O que significam as luzes do painel?

luzes do painel do carro acesas

As luzes do painel do carro têm uma função importante já que permitem que o condutor tenha visibilidade sobre a performance e estado do seu veículo de forma imediata.

Graças à constante evolução da tecnologia automóvel (assim como, por exemplo, à crescente utilização de veículos eletrificados, que têm características mais específicas) começaram a surgir novos símbolos de avarias nos carros, e não só. Por isso, se outrora um condutor sabia ler todas as luzes do painel, hoje em dia pode não ser bem assim.

Ainda que este tipo de informação conste sempre no manual do proprietário – um guia extenso que contém todas as informações sobre o seu modelo automóvel – neste artigo, vamos falar sobre os sinais mais frequentes que requerem atenção imediata.

A importância das luzes do painel

A informação que aparece no painel de instrumentos ajuda qualquer condutor a melhor cuidar do seu automóvel. Se não se lembra bem quando é que deve mudar o óleo do motor ou verificar a pressão dos pneus, não se preocupe. Sempre que vir um novo símbolo colorido, é sinal que deve prestar atenção a algum aspeto relacionado com a manutenção automóvel.

Luzes do painel: significado das cores

Para conseguir ler corretamente a informação que se apresenta no painel de instrumentos de um veículo deve, em primeiro lugar, saber o que significa o esquema de cores. À semelhança dos semáforos, as cores variam dependendo da gravidade da situação.

  • Símbolos verdes, azuis ou brancos

As luzes do painel que têm estas cores dizem respeito a símbolos que são meramente informativos. Se algum destes símbolos aparecer no painel de instrumentos enquanto conduz, não se preocupe. Não é nada que comprometa o seu veículo e a sua segurança em andamento, pelo que pode seguir viagem tranquilamente. Muitas vezes, estes símbolos dizem respeito a funcionalidades que utiliza durante a condução (piscas, iluminação, etc.).

  • Símbolos amarelos

Já os símbolos que aparecem a amarelo indicam que existe uma falha ou uma avaria (não crítica) e que deve visitar o seu mecânico assim que possível. Normalmente é algo simples de resolver e pode tratar-se, por exemplo, de uma simples verificação do nível de óleo ou da pressão dos pneus.

  • Símbolos vermelhos

Alertam para a existência de uma anomalia grave no seu automóvel que pode comprometer a sua segurança. Se estiver a conduzir, encoste imediatamente e chame a assistência em viagem.

Ler mais: “Como tirar partido da assistência em viagem”

Os símbolos mais frequentes que alertam para problemas no automóvel

As luzes do painel são muitas e, para grande parte dos condutores, podem ser difíceis de memorizar. Para o ajudar, selecionámos alguns dos símbolos mais comuns que vão alertá-lo se algumas das seguintes situações ocorrer:

Avaria no sistema de controlo de emissões

1. Avaria no sistema de controlo de emissões

O sinal luminoso da injeção eletrónica, após o início da condução, deverá apagar-se. Se tal não acontecer, significa que existe um problema no sistema de controlo de emissões. Se este símbolo estiver a piscar, estará muito provavelmente perante uma avaria mais grave que pode levar a danos no catalisador. Se assim for, leve o carro a uma oficina de confiança o quanto antes.

Falha no sistema de pré-aquecimento de velas ou ignição

2. Falha no sistema de pré-aquecimento de velas ou ignição

Este sistema ajuda os carros com motor a diesel a iniciarem o seu funcionamento. É um sistema importante, especialmente se conduzir em baixas temperaturas. Se um sinal luminoso semelhante a uma resistência elétrica aparecer no painel de instrumentos do seu carro, está perante um problema do sistema de pré-aquecimento.

Pressão dos pneus baixa

3. Pressão dos pneus baixa

As luzes do painel também servem para ajudá-lo a manter a pressão dos pneus nos níveis recomendados. Sempre que vir este sinal luminoso aceso, dirija-se à estação de serviço mais próxima e ajuste a pressão.

Ler mais: “Mudar pneu: tudo o que deve saber”

Problemas com o alternador

4. Problemas com o alternador

Se o símbolo vermelho de uma bateria permanecer ligado, significa que a bateria do seu carro não está a carregar devidamente (possivelmente devido a problemas no alternador). Se isto acontecer em viagem, pare o carro em segurança e contacte a assistência em viagem.

Falta de pressão ou nível de óleo baixo

5. Falta de pressão ou nível de óleo baixo

O sinal luminoso referente ao óleo pode aparecer nas cores amarela ou vermelha, dependendo da gravidade da situação. Sempre que vir este símbolo no painel de instrumento, verifique o nível e a pressão do óleo.

Temperatura elevada

6. Temperatura elevada

Pode ser devido a falta de líquido de refrigeração, a uma falha nos sistemas de ventilação ou nos sensores. Sempre que a temperatura do motor estiver acima dos níveis normais, pare o carro e espere que este arrefeça antes de prosseguir viagem. Se a situação persistir, não conduza mais e dirija-se a uma oficina especializada o quanto antes.

Revisão automóvel

7. Revisão automóvel

Sempre que vir o símbolo de uma chave de fendas no painel de instrumentos do seu carro, significa que chegou a altura de fazer a revisão periódica automóvel. Este sinal aparece tendo em conta o programa de revisões previstas no manual do proprietário. Em alguns modelos, também pode aparecer a palavra Service ou NSP (abreviatura de inspeção).

Ler mais: “Revisão automóvel: o que importa saber”

Acendeu um símbolo no painel? Visite uma Oficina Caetano Retail!

Se lhe apareceu um dos símbolos mencionados no painel do seu carro, sugerimos que visite um mecânico de confiança para perceber o que se passa.

Nas Oficinas Caetano Retail encontra profissionais experientes, prontos para cuidar do seu automóvel e responder-lhe a todas as questões. Faça já a sua marcação!