Comprar carro novo: o que deve ter em conta

aspetos a considerar ao comprar carro novo

Comprar carro novo não é, para a maioria dos compradores, uma decisão que se tome de ânimo leve. O investimento é significativo e, por isso, existem inúmeros aspetos (para além do preço de venda) que deve ter em consideração.

Comodidade, design, sustentabilidade e segurança são alguns dos aspetos mais relevantes para grande parte das pessoas que consideram dar este passo.

Neste artigo, vamos falar das principais vantagens deste tipo de negócio e também dos principais aspetos aos quais deve prestar atenção.

Porquê comprar carro novo?

Tem mais opções de escolha

Quando decidimos comprar carro novo, temos a possibilidade de escolher um veículo entre uma vasta gama de marcas e modelos. Muitas marcas dão ainda a opção de customização, fazendo com que comprar um automóvel seja uma experiência personalizada.

Entre sistemas de apoio à condução, bagagem e carga, bancos, aspeto interior e exterior do veículo ou mesmo sistemas de proteção e segurança, as possibilidades de customização são, regra geral, muito abrangentes. Naturalmente que o preço de carros novos vai variar consoantes as escolhas de cada pessoa.

É o primeiro dono do veículo

Ao comprar carro novo, vai ser sempre o primeiro proprietário do veículo. E isso é sinónimo de um habitáculo imaculado e de um exterior sem qualquer dano visível. Muitas pessoas valorizam a experiência da estreia. É inegável que ela tem um papel muito importante durante todo o processo de compra.

Comprar carro novo: 8 aspetos a considerar

Usufrui do serviço pós-venda

Uma das principais vantagens de comprar carro novo é poder usufruir do apoio e dos serviços pós-venda da marca. Sem qualquer custo extra, este serviço dá-lhe garantias de uma manutenção programada regular e de um acompanhamento constante.

Por outro lado, significa também conseguir usufruir das melhorias ou de novos sistemas lançados pela marca. Se assim for, o seu veículo será recolhido e atualizado conforme.

Diminui a sua pegada de carbono

Os carros novos estão cada vez mais otimizados para consumirem menos combustível e para reduzirem as emissões de CO2. Se se preocupa com questões relacionadas com sustentabilidade e se um dos seus objetivos ao comprar carro novo é também diminuir a sua pegada de carbono, saiba que existem vários modelos no mercado que são promissores neste aspeto.

Ler mais: “Hidrogénio verde: saiba mais sobre o combustível do futuro”

4 aspetos a ter atenção ao comprar carro novo

1. O preço de compra vai ser superior

Mesmo recorrendo a programas de apoio financeiro ou a outras facilidades de pagamento, comprar carro novo será sempre mais caro do que comprar um carro seminovo ou usado. Para além disso, os carros novos são alvo de uma desvalorização no mercado.

2. Poderá ter de recorrer ao financiamento automóvel

Muitas pessoas poderão não conseguir comprar carro novo a pronto pagamento. Dependendo do orçamento inicial disponível, isto significa que, na grande maioria dos casos, é normal recorrer a um crédito automóvel ou planos de financiamento, o que aumenta o valor total da compra.

Ler mais: “Financiamento automóvel: qual é a solução certa para si?”

3. O custo dos seguro automóvel pode ser mais elevado

As taxas de juro e os seguros automóvel são geralmente mais altos no caso dos modelos novos. E se estivermos a falar do seu primeiro carro, a tendência é encarecer. Nestas situações, não há nada como conhecer a fundo o seu seguro automóvel e todas as condições e garantias que ele lhe oferece.

4. Os custos de reparação vão ser mais elevados

Um acidente é sempre uma situação difícil de prever no que diz respeito aos custos das reparações. No entanto, os custos de reparação de um carro novo costuma ser mais dispendioso. Seja porque a tecnologia envolve mão de obra qualificada ou porque as peças são muito recentes e a única opção de substituição são as peças de origem da marca.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

Devo optar por um carro novo ou não?

Ao fazer este tipo de análise, saiba que o preço não é a única variável para a qual deve olhar. Existem outros aspetos a ter em conta, os quais podem ser importantes para si e que podem fazer a diferença a médio e longo prazo.

Seja qual for a sua decisão, não deixe de considerar a oferta da Caetano Retail. Descubra já os carros novos em stock!