Gasolina 95 ou 98: qual é a mais adequada?

homem a abastecer carro com gasolina 95 ou 98

Muitos condutores, quando vão abastecer os seus veículos, questionam-se sobre se devem optar pela gasolina 95 ou 98. E o preço não deve ser o único indicador a ter em conta.

Se tem um automóvel a gasolina e se se depara com esta questão frequentemente, neste artigo, vamos ajudá-lo a perceber as diferenças entre estes dois tipos de combustível e a decidir sobre se deve optar pela gasolina 95 ou 98.

Gasolina 95 ou 98: as 6 diferenças principais

Antes de mais, importa sempre reforçar que qualquer automóvel que seja abastecido com gasolina 95 pode, da mesma forma, ser abastecido com gasolina 98. Não obstante, existem veículos que beneficiam mais de um tipo de combustível do que outros, e vice-versa.

Apesar de muitas pessoas pensarem que a principal diferença entre gasolina 95 e 98 é apenas o preço, na verdade, existem outras diferenças importantes que deve conhecer:

1. Produção

A base de produção destes dois tipos de gasolina é muito idêntica. Contudo, a principal diferença tem a ver com o nível de refinação do combustível. Isto, trocado por miúdos, significa que a gasolina pode ser mais ou menos aditivada.

Alguns dos aditivos mais utilizados são as octanas ou o bioetanol. Na gasolina 98, por exemplo, a percentagem de bioetanol pode ir até aos 10% e na gasolina 95 ronda apenas os 5%.

 2. Preço

Esta é a diferença mais evidente a olho nu. A diferença de preço tem muito a ver com o processo de produção e com a utilização de mais ou menos aditivos. A gasolina 98, apesar de ser mais cara, vai dar um melhor rendimento ao motor do seu carro. Além disso, tem mais oxigenadores e detergentes que melhoram a capacidade de combustão, reduzem os resíduos, limpam o motor e reduzem, por conseguinte, as emissões de gases poluentes.

Assim sendo, é natural que tudo isto se traduza numa diferença de custo para o consumidor.

 3. Poupança

Sabemos que isto pode parecer um contrassenso, mas ao abastecer o seu automóvel com gasolina 98 pode estar, na verdade, a poupar! Isto porque os aditivos deste tipo de gasolina permitem que o combustível renda mais.

Ler mais: “É seguro abastecer com combustíveis mais baratos?”

4. Performance

Apesar de um carro a gasolina poder ser abastecido com gasolina 95 ou 98, o ideal será sempre ter em conta as recomendações do fabricante e manter-se fiel ao mesmo tipo de gasolina.

Isto porque a diferença entre gasolina 95 e 98 tem também a ver com a própria performance do automóvel. A gasolina 98, por exemplo, como tem uma capacidade de explosão maior, é indicada para carros desportivos, superdesportivos e motos com mais de 125cc, que beneficiam de uma melhor performance e maior poder de aceleração.

Em todos os outros cenários, por norma, é aconselhável a utilização de gasolina 95.

5. Proteção

A excelência dos aditivos utilizados na gasolina 98 confere uma maior proteção ao automóvel contra a acumulação de sujidade no motor e contra a corrosão do mesmo. Isto, a longo prazo, pode ser uma vantagem que também se traduz em poupança.

6. Impacto ambiental

Alguns tipos de gasolina foram ainda trabalhados de forma a tornarem-se menos prejudiciais para o ambiente. Existem no mercado fórmulas mais avançadas que reforçam o poder de limpeza e proteção do motor, melhoram a combustão e emitem menos gases poluentes para a atmosfera.

Ler mais: “Hidrogénio verde: saiba mais sobre o combustível do futuro”; “Quais são os combustíveis menos poluentes para um automóvel?”

Como decidir se deve optar pela gasolina 95 ou 98?

Não é uma resposta certa nem definitiva. Tenha em conta todas as diferenças acima listadas e, principalmente, a recomendação dada pelo fabricante do seu automóvel.

Contudo, de uma forma geral, parece-nos seguro concluir que a diferença entre gasolina 95 e 98 não é muito expressiva, exceto no caso dos automóveis desportivos. Por isso, se tiver um veículo citadino ou outro modelo que não necessite de muita potência ou de uma elevada performance, muito provavelmente não vai notar grandes diferenças entre estes dois tipos de gasolina.

Ler mais: “Carros citadinos: a solução ideal para centros urbanos”