Financiamento automóvel: qual é a solução certa para si?

pessoa a ponderar diferentes opções de financiamento automóvel

Se vai comprar um carro – seja ele novo ou usado – é muito provável que precise de recorrer a um financiamento automóvel. Afinal, reunir todo o montante necessário para fazer a compra a pronto não é uma prática comum em Portugal.

O que grande parte das pessoas não sabe é que o crédito automóvel não é a única opção (apesar de ser a mais conhecida) para conseguir financiar a sua nova viatura.

Existem diferentes tipos de produtos financeiros e cada um deles tem características específicas que se podem enquadrar mais ou menos nas necessidades e expectativas de cada pessoa.

Por isso, é importante que conheça as soluções mais comuns e as suas diferenças para conseguir decidir qual é a melhor opção para si.

O que devo ter em conta para escolher o tipo de financiamento automóvel mais adequado?

Para poder escolher o tipo de financiamento automóvel mais adequado, é importante analisar previamente certos aspetos, tais como:

  • Tipo de automóvel: quer conduzir o modelo mais recente da sua marca de eleição ou está confortável com um carro usado?
  • Entrada: tem possibilidade de dar uma entrada para a compra de um carro?
  • Prestação mensal: quanto está disposto a pagar mensalmente, sem que isso prejudique e desequilibre o seu orçamento familiar?
  • Necessidades correntes: quantos quilómetros percorre em média? Vai optar por um carro elétrico ou um carro a gasolina?
  • Despesas extra: consegue lidar com imprevistos e custos extra ou prefere ter um gasto fixo recorrente?
  • Propriedade: faz questão de ser o dono do veículo?

Todas estas variáveis devem ser consideradas e, bem pesados todos os prós e contras, poderá até chegar à conclusão de que comprar um carro nem é a melhor solução.

Que tipos de financiamento automóvel existem?

Sim, leu bem. A compra pode até nem ser a melhor opção. Isto porque existem outras modalidades de financiamento automóvel que têm inúmeras vantagens para os condutores. As mais comuns são:

1. ALD ou Aluguer de Longa Duração

Como o próprio nome indica, o ALD é uma modalidade de financiamento que a empresa ou entidade proprietária de um veículo (locadora) cede ao seu cliente (locatário) a utilização temporária de um automóvel, em troca do pagamento de uma renda fixa mensal.

Esta modalidade é bastante utilizada por quem deseja conduzir um carro novo, mas não tem forma de dar uma entrada.

No final do contrato do aluguer de longa duração, o cliente procede ao ajuste do valor remanescente a pagar e finaliza a compra da viatura.

As principais vantagens do ALD são taxas de juro tendencialmente mais baixas (face àquelas praticadas no crédito automóvel tradicional) e não existe o peso de ter de dar uma entrada inicial.

2. Leasing

O Leasing é outra modalidade de financiamento automóvel bastante semelhante ao ALD. A grande diferença entre ambas é que enquanto que no Aluguer de Longa Duração o cliente é obrigado a comprar o automóvel no final do contrato, no Leasing isso é opcional.

Em ambas as situações, o condutor não detém a propriedade do automóvel, mas está encarregue de suportar todos os custos inerentes à sua utilização.

Para além disso, as entidades locadoras exigem sempre a contratação de um seguro de danos próprios para a viatura, o que representa um custo extra.

Ler mais: “Inspeção Automóvel: as 5 dúvidas mais comuns”

3. Renting

Apesar do Renting ser mais uma modalidade de aluguer operacional de viaturas do que um tipo de financiamento automóvel, vale sempre a pena incluí-la nesta lista.

O Renting tem algumas semelhanças com o ALD e com o Leasing, pois também pressupõe que o condutor não seja o dono efetivo da viatura. Em troca do pagamento de uma renda mensal, a entidade locadora cede o direito de utilização da viatura ao cliente, durante um prazo previamente acordado.

Mas enquanto que no ALD e no Leasing os custos de manutenção da viatura e a contratação do seguro de danos próprios são da responsabilidade do condutor, no Renting isso não acontece. É possível contratar um pacote de serviços extra e não se preocupar com surpresas inesperadas ao fim do mês.

Deverá ainda ter em atenção que para esta modalidade é necessário fazer uma estimativa dos quilómetros médios percorridos e respeitá-la.

4. Crédito Automóvel

Por fim, temos a modalidade de financiamento automóvel mais comum: o crédito automóvel.

Se faz questão de ser o proprietário do veículo e se tem alguma disponibilidade financeira, a compra a crédito de um carro poderá ser a opção mais viável. Relembramos que este tipo de financiamento automóvel implica sempre que a entidade financeira fique com a reserva da propriedade (hipoteca) até ao final do contrato e do pagamento da totalidade do crédito.

Hoje em dia, o crédito automóvel não implica tanta burocracia como outrora e é possível, em alguns casos, conseguir até 100% do financiamento.

Contudo, as taxas de juro costumam ser, em média, mais elevadas face aos juros oferecidos noutras modalidades.

A importância de escolher bem o tipo financiamento automóvel

Posto isto, vale a pena aprofundar o estudo de cada uma destas modalidades de financiamento, de forma a fazer uma decisão consciente e que vá ao encontro das suas necessidades. Acima de tudo, é importante garantir que a compra de um automóvel é um investimento que vai encaixar bem no seu puzzle orçamental.

Ler mais: “Comprar carro: dicas para comprar o seu primeiro carro”