O que precisa de saber sobre a manutenção de carros híbridos

mecânicos a fazerem a manutenção de um carro híbrido

A manutenção de carros híbridos é uma componente com a qual deve estar familiarizado se estiver a pensar em adquirir um carro híbrido. Sendo uma alternativa aos veículos de combustão cada vez mais popular, é importante que saiba exatamente o que esperar, considerando todas as especificidades dos veículos eletrificados.

O que distingue a manutenção de carros híbridos?

Em boa verdade, a manutenção de carros híbridos não é muito diferente da manutenção dos veículos de combustão. Porém, existem alguns elementos específicos deste tipo de veículos que têm impacto na sua manutenção. São eles:

1. A bateria

Como os carros híbridos conjugam um motor a combustão e um motor elétrico, a principal diferença é que também é necessário fazer a manutenção da componente elétrica.

É verdade que a bateria é o que mais assusta muitos condutores. Mas, hoje em dia, a tecnologia tem evoluído para que os componentes elétricos dos carros eletrificados não precisem de manutenção específica. Quando devidamente preservados, os componentes elétricos de um carro híbrido podem durar até aos 200.000 quilómetros, e muitos fabricantes também dão garantia das baterias durante vários anos.

Assim, não é esperado que a bateria seja um elemento crítico na manutenção de carros híbridos.

Mas existem mais vantagens. Como a parte elétrica auxilia o motor a combustão, o desgaste que este sofre também tende a ser menor. A mudança de óleo, por exemplo, também não precisa de ser feita com a mesma frequência dos carros a combustão.

2. O sistema de travagem regenerativa

A travagem regenerativa é um tipo de tecnologia que pode encontrar nos carros elétricos e híbridos e que, basicamente, converte a energia cinética da travagem em energia que é armazenada na bateria do automóvel. Ou seja, a energia é consumida quando o veículo está em aceleração e reposta quando o veículo trava e/ou desacelera.

O sistema de travagem regenerativa permite que – para além do aumento de autonomia de um carro híbrido – as pastilhas e os discos dos travões sejam poupados. Nos carros híbridos, a travagem acontece por via do motor e isto traduz-se numa manutenção menos exigente e frequente e, a longo prazo, numa maior longevidade do automóvel.

Ler mais: “Os melhores carros híbridos plug-in 2023 a não perder”

3. Sistemas eletrónicos

Os carros híbridos possuem tecnologia e sistemas eletrónicos sofisticados e, por isso, é necessário entregar as rédeas da manutenção a oficinas certificadas da sua confiança. Nem todos os mecânicos vão ter competências ou conhecimentos técnicos para levarem a cabo a manutenção de carros híbridos.

Quanto custa a manutenção de carros híbridos?

Ao contrário do que possa pensar, a manutenção de um híbrido não representa um custo muito diferente do da tradicional manutenção automóvel.

Como prevenir imprevistos relacionados com a manutenção de um carro híbrido?

Apesar de este tipo de manutenção não ser nenhum bicho de sete cabeças, existem sempre pequenas coisas que pode pôr em prática para aumentar o intervalo de tempo entre manutenções. A longo prazo, estas pequenas ações também se vão traduzir na longevidade global do seu automóvel, ou mesmo num preço de venda mais vantajoso se, entretanto, decidir colocá-lo à venda.

1. Preserve a bateria do seu carro

Como a bateria desempenha uma função tão importante, é fundamental preservá-la.
A vida útil da bateria de um carro híbrido é diretamente influenciada pela quantidade de ciclos de carregamento/descarregamento.

Assim, no caso dos carros híbridos Plug-in, deverá garantir que o carregamento da bateria é feito de forma adequada. Idealmente, mantenha a carga entre os 20% e os 80% e dê preferência aos postos de carregamento normais.

No artigo “Como preservar as baterias de carros elétricos?” fica a conhecer em detalhe todas as boas práticas que recomendamos para que a bateria do seu carro dure ainda mais tempo.

2. Respeite o calendário de manutenções

Respeitar o calendário de manutenções automóvel estipuladas pela marca é uma boa forma de evitar complicações desnecessárias. Mesmo que não tenha notado nenhum barulho anormal no carro, não abdique da visita ao mecânico na altura prevista, de forma a garantir que está tudo em ordem.

Isto vai ajudá-lo a preservar o seu automóvel por mais tempo, mas também pode representar uma redução significativa nos custos de manutenção a longo prazo.

3. Tenha atenção ao seu estilo de condução

A manutenção de carros híbridos pode ser muito influenciada pela forma como conduz. Se quer poupar nas visitas ao mecânico, adote um estilo de condução defensivo e seja sempre cuidadoso no uso que faz do seu carro.

4. Recorra sempre a oficinas autorizadas

As oficinas autorizadas estão capacitadas para fazerem uma correta manutenção de carros híbridos. Os seus profissionais recebem formação adequada, que lhes permite compreender e lidar com a tecnologia automóvel mais recente.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

Manutenção carros híbridos: confie nas oficinas Caetano Retail

Se não conhece nenhum mecânico com as competências técnicas para fazer a manutenção do seu veículo elétrico, confie este trabalho a uma oficina Caetano Retail próxima de si. Agora que já sabe o que é que este tipo de manutenção implica, não perca mais tempo e faça já a sua marcação.