Como acabar com a humidade no carro

humidade no carro

O inverno e o tempo chuvoso são normalmente sinónimos de mais humidade no carro. Para além de ser desconfortável, a humidade dentro do carro pode causar maus cheiros, degradar o interior do veículo e dar origem a bolor (que é perigoso para saúde!). Já para não falar nos vidros embaciados que podem comprometer a boa visibilidade do condutor durante a condução.

Por isso, é fundamental implementar algumas medidas para minimizar a humidade dentro do veículo durante as estações frias.

8 Formas para eliminar a humidade do seu carro

1. Verifique se os filtros estão entupidos ou demasiado usados

Caso estejam, pode acumular-se mais humidade no carro.

2. Limpe os vidros com regularidade

A sujidade faz com que se crie uma fina película nos vidros que tem tendência a absorver gotículas de água. Assim, janelas limpas e sem gordura é sinónimo de menos humidade no carro.

Ler mais: “Como prevenir vidros embaciados no inverno”

3. Garanta uma boa circulação de ar

Mesmo que esteja frio, faça um esforço para abrir as janelas durante algum tempo, de forma a arejar o interior do veículo. Faça-o sobretudo nas horas do dia mais solarengas.

4. Ligue o ar condicionado

O ar condicionado é um grande aliado no combate à humidade dentro do carro. Garanta sempre que o sistema de ar condicionado está em boas condições de utilização (mude os filtros com regularidade e limpe a fundo das condutas de ar) e ligue-o ocasionalmente durante os dias de inverno mais húmidos.

Ler mais: “Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber”

5. Verifique o isolamento do habitáculo

Deve ainda certificar-se que as borrachas vedantes das portas e das janelas estão em boas condições. Se já estiverem gastas, proceda de imediato à sua substituição para que não entre humidade desnecessária no interior do habitáculo.

6. Seque o interior do automóvel

Se entrou no carro com as botas molhadas ou com o guarda-chuva ainda a pingar, não se esqueça de secar (na medida do possível) o interior do seu carro. Retire os tapetes se estes estiverem molhados e não deixe nenhum objeto húmido lá dentro (guarda-chuvas ou gabardines ainda molhadas, por exemplo).

Ler mais: “Como fazer uma correta limpeza de estofos automóvel?”

7. Tenha atenção aos locais de estacionamento

Se tiver uma garagem coberta, não abdique de estacionar lá o seu carro durante a noite. Já durante o dia, dê preferência a lugares de estacionamento ao sol (se o tempo assim o permitir).

8. Recorra a um desumidificador

Existem no mercado vários desumidificadores portáteis para carros que pode adquirir por um preço razoável. Muitos deles são, inclusive, reutilizáveis! Em alternativa, se tiver em casa uma garagem coberta (box), estacione lá o seu carro com todas as portas abertas, e deixe um desumidificador elétrico ligado durante a noite. Vai ser infalível!

O que fazer quando há bolor no interior do veículo?

Muitas vezes, por muito cuidado que um condutor tenha, a humidade no carro vence e dá origem à formação de bolor. Se isto lhe acontecer, é preciso ter alguns cuidados especiais. A exposição ao bolor pode afetar as pessoas mais sensíveis e causar, por exemplo, congestão nasal, irritação na pele e nos olhos, ou comichão intensa. Em alguns casos, os sintomas podem até ser mais graves!

Por isso, se detetou bolor no interior do seu carro, tenha especial cuidado e adote as seguintes medidas:

1. Use máscara e luvas de proteção

Como o bolor pode ser perigoso para a saúde, não se esqueça de usar máscara e luvas de proteção. Se tiver uma maior sensibilidade ao bolor, o melhor é mesmo pedir a alguém que trate desta tarefa por si, e manter-se longe!

2. Utilize produtos próprios para remover bolor

Existem no mercado produtos específicos para remover o bolor do interior dos veículos. Tenha atenção à escolha do produto porque este deve ser adequado a estofos, tablier, manete de mudanças, tapetes, bagageira e lona do descapotável (quando aplicável).

3. Faça uma limpeza automóvel profissional

Se a solução acima não resolver o problema de bolor na íntegra, o melhor que tem a fazer é investir numa limpeza profissional. Escolha uma empresa de referência para esta tarefa e solicite-lhe também que faça a higienização dos filtros de ar condicionado, de forma a prevenir o desenvolvimento de ácaros e fungos.

Ler mais: “5 motivos pelos quais a lavagem do carro é importante”

Humidade no carro e a importância da prevenção

Para evitar chegar a uma situação extrema de formação de bolor, o melhor é adotar medidas preventivas para reduzir a humidade no carro. Veja a meteorologia para os próximos dias e, se a chuva não der tréguas, redobre a sua atenção com o seu carro.

E, já sabe, uma visita às Oficinas Caetano Retail é sempre uma boa solução!