O que esperar da manutenção de carros elétricos

manutenção de carros elétricos

Apesar da mobilidade elétrica ser uma tendência que não dá quaisquer sinais de abrandamento no setor automóvel, a verdade é que muitas pessoas podem não saber exatamente o que esperar da manutenção de carros elétricos.

Uma coisa é certa: este tipo de manutenção será sempre mais económico do que a manutenção dos tradicionais carros a diesel ou gasolina.

Porque é que a manutenção de carros elétricos é mais barata?

A principal razão pela qual o custo de manutenção carros elétricos é mais baixo é porque este tipo de veículos tem uma estrutura mecânica mais simples.

Falamos de, sensivelmente, menos 90% de peças móveis, quando comparados com os automóveis a motor de combustão. Isto, naturalmente, vai refletir-se quer na frequência com que a manutenção é feita, quer nos custos envolvidos.

Nos carros tradicionais, a manutenção incide principalmente sobre as partes móveis mecânicas que, com o uso, sofrem um desgaste maior. Falamos, por exemplo, da correia de distribuição ou do sistema de embraiagem.

Ora, se os automóveis elétricos apenas têm 1% de componentes móveis, é natural que a necessidade de manutenção seja proporcionalmente mais reduzida.

Estes são alguns elementos que não existem nos automóveis elétricos:

  • Óleo no motor
  • Filtros
  • Correia de distribuição
  • Velas de ignição
  • Líquido de refrigeração

Quanto ao sistema de travagem, como os carros elétricos utilizam a travagem regenerativa, as pastilhas dos travões também têm de ser trocadas com menos frequência.

Os 5 componentes que devem ser verificados

1. As baterias

As baterias são o centro de toda a ação e a componente à qual deve prestar mais atenção. Dependendo do seu estilo de condução e dos próprios cuidados que tem com as baterias no dia a dia, o período de manutenção pode variar.

A nível de custos, as baterias vão ser, muito provavelmente, o seu maior encargo.

Ler mais: “Como preservar as baterias de carros elétricos?”

2. Os pneus

Se tem um carro elétrico também deve prestar particular atenção aos seus pneus por três grandes motivos:

  • Os automóveis elétricos são mais pesados do que os veículos de combustão tradicional. Por isso, para além de precisarem de pneus que suportem mais peso, o seu desgaste tende a ser superior.
  • Os pneus em bom estado contribuem para a maior autonomia do veículo elétrico.
  • Os carros elétricos são bastantes silenciosos e, ter pneus em boas condições, vai contribuir para diminuir o ruído durante a condução.

Por isso, é fundamental que verifique a pressão dos pneumáticos com frequência e que esteja sempre atento às rotações dos pneus.

Ler mais: “Será que os pneus para carros elétricos compensam?

3. O sistema de travagem

O sistema de travagem dos carros elétricos também é diferente. O comum travão motor dá lugar ao travão regenerativo que, ao travar, passa a energia cinética dos travões para as baterias. Para uma correta manutenção de carros elétricos e dos seus sistemas de travagem, é importante ter atenção:

  • Ao fluido de travão: um componente essencial do sistema de travagem que, quando é negligenciado, pode levar a um bloqueio por vapor e a uma consequente avaria dos travões.
  • Às pastilhas de travão: no caso dos veículos elétricos, as pastilhas de travão duram mais, graças ao seu sistema de travagem regenerativa.

4. O filtro de ar do habitáculo

A troca do filtro de ar deve ser feita a cada 10.000 — 15.000 quilómetros em todos os tipos de automóveis. Isto significa que os carros elétricos não são exceção.

O filtro de ar é um componente importante para reduzir a entrada de pólen, poeiras e outras partículas potencialmente perigosas no habitáculo.

Para uma correta manutenção de carros elétricos, mas também para garantir a saúde de todos os passageiros do veículo, não se esqueça de verificar o filtro do habitáculo com frequência e de substituí-lo de acordo com as recomendações dadas pelo fabricante.

5. Sistema de arrefecimento das baterias

Os carros elétricos têm muito menos fluidos do que os automóveis com motor de combustão. Contudo, eles têm um sistema de controlo térmico que permite regular a temperatura das suas baterias.

Por isso, não se esqueça de verificar o refrigerante das baterias nos primeiros 170.000 quilómetros (e, depois disso, a cada 120.000 quilómetros percorridos).

Se tiver receio de perder o fio à meada, jogue pelo seguro e crie o hábito de verificar mensalmente os níveis do líquido de arrefecimento dos inversores e das baterias, de forma a garantir um bom funcionamento do seu carro elétrico.

Quando e onde fazer a manutenção de carros elétricos?

Para saber com que frequência deve fazer a manutenção do seu carro elétrico, nada melhor do que consultar as indicações dadas pelo fabricante. Pode haver diferenças dependendo da marca e modelo do automóvel.

Não obstante, opte sempre por fazer as manutenções com os melhores profissionais, em estabelecimentos especializados. A Caetano Retail, por exemplo, conta com mais de 100 oficinas autorizadas, às quais pode confiar a manutenção do seu carro elétrico.