Leasing automóvel: as 7 dúvidas mais comuns

leasing automóvel

Se não está particularmente entusiasmado com a ideia de comprar um carro, o leasing automóvel pode ser uma boa solução. É errado assumir que a compra é a única forma de conduzir um carro novo ou usado.

Existem diferentes opções de financiamento automóvel disponíveis e que se adaptam às necessidades dos condutores. Hoje falamos de uma delas – o leasing automóvel.

1. O que é o leasing automóvel?

No fundo, é um modelo de financiamento de veículos novos ou usados, feito durante um período definido (normalmente varia entre os 12 e os 96 meses).

E se ouvir o termo locação financeira, não estranhe. Estamos a falar da mesma coisa. Ambas as definições se referem à modalidade financeira em que o locador — a empresa que detém o automóvel — cede a sua utilização temporária a um cliente — o locatário- mediante o pagamento de uma quantia periódica.

Por muito atrativo que isto soe, como qualquer produto financeiro, este tem as suas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de tomar uma decisão, é necessário que perceba bem como funciona o leasing e se se ajusta às suas necessidades.

Ler mais: “Financiamento automóvel: qual é a solução certa para si?”

2. Como funciona o leasing?

Já percebemos que o leasing é uma modalidade de financiamento concedida a empresas ou a particulares, mediante a celebração de um contrato de locação financeira.

O que ainda não lhe dissemos é que, durante o período de vigência do contrato, o cliente pode usufruir do automóvel pagando uma prestação mensal definida entre ambas as partes, que pode sempre ser ajustada às suas necessidades.

Por ser uma solução flexível, é possível, ao longo do contrato, ajustar a quilometragem contratada ou os serviços extra, por exemplo.

E também é importante referir que a prestação paga nos serviços de leasing já inclui os custos referentes ao valor do automóvel, ao IVA, às comissões e às taxas de juro.

No final do contrato, o cliente terá sempre a opção de compra. Para isso, apenas será necessário liquidar o valor residual que ficou estipulado no contrato.

3. Para quem é indicado?

Normalmente, é uma opção muito utilizada pelas empresas devido aos benefícios fiscais associados. Contudo, cada vez mais particulares recorrem a esta solução.

Por isso, se tem necessidade de adquirir ou trocar de carro, mas não tem possibilidade de dar a entrada inicial, pondere um leasing. Em grande parte dos casos, a entrada equivale apenas a uma prestação mensal.

Mas esta é uma opção que só faz sentido para quem não fizer questão de ser o proprietário do veículo.

Ler mais: “Como poupar para comprar um carro?”; “Carros para empresas: leve o seu negócio para a estrada

4. Quais as principais vantagens do leasing automóvel?

Agora que já sabe como funciona o leasing, resumimos as suais principais vantagens:

  1. O processo é rápido e descomplicado;
  2. As taxas de juros são mais baixas – em comparação com um crédito automóvel tradicional – e estão diluídas na prestação mensal que o cliente paga;
  3. Isenção de imposto de selo sobre os juros e o financiamento;
  4. flexibilidade de condições – o cliente pode definir o prazo, a entrada, o valor residual, a quilometragem e os serviços extras que pretende;
  5. O financiamento pode ser feito a 100%;
  6. Dá acesso a condições mais vantajosas nos seguros automóvel;
  7. O cliente tem a opção de compra no final do contrato.

5. Existem outros aspetos a ter em atenção?

Sim! É necessário ter em mente que:

  1. O condutor não é o proprietário do veículo (pelo menos, até à liquidação total do valor em dívida);
  2. Será sempre necessário fazer um seguro de danos próprios;
  3. O locatário está encarregue de todas as despesas de manutenção;
  4. Se pretender liquidar antecipadamente o automóvel, as comissões são mais elevadas.

6. Qual é a diferença entre leasing, renting, ALD e crédito automóvel?

Pode parecer que estamos a falar da mesma coisa, mas leasing automóvel, renting e Aluguer de Longa Duração (ALD) são produtos financeiros diferentes. Para que faça uma escolha em plena consciência, é importante que conheça as principais diferenças.

 Leasing Vs. Aluguer de Longa Duração

Enquanto que no aluguer de longa duração a aquisição do veículo no final do contrato é obrigatória, no leasing é opcional.

Leasing Vs. Renting

A prestação paga num renting automóvel já inclui todos os custos de manutenção, o que não acontece num leasing. Para além disso, no decorrer de um contrato de leasing, é possível alterar o locatário.

Leasing Vs. Crédito automóvel tradicional

Um crédito automóvel está sempre sujeito a variações das taxas de juros, o que não acontece num leasing. Porém, as taxas fixas do leasing são mais elevadas.

7. Será o leasing automóvel uma boa opção para mim?

Depende muito da sua situação e dos seus objetivos. Cada caso deve ser estudado individualmente.

No que ao investimento diz respeito, saiba que é possível recorrer a um simulador leasing automóvel online (existem várias soluções gratuitas na internet), que lhe permite ter uma ideia de quanto é que esta solução lhe iria custar ao fim do mês.