Como fazer a manutenção das escovas limpa vidros

manutenção de escovas limpa vidros

As escovas limpa vidros, entre outros elementos, são fundamentais para garantir uma boa visibilidade na estrada quando as condições climatéricas não são as melhores. Com a chegada das estações frias e da chuva, é muito importante garantir que as escovas limpa vidros estão em perfeitas condições.

Mas como saber se é a altura certa para mudar as escovas? E como fazer com que elas durem mais tempo?

Continue connosco porque vamos explicar-lhe tudo aquilo que precisa de saber.

Como saber se já está na altura de substituir as escovas limpa vidros?

Normalmente, as escovas limpa vidros devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano. Porém, a durabilidade de cada peça varia de marca para marca e também depende de outros fatores, inclusive, da própria qualidade do material. É por isso que é importante optar por peças de boa qualidade, sempre que possível.

Mas se perdeu o fio à meada e se não sabe bem se já passou um ano desde a última troca, estes são os sinais mais comuns que acusam a necessidade de substituição das escovas:

  • A limpeza dos vidros não é feita imediatamente e são necessárias várias passagens para que o vidro fique totalmente limpo;
  • As escovas deixam um rasto de água;
  • As escovas produzem ruídos e vibrações anormais durante o movimento;
  • Os cantos não ficam bem lavados;
  • A esponja apresenta pequenas lacerações e frechas.

Se detetou alguns destes sintomas, não adie mais e garanta que a má visibilidade na estrada não vai ser um problema nos dias mais chuvosos de inverno.

Ler mais: “Os principais cuidados com o carro no inverno”

8 Principais cuidados a ter com as escovas limpa vidros

Para que as suas escovas limpa vidros durem o máximo de tempo possível, é importante ter alguns cuidados e fazer uma correta manutenção. Sugerimos que:

1. Mantenha as escovas e os vidros sempre limpos

Deve, antes de mais, lavar as escovas e o vidro do seu carro regularmente. Claro que tudo depende da utilização que faz da viatura, assim como das próprias condições climatéricas. Sugerimos que, pelo menos uma vez por mês, dedique algum tempo à limpeza do vidro e das escovas.

Para limpar todas as zonas (mesmo os cantos mais difíceis) coloque as escovas numa posição perpendicular ao vidro, e garanta que tem acesso a todos os pontos onde a sujidade de acumula. Não utilize produtos ou detergentes muitos abrasivos, uma vez que podem danificar os materiais das escovas. Dê preferência a uma folha de jornal e água morna, ou então recorra a produtos próprios para limpeza de escovas limpa vidros.

No final, verifique se todas as zonas ficaram efetivamente limpas: desde o braço articulado até à dobradiça.

2. Não use as escovas a seco

Nas estações quentes, muito propícias a poeiras e pólen no ar, é importante resistir à tentação de usar as escovas a seco. Isto pode fazer com que o vidro fique riscado, com que as escovas sofram pequenos danos e se desgastem mais rapidamente.

3. Verifique o nível do reservatório da água com frequência

Para isso, não se esqueça de verificar o reservatório de água com frequência. Quando o encher, opte por utilizar produtos específicos para limpeza de vidros. Por muito económico que possa ser encher o reservatório com água da torneira, isto pode provocar a acumulação de calcário que, a longo prazo, pode entupir os orifícios do pulverizador.

4. Recorra aos produtos certos

Idealmente, deve usar sempre líquido para limpeza de vidros. Graças às suas propriedades de limpeza, este tipo de produto vai fazer com que os vidros fiquem limpos mais rapidamente e com que as escovas não tenham de trabalhar tanto. Para além disso, o líquido de limpeza de vidros tem propriedades específicas que vão ajudar a preservar as escovas. Nunca utilize produtos abrasivos (com álcool com amoníaco, por exemplo), uma vez que estes podem corroer a borracha, e levar à necessidade de substituir escovas limpa para brisas mais cedo do que o previsto.

Ler mais: “Manutenção automóvel: Como prolongar a vida útil do seu carro?”

5. Não use as escovas se houve neve acumulada no vidro

Nos dias de frio extremo, quando chegar ao seu carro pela manhã e o encontrar coberto por uma grossa camada de neve ou geada, não tente eliminá-la acionando as escovas limpa vidros. O peso da neve ou o atrito causado pela geada podem fazer com que as escovas fiquem deformadas.

6. Tenha cuidado com o calor extremo

O calor extremo é talvez o maior responsável pela degradação das escovas e por danificar as borrachas do para-brisas. Para evitar esta situação, o nosso conselho é que deixe sempre o seu carro estacionado num lugar com bastante sombra ou, se o carro ficar parado muito tempo, o melhor é mesmo deixá-lo na garagem.

O verão também é aquela altura em que os carros, tendencialmente, se sujam mais. E é nas escovas limpa vidros que grande parte da sujidade se pode acumular. Por isso, redobre os cuidados com a limpeza automóvel durante as alturas mais quentes do ano.

7. Respeite a indicação dada pelo fabricante

E mesmo que coloque todas estas dicas em prática, é muito importante, acima de tudo, respeitar as indicações dadas pelo fabricante.

8. Esteja atento aos principais sinais de degradação

Se não tem a certeza quando foi a última vez que trocou as escovas do seu carro, esteja atento aos principais sinais de degradação que listámos acima, e trate de substituir escovas limpa para brisas de imediato.

Lembre-se de que, com a chegada das estações frias e da chuva, é importante garantir que o seu carro está totalmente pronto para lhe proporcionar uma condução segura na estrada.