vantagens:

1. Redução do efeito de aquaplanagem

No inverno, a aquaplanagem é um fenómeno recorrente. Ao usar pneus adequados, vai conseguir dispersar mais água, reduzir a ocorrência deste fenómeno e, em caso de travagem repentina, conseguir uma distância de travagem maior.

2. Desempenho superior do automóvel

O facto de o automóvel ter melhor aderência ao piso e ser mais facilmente manuseado, vai traduzir-se na otimização da sua performance.

3. Poupança prolongada

Como os pneus de inverno mantêm a sua flexibilidade durante as estações frias, pode conservá-los durante várias estações. Ao intercalar o uso dos seus pneus ao longo do ano, de acordo com as estações e com as condições climatéricas, vai conseguir fazer uma melhor gestão do seu desgaste e, no final, isso pode traduzir-se numa poupança significativa.

Troque já os seus pneus numa oficina Caetano Retail

Está na hora! Não perca mais tempo e confie a instalação dos pneus de inverno a profissionais com competências reconhecidas no mercado.

Dirija-se à oficina Caetano Retail mais perto de si e, este inverno, conduza com mais segurança.