O manual do proprietário é importante?

senhor a ler o manual do proprietário

O manual do proprietário pode não ser o tipo de leitura mais entusiasmante que existe, mas é um guia de instruções importante para conhecer a fundo todas as funcionalidades do seu automóvel.

Se vai guiar um carro pela primeira vez (seja porque acabou de o comprar ou porque alugou uma viatura para o período de férias), antes de iniciar a viagem, assegure-se de que sabe ligar os médios ou acionar as escovas limpa vidros. Isto porque, durante a condução, é importante que se mantenha concentrado e evite qualquer tipo de distrações.

É por isso que o manual do proprietário é um guia automóvel fundamental. Apesar de muitas pessoas ainda pensarem que este pequeno livro já não tem a relevância de outrora (porque é sempre mais fácil fazer uma pesquisa rápida no Google ou no Youtube), o manual do carro continua a ser, sem dúvida, um documento ao qual deve dedicar alguma da sua atenção. Neste artigo, explicamos-lhe porquê.

5 Motivos pelos quais deve ler o manual do proprietário

1. Tirar proveito de todas as funcionalidades do seu automóvel

As funcionalidades variam muito consoante a marca e o modelo em questão. Por isso, se vai conduzir um carro ao qual não está habituado, é boa ideia dar uma vista de olhos no manual do proprietário para conhecer todas as suas características. Lembre-se de que os minutos gastos a consumir essa informação, é certamente tempo ganho no futuro.

2. Fazer uma manutenção automóvel adequada

O manual do proprietário vai dar-lhe informação sobre, por exemplo, quando e como deve mudar o óleo do seu carro ou a correia de distribuição. Se tem dúvidas sobre a substituição de peças ou sobre a utilização de produtos específicos, é a este manual que deve recorrer. Ninguém melhor do que a marca fabricante para lhe dizer como deve cuidar do seu carro.

3. Saber interpretar todos os sinais do veículo

Apareceu um sinal luminoso no painel de navegação e não sabe o que significa? O manual do carro pode ajudar. Apesar de muitos símbolos serem semelhantes em diferentes modelos, é recomendada a leitura deste guia para conseguir descodificar toda a informação.

Ler mais: “O que significam as luzes do painel?”

4. Cumprir o calendário de revisões automóvel recomendado

Ninguém melhor do que a marca fabricante para lhe dar indicações sobre o calendário de revisões automóvel que deve cumprir. Para além das boas práticas de manutenção automóvel, respeitar os períodos definidos pelo fabricante para fazer uma revisão oficial ao veículo é essencial para garantir as boas condições do mesmo e a máxima segurança na estrada.

5. Adaptar um carro às necessidades do seu condutor

Os segurança na estrada são um exemplo concreto de situações onde pode ser necessário adaptar um automóvel às necessidades do seu condutor. Nestas situações, é necessário elaborar um Plano Geral de Transformação e, de forma a cumprir todas as regras estabelecidas pelo fabricante, é imprescindível consultar o manual do carro.

Que informação pode encontrar no manual do proprietário?

Basicamente, tudo aquilo que procurar saber sobre o seu automóvel vai constar no manual do carro. Alguns exemplos são:

  • Comandos gerais de funcionamento automóvel: painel de navegação, instrumentos e comandos, iluminação;
  • Conforto: ventilação, sistema de ar condicionado, bancos, desembaciamento de vidros;
  • Visibilidade: comandos de iluminação, escovas limpa vidros;
  • Acessos: alarme, comandos e chaves, tanque de abastecimento, portas;
  • Equipamento do habitáculo: tapetes, apoio de braços
  • Segurança infantil: cadeiras para crianças;
  • Segurança geral: sistema ADAS, sistema de segurança ativa e passiva;
  • Revisões automóvel;
  • Sistemas multimédia e de conectividade;
  • Condução: limitador de velocidade, câmaras de apoio à condução;
  • Informação prática: mudar pneus, substituir lâmpadas, fusíveis, escovas limpa vidros;
  • Carregamento do veículo (no caso dos elétricos): componentes de carregamento, instruções para carregamento.

Onde pode aceder ao manual do proprietário do seu veículo?

Enquanto que há alguns anos, este guia essencial podia ser encontrado no porta luvas de qualquer veículo, hoje em dia, estes manuais estão maioritariamente disponíveis em formato digital. Entre websites das marcas, aplicações móveis ou o próprio ecrã tátil do veículo (no caso dos automóveis que o têm), o acesso ao manual do proprietário está, hoje em dia, muito mais facilitado.

As versões digitais, para além de otimizarem espaço no porta luvas e de serem uma opção mais amiga do ambiente, permitem que o condutor aceda ao seu conteúdo de forma interativa, saltando para os capítulos ou páginas que lhe interessam mais rapidamente.

Se nunca leu o manual de proprietário do seu automóvel, recomendados que o faça, de forma a conseguir tirar proveito de todas as suas funcionalidades e a prolongar o seu tempo de vida útil.

Ler mais: “Manutenção automóvel: Como prolongar a vida útil do seu carro?”