Quando e como mudar correia de distribuição?

correia de distribuição

A correia de distribuição é uma das componentes mais importantes de qualquer automóvel. Normalmente, esta peça tem um período de vida longo e, por isso, é facilmente esquecida ou negligenciada. Não sabe quando nem como mudar correia de distribuição?

Neste artigo, vamos ajudá-lo a detetar todos os sinais, de forma a que mais facilmente consiga perceber quando é que está na altura de fazer a mudança da correia de distribuição ao seu veículo.

Mas afinal, o que é a correia de distribuição?

A correia de distribuição é a peça responsável por sincronizar os movimentos de todos os componentes móveis do motor de um automóvel. Referimo-nos, por exemplo, pistões, válvulas e, em alguns casos, também da bomba de água.

Feita, normalmente, de borracha reforçada, a correia de distribuição permite que haja uma redução de ruído e dos custos de fabrico inerentes. Além disso, é mais do que uma peça única, é um sistema completo. Este é composto pela própria correia de distribuição, pelo tensor e por uma bomba de água.

Como funciona a correia de distribuição e qual é a sua importância?

A correia de distribuição é a peça responsável por sincronizar os movimentos do motor. Por sua vez, o tensor da correia de distribuição garante que gaja tensão constante na correia para que ela mantenha o seu alinhamento e o bom funcionamento das roldanas, assegurando que o processo é preciso. Já a bomba de água tem a função de fazer circular o líquido de arrefecimento, mantendo a temperatura do motor sempre nivelada. A temperatura de referência ideal situa-se nos 90 ºC.

Além de todos os aspetos técnicos, importa reter que o sistema da correia de distribuição é de extrema importância para a vida útil e para o bom funcionamento do motor do seu veículo. Por isso, saiba como mudar correia de distribuição e de quanto em quanto tempo o deve fazer.

Ler mais: “5 novos carros para descobrir em 2024”

Quando deve ser mudada a correia de distribuição?

Por norma, a mudança da correia de distribuição deve ser feita a cada 100 000 / 120 000 quilómetros percorridos. Se não conduzir com muita frequência, a quilometragem deixa de ser o seu indicador de referência. Nestes casos, pode considerar mudar a correia de distribuição de 5 em 5 anos.

Contudo, verifique sempre as instruções do fabricante, uma vez que cada caso é um caso e pode haver instruções ligeiramente diferentes consoante a marca e o modelo da viatura.

Ler mais: “O manual do proprietário automóvel ainda é importante?”

Sinais de que está na altura de mudar a correia de distribuição

Comprou recentemente um carro usado e não conhece bem o histórico da mudança da sua correia de distribuição? Ou não tem a certeza se já está na altura de fazer a mudança da correia de distribuição? Saiba que existem sinais que permitem perceber quando está na hora, como:

Assim, em caso de dúvida, esteja atento a estes sinais e não hesite em falar com um técnico de confiança ou com o seu mecânico.

Como mudar correia de distribuição?

Saber como mudar correia de distribuição é, na teoria, simples. Contudo, na prática, esta é uma operação complexa e bastante delicada que, por isso, deve ser feita apenas por técnicos e mecânicos qualificados.

Nunca tente poupar nos custos de mão de obra ao mudar a correia de distribuição sozinho.

O que acontece se não mudar a mudar correia de distribuição?

Se não mudar a correia de distribuição na quilometragem (ou nos anos de uso) indicados pelo fabricante ou pela marca, esta pode começar a apresentar alguns dos sinais de fadiga que enumerámos acima. Se não for substituída a tempo, pode mesmo rebentar e comprometer todo o motor do seu automóvel.

As implicações são grandes e não prestar a devida atenção a esta peça fundamental pode resultar em danos irreversíveis no motor (devido à complexidade dos componentes aos quais está associada) e, consequentemente, em custos muito mais elevados.

Ler mais: “Mudar pneu: tudo o que deve saber”

Qual é o custo médio deste serviço?

A verdade é que mudar a correia de distribuição de um automóvel não é dos serviços mais baratos. Além do valor das peças, é necessário somar os custos inerentes à mão de obra especializada, dos quais nunca deve abdicar.

O preço do kit da correia de distribuição pode oscilar entre os 20 e os 80 euros, enquanto que os valores normais da mão de obra oscilam entre os 300 e 500 euros. Estes valores são meramente indicativos e dependem de inúmeros fatores como, por exemplo, da cilindrada do automóvel.

No entanto, ao comparar quanto custa mudar correia de distribuição com quanto custa arranjar um motor caso a manutenção não seja feita, percebemos rapidamente que não vale a pena chorar este investimento.