Os microcarros são, como o próprio nome indica, opções de mobilidade alternativa para situações pontuais e normalmente para trajetos de curta distância. Não sendo exatamente iguais aos veículos ligeiros considerados “normais”, é uma falácia dizer que é possível conduzir este tipo de carros sem carta de condução.
Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer um pouco mais sobre os microcarros, falar sobre a evolução tecnológica que têm sofrido nos últimos anos e também sobre as habitações legais necessárias para os conduzir.
O próprio nome já é sugestivo e diz muito acerca deste tipo de veículos. Os microcarros são uma espécie de pequenos veículos particularmente práticos nos grandes centros urbanos. Têm a particularidade de poderem ser conduzidos por condutores a partir dos 16 anos de idade, desde que tenham habilitações legais para tal.
Os microcarros estão descritos no Código da Estrada como quadriciclos, que podem ser de dois tipos:
• Quadriciclos ligeiros: a sua velocidade máxima é de 45km/h, o seu peso (sem carga) não excede os 425 kg e o seu motor tem uma cilindrada não superior a 50 cm3 no caso de motor de ignição, ou de 500 cm3 no caso de motor de ignição por compressão;
• Quadriciclos pesados: com as mesmas características dos quadriciclos ligeiros, exceto o seu peso (sem carga) que não deve exceder os 425 kg para transporte de passageiros, ou 600 kg para transporte de mercadorias.
Muita gente pensa que os microcarros são um tipo de veículo que é possível conduzir sem carta de condução. Esta ideia está errada e, apesar dos microcarros terem limitações de velocidade e regras diferentes para circularem na estrada, é sempre obrigatório ter habilitações legais para conduzi-los, ou seja, ter carta de condução.
Conduzir sem carta de condução normalmente é o argumento comercial usado por concessionários ou marcas e serve, acima de tudo, para propósitos de marketing. A verdade é que também não é obrigatório ter a carta de condução que permite conduzir um carro ligeiro de passageiros comum.
Ainda assim, os microcarros só podem ser conduzidos por condutores que tenham, pelo menos, 16 anos de idade e que disponham de licença de condução AM para conduzirem quadriciclos ligeiros ou carta de condução B1 para conduzirem quadriciclos pesados.
Desengane-se quem pensa que os microcarros continuam a ser aquela caixinha com rodas prática mas muito desconfortável de outrora. De facto, este tipo de veículos tem sido alvo de constantes inovações e desenvolvimentos tecnológicos e, hoje em dia, existem modelos no mercado automóvel que, para além da componente estética e utilitária, incorporam também soluções e sistemas de segurança avançados.
Pequenos em tamanho, mas grandes em ambição, os microcarros já oferecem, hoje em dia, sistemas de ar condicionado, travões de discos nas quatro rodas, airbag para o condutor, ecrãs táteis e melhores sistemas de segurança passiva.
A sua componente estética também tem vindo a sofrer evoluções notáveis, uma vez que este segmento de veículos destina-se maioritariamente a uma camada mais jovem. Por isso, as marcas fabricantes esforçam-se para tornarem os microcarros tão atrativos quanto possível.
As carroçarias são agora mais cuidadas e incorporam elementos estéticos mais atraentes como, por exemplo, jantes especiais, grelhas desportivas e uma palete de cores irreverente. No interior, também já podemos encontrar microcarros que contam com volantes desportivos, bancos de tecido com melhor qualidade e bagageiras rebatíveis que permitem maximizar o espaço de arrumação.
Se acha que os microcarros são uma boa solução de mobilidade para si ou para algum membro da sua família, deixamos-lhe algumas sugestões de quadriciclos que pode querer considerar.
Este quadriciclo elétrico faz parte da lista de carros elétricos 2022 que estão a dar que falar. Trata-se de um microcarro bastante compacto (ocupa metade de um lugar de estacionamento tradicional), 100% elétrico e silencioso e, por isso, é uma excelente solução para os grandes centros urbanos.
Como os demais microcarros, a sua velocidade máxima limita-se a 45 km/h e tem apenas 3 seleções de marcha (D, N e R). Está ainda equipado com toda a conectividade que não dispensamos nos dias de hoje e ainda com um sistema de arrumação inteligente.
O seu custo de aquisição é relativamente baixo (disponível a partir dos 7.350 euros).
O Renault Twizy é 100% elétrico e está disponível em duas versões. Com o seu pequeno motor de 4kW, este microcarro conta com um sistema de recuperação de energia de travagem e tem uma autonomia de até 100 km.
É bastante compacto (falamos de uma largura máxima de 1080 mm, comprimento de 2338 mm e de 1454 mm de altura) e, por isso, uma excelente opção para estacionar nas cidades.
Este microcarro está disponível em duas versões: a versão LIFE, cujo valor base começa nos 13.005 euros, e a versão INTENS que está disponível a partir de 13.805 euros.
Ambas as versões também podem contar com diferentes potências: ou com um motor elétrico de 9 cv (que atinge uma velocidade máxima de 45 km/h), ou com um motor com 17 cv, que consegue atingir uma velocidade máxima de 85 km/h).
O Aixam Coupé GTI pesa 425 kg, tem um motor a gasóleo de 479 cm³ e uma potência de 6 kW. Tal como os demais microcarros, a sua velocidade máxima é de 45 km/h. Tem um consumo médio de 3 litros por cada 100 quilómetros percorridos e o seu preço base começa nos 14.499 euros.
Já o modelo eCoupé GTI conta com um motor elétrico de 6 kW com baterias de lítio e conta com uma autonomia de cerca de 80 km, com possibilidade de recuperação de energia. Esta versão pode ser adquirida a partir de 19.499 euros.
O modelo B8, que é apresentado em três séries distintas, conta com um motor a diesel de 480 cm³ e com uma potência de 6 kW. Pesa cerca de 349 quilos e atinge uma velocidade máxima de 45 km/h. O seu consumo médio é mais baixo do que o Aixam Coupé GTI e fica-se pelos 2,9 litros por cada 100 quilómetros percorridos. O seu preço base começa nos 15.300 euros.
A marca italiana de microcarros traz-nos o Casalino M20, um quadriciclo com GPS, camera de estacionamento traseiro, bluetooth, porta USB, e tem diversas opções de customização.
O Casalini M20 tem um motor de 480 cc, com 6kW de potência e regista consumos na ordem dos 3,7 litros por cada 100 quilómetros percorridos. A marca anuncia uma aceleração de 7,1 segundos dos 0 aos 40 km/h.
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