Guia para comprar carro online

como comprar carro online

Para quem não tem tempo de visitar os diferentes stands automóveis, comprar carro online é provavelmente a melhor solução. Para tal, existem diversos sites de venda de carros aos quais pode recorrer.

Para muitas pessoas, a ideia de comprar carro online pode causar ainda alguma estranheza mas, se souber como o fazer em segurança, não haverá qualquer problema.

Comprar carro online ou presencialmente,  envolve, na grande maioria dos casos, um investimento significativo e, por isso, é natural que qualquer potencial comprador queira ser cauteloso.

Neste artigo, vamos deixar-lhe algumas dicas fundamentais para comprar carro online com toda a segurança. Siga-as e feche um bom negócio poupando, simultaneamente, tempo e dinheiro

Como comprar carro online em segurança nos diversos sites de venda de carros?

Atualmente, a internet é uma espécie de montra digital onde conseguimos encontrar todos os produtos e serviços que necessitamos no dia a dia. É ainda uma ótima fonte para estudarmos bem o produto que queremos comprar (neste caso, os diferentes modelos de carros usados) e para compararmos preços entre as várias entidades vendedoras. Na verdade, o processo de prospeção online é muito semelhante a comprar outros artigos.

Definir qual é o carro usado que quer comprar

O primeiro passo para comprar carro online é o mais óbvio, mas também o mais longo: escolher qual é o carro a comprar e se deve optar por um carro novo ou por um carro usado.

No caso dos carros novos, comece por fazer uma lista dos carros que deseja. Analise cada um deles e comece por enumerar todos os prós e contras. Uma boa ideia é criar uma shortlist de critérios a ter em conta. Por exemplo, preço, características, tipologia, consumo de combustível, entre outros.

Quando tiver uma lista final com três ou quatro veículos, pode começar a preencher formulários de pedido de informação para cada um deles.

Se, por outro lado, estiver inclinado para comprar carro usado, saiba que existem inúmeros sites de venda de carros onde poderá encontrar bons negócios. É só uma questão de pesquisar. Na Caetano Retail, por exemplo, pode escolher entre mais de 1600 viaturas usadas.

Apesar da prospeção inicial ser um processo normalmente mais longo e meticuloso, ela é essencial para garantir que encontra um produto ajustado às suas necessidades e que fecha um bom negócio. Seja paciente e confie que o resultado vai valer a pena.

Como comprar carro online

As principais vantagens de comprar carro online

Conforto

Ao comprar carro online, como qualquer outro produto, vai beneficiar de um maior conforto. Não só evita viagens e deslocações desnecessárias, como também poupa tempo e dores de cabeça em burocracia;

Condições oferecidas

Normalmente, os sites de venda de carros têm campanhas e condições online exclusivas. Para além disso, se escolher comprar carro online num retalhista de confiança, vai provavelmente conseguir usufruir de outro tipo de condições, tais como dias de teste ao veículo, compra de carros certificados e controlados por especialistas da marca, garantia até 12 meses, opções de financiamento, etc.;

Disponibilidade

Nos diversos sites de venda de carros conseguirá encontrar carros que não estão nos concessionários mais próximos do seu local de residência. Para além disso, pode ainda personalizar o veículo como quiser, no conforto de sua casa;

Oferta

Com uma maior oferta, é provável que consiga encontrar um preço mais competitivo. Consulte os vários sites de venda de carros e compare os diferentes preços para cada automóvel, de forma a escolher a opção mais vantajosa;

Facilidade de comparação

Se estiver interessado num ou mais carros, pode verificar instantaneamente as suas características através de comparadores online. Isso irá ajudá-lo muito na tomada de decisão.

Desvantagens de comprar carro online

Atualização de informação

A atualização dos sites de venda de carros nem sempre é feita assiduamente, pelo que há automóveis cujos preços podem estar obsoletos ou que nem os têm em stock por já não serem fabricados. Logo, é uma perda de tempo se estiver interessado.

