Deve circular com um extintor para carros a bordo?

extintor para carro

Um extintor para carros em nada difere dos extintores tradicionais. Falamos de uma pequena botija que pode ser transportada e utilizada manualmente, e que contém, no seu interior, um agente extintor. É esta substância que, na eventualidade de haver um incêndio no automóvel, vai ser capaz de o apagar.

É altamente recomendável que todos os condutores circulem com um extintor a bordo, uma vez que todas as viaturas são constituídas por compostos altamente inflamáveis. Materiais como plásticos, têxteis, colas ou resinas, fazem parte dos diversos componentes de um automóvel.

E mesmo os carros elétricos ou os mais modernos — devido à complexidade da sua tecnologia — estão suscetíveis a atingir altas temperaturas.

Assim, acreditamos que mais vale prevenir do que remediar. Mas qual o extintor correto para carros? E onde o comprar? Continue a ler porque, neste artigo, vamos explicar-lhe tudo.

Ter um extintor para carros é obrigatório?

Antes de mais, é importante clarificar que circular com um extintor obrigatório é uma regra que só se aplica aos automóveis utilizados no transporte público de passageiros. Esta regra está prevista na alínea b) do nº 1 do artigo 30º do Regulamento do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto nº 39 987, de 22 de Dezembro de 1954, e diz que:

  • “Os automóveis ligeiros de passageiros afetos ao transporte público de passageiros devem possuir um aparelho extintor adequado para fogos das classes A, B e C com capacidade não inferior a 2Kg”;
  • Para além disso, “os extintores devem estar colocados no habitáculo em posição facilmente acessível, ou na bagageira, nos casos em que devido às dimensões do habitáculo a colocação daquele aparelho no interior do veículo possa constituir risco para o exercício da condução ou para a segurança dos passageiros.”

Assim, se não se dedica ao transporte de passageiros e se não circula com um extintor para carros, não se preocupe porque não está a cometer nenhuma infração.

Mas apesar de não ser obrigatório para todas as viaturas, recomendamos que circule sempre com um extintor a bordo.

O que pode causar um incêndio no veículo?

São várias as causas que podem estar na origem de um incêndio automóvel. Normalmente, os incêndios têm origem no circuito elétrico ou no compartimento do motor, por escorrimento ou fuga de combustível ou óleo. Também pode ter origem no habitáculo, devido ao uso incorreto de isqueiros, cigarros, fósforos, ou a um curto-circuito da área elétrica.

Existem ainda outros fatores que podem aumentar a probabilidade de haver um incêndio do veículo, tais como: a idade da viatura, a temperatura exterior elevada ou a falta de manutenção automóvel.

Tenha especial atenção à condução durante o verão. Para além das temperaturas exteriores serem mais altas, muitos condutores acabam por conduzir muitos quilómetros até aos seus destinos de férias. Durante esta altura do ano, não se esqueça de fazer um check-up ao veículo antes de iniciar a viagem, e de prestar atenção à temperatura do motor durante a mesma.

Que tipo de extintor para carros devo comprar?

Para saber qual o extintor correto para carros, deve conhecer os diferentes tipos de incêndios que podem ocorrer numa viatura:

  • Incêndios de classe A: acontecem em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha ou madeira. Deixam resíduos (carvão ou cinzas) e podem ser combatidos com extintores à base de água.
  • Incêndios de classe B: são os incêndios que ocorrem em líquidos, como gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem (gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas ou graxas). Neste tipo de incêndio deve utilizar-se um extintor de pó químico e gás carbônico para abafar a combustão.
  • Incêndios de classe C: acontecem em equipamentos elétricos energizados (geradores, motores, cabos elétricos, etc.) e devem ser apagados com recurso a um extintor de pó químico ou gás. O agente extintor não pode ser condutor de eletricidade e, por isso, não pode ter soluções à base de água ou espuma.

Se estiver a considerar comprar um extintor para carros, opte por um de pó seco, pois adapta-se a qualquer uma destas categorias de incêndio.

O que devo ter em conta na hora da compra?

Não chega saber qual é o extintor correto para carros. Aquando da compra, existem outros aspetos que deve ter em consideração, nomeadamente:

  • O extintor deve ter, pelo menos, 1 kg de agente extintor;
  • Opte por formatos compactos, que possam ser instalados facilmente no veículo;
  • Verifique se se trata de um extintor certificado, com garantia do fabricante;
  • Verifique o bom estado do material de revestimento;
  • Escolha um modelo que possa voltar a ser enchido com facilidade.

Como transportar um extintor no carro?

Um extintor deve ser instalado de forma correta na viatura e deve estar fixo. Em caso de embate, é importante garantir que não há descargas acidentais. Normalmente, o melhor local para acomodar um extintor para carros é por baixo do banco do condutor ou na mala. Há modelos que podem ser adquiridos já com um suporte próprio para fixação. Também é importante resguardar o extintor da luz solar direta.

Como utilizar um extintor de carro?

Na eventualidade remota de haver um incêndio no seu veículo, não chega ter um extintor a bordo. É preciso saber usá-lo.

Antes de mais, reforçamos que manter a calma é fundamental. Se o incêndio ocorrer com o veículo em andamento, desligue o motor e pare o carro em segurança. Idealmente, tente imobilizar a viatura num local desobstruído e com o piso “limpo”. Não estacione em locais que tenham folhas ou vegetação seca no chão, papéis ou outros materiais de fácil combustão.

Depois, assegure-se de que todos os passageiros a bordo saem da viatura em segurança. Ligue de imediato para o 112 e solicite também assistência em viagem.

E para usar o extintor do carro siga os seguintes passos:

  • Remova o pino de segurança;
  • Se o incêndio for no capô do motor, abra-o com cuidado e proteja as mãos das chamas;
  • Aponte o jato do extintor para a fonte das chamas e efetue a descarga.

Não utilize o extintor contra o vento e, se não tiver consigo nenhum extintor, não tente apagar o incêndio de outra forma! Nessas situações limite-se apenas a imobilizar o veículo, evacuar os passageiros e chamar o 112.