Os 10 carros com o custo de manutenção mais barato

carros com menor custo de manutenção

São muitas as variáveis a considerar quando se decide comprar um carro e, entre elas, está o custo de manutenção expectável ao longo dos anos.

O investimento inicial associado à compra de um automóvel pode representar um esforço significativo para muitas famílias. E, se a isto somarmos problemas consecutivos com a manutenção automóvel, o que inicialmente parecia ser um negócio razoável, rapidamente se pode transformar numa séria dor de cabeça.

A boa notícia é que a CarEdge – empresa americana independente cuja missão é auxiliar os compradores de carro no seu processo de compra – divulgou recentemente uma lista com as marcas automóveis onde mais se poupa, assim como os 10 modelos que têm o custo de manutenção mais barato, num período de 5 anos.

Se está a considerar comprar carro em breve, este artigo é para si!

As 5 marcas com o custo de manutenção mais baixo

1. Toyota

Não surpreende que a Toyota lidere o topo desta lista. A marca japonesa tem uma ótima reputação no setor graças à qualidade de fabricação dos seus veículos. Desde os seus modelos citadinos (Corolla e Camry) aos veículos de maior dimensão, toda a linha passa por um rigoroso controlo de qualidade.

Para além disso, para quem deseja vender o seu automóvel usado, a Toyota é sempre uma boa aposta porque assegura um bom retorno.

Mitsubishi

2. Mitsubishi

Comparativamente aos SUVs, carros utilitários e carros familiares de marcas concorrentes, a Mitsubishi destaca-se devido aos seus custos de manutenção bastante acessíveis. Não é de estranhar que um dos seus modelos faça parte da lista de 10 carros com manutenção mais barata.

Honda

3. Honda

Se fiabilidade é uma característica que não prescinde num automóvel, a Honda pode ter várias opções para si. Sendo o Honda Civic um concorrente direto do Toyota Camry, não admira que este modelo também faça parte da lista de carros com os custos de manutenção mais reduzidos.

4. Volkswagen

Se pensa que a produção alemã é sinónimo de custos de manutenção automóvel mais elevados, desengane-se! A Volkswagen  vem provar que não. Apesar de algumas componentes da marca alemã serem ligeiramente mais caras (se as compararmos às mesmas componentes da Toyota ou da Honda), graças à sofisticação da sua engenharia, a marca consegue antecipar-se e prevenir várias avarias.

5. Nissan

Deste ranking também faz parte a Nissan, cujos modelos são, sem dúvida, sinónimo de custos de manutenção reduzidos. O Nissan Altima destaca-se por ser um dos modelos mais populares das últimas décadas, enquanto que o Nissan Versa faz parte da lista de 10 carros com custos de manutenção mais baixos.

Os 10 carros com o custo de manutenção mais barato, a 5 anos

Vejamos agora, em maior detalhe, os 10 modelos automóvel selecionados pela CarEdge que, num período de 5 anos, representam custos de manutenção mais baixos para os condutores.

1. Toyota Yaris

toyota yaris vermelho

Segundo o estudo divulgado pela CarEdge, o Toyota Yaris lidera este top 10. Podemos esperar que, em 5 anos, este veículo exija um investimento de, sensivelmente, 1.129 euros. Para além disso, a probabilidade de ter de fazer uma reparação mais séria é de apenas 6%, no último ano.

2. Toyota Corolla

toyota corolla vermelho

Já o Toyota Corolla terá, durante este período, um custo de manutenção global na ordem dos 1 161 euros e a probabilidade de ter de gastar dinheiro com uma avaria mais séria também é apenas de 6%.

3. Toyota Prius Plug-In

Toyota Prius

Se estiver a considerar comprar um carro híbrido, o Toyota Prius Plug-in é outra opção que irá requerer um baixo custo de manutenção. Durante 5 anos, não deverá gastar mais do que 1.175 euros, e há apenas 5% de probabilidade de ter de fazer uma reparação mais complexa. Contudo, é a partir do quinto ano que as reparações se tornam mais exigentes devido à intervenção no motor de combustão do seu sistema híbrido.

4. Toyota Camry

toyota camry preto

A lista continua com mais um modelo da Toyota e, desta vez, é o Toyota Camry que se destaca com os custos de manutenção a rondarem os 1 221 euros para um período de 5 anos. Como os demais modelos da Toyota, a probabilidade de haver gastos com avarias de maior dimensão mantém-se nos 6%.

5. Toyota Prius Prime

toyota prius prime

Para o Toyota Prius Prime, o custo de manutenção expectável para 5 anos é de 1.222 euros, e a probabilidade de ter de gastar dinheiro com avarias mais sérias também se fica pelos 6%.

6. Toyota Avalon

toyota avalon branco

Para o último modelo da Toyota nesta lista, temos o Toyota Avalon, com um investimento total de 1.328 euros, ao longo dos primeiros 5 anos. A probabilidade deste modelo ser submetido a uma intervenção que ultrapasse este valor, durante esse período, é de 6%.

7. Mitsubishi Mirage

mitsubishi mirage

O Mitsubishi Mirage pode não ser o modelo mais apelativo a nível de design. No entanto, se procura um carro com pouca necessidade de manutenção e que sirva para as deslocações básicas do dia a dia, este é uma boa opção. Em 5 anos, o seu custo de manutenção expectável é apenas de 1.344 euros e a probabilidade de haver avarias maiores é de 7,33%.

8. Honda Fit

honda fit

Para o Honda Fit, a CarEdge estima que os custos de manutenção previstos sejam cerca de 1.365 euros, e a probabilidade de avarias de maior dimensão seja apenas de 7,13%.

9. Mitsubishi Mirage G4

mitsubishi mirage g4

Em comparação com o Mitsubishi Mirage, a versão G4 representa um acréscimo de apenas 90 euros nos custos de manutenção. Falamos, assim, de um investimento total na ordem dos 1.434 euros para 5 anos. A probabilidade de avarias maiores é de 7,77%.

10. Nissan Versa 

nissan versa vermelho

O Nissan Versa é definitivamente uma boa aposta no que toca à poupança com a manutenção. Podemos esperar, com este modelo, um investimento de 1.439 euros ao longo de cinco anos, e apenas 7,98% de probabilidade de haver custos extra com avarias maiores.

Independentemente do modelo que decidir comprar, lembre-se de que é sempre possível prolongar a vida útil de um automóvel e reduzir os custos de manutenção através de comportamentos e ações preventivas. Uma boa prática é levar o seu carro a oficinas autorizadas com uma equipa especializada, como da Caetano Retail. Desta forma, tem a certeza que o seu carro está entregue às mãos certas. Agende já a sua visita!