Tempos de entrega

Enquanto que quando visita um stand tem o contacto imediato com o vendedor, quando procura carros usados online, está sempre dependente do tipo de atendimento oferecido que pode demorar mais ou menos.

Condições contratuais

Por vezes, o preço que aparece nos sites de venda de carros não corresponde ao valor total do carro. É por isso que é conveniente ler sempre as letras mais pequenas e conhecer ao pormenor as condições em vigor. No fundo, nada como entrar em contacto diretamente com o vendedor para perceber todas as informações.

Custos de entrega

Atualmente são valores residuais. No entanto, por vezes, podem encarecer o valor final. Todo o processo logístico irá depender de distâncias, condições de entrega acordadas, disponibilidade, etc. Por isso, conte com tudo até ao último cêntimo.

Dicas para comprar carro online

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de comprar carro online, se decidir prosseguir com o processo, deixe-nos dar-lhe algumas dicas para que a transação ocorra da maneira mais tranquila possível:

1. Se for possível, realize um período de teste

Caso vá comprar um carro novo sairá com todas as suas dúvidas esclarecidas mas, se for um carro usado, não saberá se está tudo perfeito até o momento da entrega do veículo. No entanto, é sempre bom ter uma ideia para perceber se a compra corresponde às expectativas.

2. Na compra de um carro novo, certifique-se de que o modelo solicitado é aquele para o qual recebeu o orçamento

Com todos os extras, personalizações, condições acordadas, etc., é fundamental o orçamento bater certo com aquele estabelecido previamente.

3. Estado legal do carro

Se encontrar uma pechincha, não vá logo em frente. Volte a olhar para o anúncio e peça mais informações. No caso da compra de um carro usado, peça registos automóveis. Caso da inspeção, registo de acidente, livrete, etc. Não olhe apenas para o preço, procure ficar sem dúvidas. 

4. Anúncio corresponde à realidade

Quem procura um carro usado pode, por vezes, encontrar negócios demasiado tentadores. No entanto, convém sempre certificar se o carro anunciado corresponde verdadeiramente às informações que encontra. Nada como ter cuidado redobrado. 

5. Visite vários sites de venda de carros

Tal como a nossa loja online, existem inúmeros sites de venda de carros. O ideal é percorrer todos eles e procurar as melhores ofertas dentro da pesquisa que definiu. Assim, fica com termos de comparação e toma a decisão mais acertada. 

6. Nunca adiante dinheiro numa compra online

No momento em que o vendedor pedir dinheiro, desconfie. Qualquer pagamento deve ser sempre apoiado por um contrato e / ou uma transação segura. Especialmente, em casos de compra a particulares.

Ler mais: “A compra e venda de carros entre particulares vale a pena?

7. Carros estrangeiros

Os custos para trazê-los para Portugal podem compensar. Informe-se também sobre incentivos à compra de veículos usados no estrangeiro.

8. Leia comentários de compradores anteriores

Conhecer as experiências de outros utilizadores ajuda muito na tomada de decisão. Por esse motivo, leia as avaliações e faça um balanço.

9. Depois de ter o carro, como tem um período de experiência, deve levá-lo a uma oficina para se certificar de que tudo está correto

Por outras palavras, conferir se está tudo correto ao nível mecânico, para não ter nenhuma surpresa desagradável.

10. Estude bem a garantia

Todos os carros devem ter garantia, mas o seu período varia consoante se é um veículo novo ou usado, se é vendido por um particular ou um concessionário, etc. Desta forma, fica salvaguardado para qualquer troca ou devolução.

Comprar carro online não tem de ser uma aventura

Se prestar atenção a todos os conselhos que acabámos de lhe dar, conseguirá fazer uma transação bem-sucedida e sem surpresas. Como pode ver, comprar um carro online não é fácil, mas desde que tenha os olhos abertos e muita paciência, tudo correrá bem e fará uma compra inteligente e… acertada.

comprar carro online em segurança