O que é um sistema mild hybrid?

mulher a carregar carro com sistema mild hybrid

Sabe o que são carros mild hybrid e em que diferem dos híbridos convencionais? A verdade é que quando o tema são carros eletrificados, muitos condutores ainda têm dúvidas em matéria de tecnologia. Mas, na hora da compra, é importante que esteja bem informado e que conheça como ninguém o tipo de carro que vai comprar.

Neste artigo, vamos falar da tecnologia mild hybrid e explicar-lhe, em detalhe, como funciona.

Que tipos de carros híbridos existem?

Antes de avançarmos, é importante que sabia que existem dois tipos de carros híbridos:

  • Híbridos plug-in: têm de ser carregados manualmente pelo utilizador. Isto significa que o condutor terá de carregar a bateria do seu automóvel num posto de carregamento para carros elétricos.
  • Híbridos: não podem ser carregados manualmente. A sua bateria é carregada automaticamente pelo próprio veículo através da energia cinética gerada pela travagem regenerativa. E dentro desta tipologia há uma subdivisão entre carros com motores mild hybrid e full hybrid.

Quando alguém se refere a um automóvel híbrido, regra geral, refere-se a um full hybrid. Mas pode nem sempre ser assim. É por isso que, para evitar surpresas ou mal entendidos, é conveniente que, perante um carro híbrido, perceba exatamente de que tecnologia se trata.

Ler mais: “Carros híbridos: todos os detalhes deste segmento automóvel”

Mild hybrid: o que é, afinal, esta tecnologia?

Quando falamos em carros mild hybrid falamos, no fundo, de automóveis semi-híbridos. É a forma mais básica de eletrificação de um motor de combustão.

Os automóveis mild hybrid, à semelhança dos full hybrid, possuem um motor de combustão e uma bateria. Porém, nestes carros a bateria tem uma dimensão muito menor e continua, por isso, a ser o motor de combustão o único responsável pela locomoção do veículo. A pequena bateria dos carros mild hybrid pode mesmo ser considerada um circuito paralelo que funciona em detrimento do motor.

A potência do sistema elétrico mild hybrid varia, normalmente, entre os 12V e os 48V.

Qual é então a função do sistema mild hybrid?

Apesar de não permitir uma condução em modo 100% elétrico, o sistema mild hybrid tem a importante função de auxiliar o motor de combustão. Arranques, travagens e acelerações fortes beneficiam sempre de binário adicional. E isto contribui mais para a poupança de combustível do que, por exemplo, o tradicional sistema de Start&Stop.

Para além de uma condução mais eficiente, o motor elétrico também pode funcionar como um gerador, em vez do alternador dos carros a combustão. Desta forma, a energia cinética que é recuperada nas travagens e nas desacelerações é aproveitada e armazenada na pequena bateria de 48V.

Na prática, se num sistema Start&Stop o motor de combustão desliga-se apenas quando o veículo está totalmente parado (num semáforo, por exemplo), num carro mild hybrid, o motor pode desligar-se antes, com o carro ainda em movimento. E são estes pedacinhos de energia acumulada que, num trajeto urbano, acabam por se refletir numa redução de consumos e emissões significativa.

Mild hybrid vs full hybrid: as principais diferenças

  • Tipo de motor — é, sem dúvida, a grande diferença a destacar. Ambos os sistemas híbridos combinam a energia elétrica com a energia gerada por um motor de combustão, mas a versão mild hybrid conta com uma bateria mais pequena. Por esse motivo, só os carros full hybrid permitem uma condução em modo totalmente elétrico.
  • Consumo de combustível — ambas as versões híbridas permitem poupar algum combustível, mas essa poupança vai ser mais acentuada nos carros full hybrid. Isto deve-se ao tamanho da sua bateria — que é significativamente maior — e à possibilidade de conduzir o automóvel em modo 100% elétrico.
    A Hyundai — uma das referências da mobilidade elétrica — estima que um carro mild hybrid permita uma diminuição de 10% a 15% no consumo de combustível, enquanto de um veículo full hybrid consegue chegar a uma poupança na casa dos 30%.
  • Preço — na hora da compra, a tecnologia também se vai refletir no preço final a pagar. O tamanho e a potência da bateria dos veículos full hybrid vão fazer com que estes automóveis sejam mais caros do que os mild hybrid.

Comprar um carro elétrico ou híbrido?

Tudo depende das suas necessidades e da sua disponibilidade para a compra. É certo que, em matéria de incentivos e benefícios fiscais, os carros elétricos ganham terreno sobre os carros híbridos.

Porém, não há uma resposta universal e cada caso deve ser analisado individualmente. Uma coisa é certa,  é importante começar a pensar na transição para uma mobilidade mais sustentável.

Não deixe, por isso, de conhecer a oferta de carros híbridos e elétricos usados disponível na Caetano Retail.