Como verificar o óleo do motor?

mecânico a verificar o nível do óleo

Saber como verificar o óleo do motor é uma tarefa que está ao alcance de qualquer um. Sim, ao seu também! Ainda que ache que não percebe nada de mecânica, não se sinta desencorajado. Estamos a falar de um procedimento mesmo simples.

Neste artigo, vamos explicar-lhe por que é que o óleo é um componente importante para o bom funcionamento do motor do seu carro, e guiá-lo ao longo de todo o processo de verificação.

Qual é a função do óleo lubrificante?

Como o próprio nome indica, o óleo lubrificante serve para olear as peças do motor, evitando o seu desgaste devido à fricção, e aumentar o seu tempo de vida útil. Mas o óleo também tem outras funções, nomeadamente:

  1. Mantém a temperatura do motor – apesar de a maior parte do calor gerado pela combustão ser expulso pelos gases de escape e dissipado pelo líquido de refrigeração, o óleo também contribui para o arrefecimento do motor. Como 5 a 10% da energia gerada pelo combustível é transferida para o óleo lubrificante sob a forma de calor, é importante verificar amiúde o nível correto de óleo na vareta.
  2. Funciona como um vedante – o óleo lubrificante também cria uma espécie de película nas paredes do cilindro que impede a passagem dos gases para o cárter no momento da combustão/expansão, assim como a entrada do óleo do carter nos cilindros no momento da aspiração.
  3. É um agente de limpeza – para além disso, ele também ajuda a que as superfícies metálicas fiquem limpas e totalmente livres de depósitos e dos resíduos carbónicos que resultam da combustão.
  4. Contribui para a diminuição de gases poluentes – apesar do crescimento dos automóveis elétricos, a grande maioria dos veículos que circulam nas estradas ainda recorrem a motores de combustão. É por isso que empresas que operam no setor dos combustíveis e dos lubrificantes têm vindo a trabalhar os seus produtos, de forma a minimizar as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

O que acontece se o óleo não estiver nos níveis recomendados?

Saber como verificar o óleo do motor e fazê-lo regularmente é imperativo para garantir que o motor do seu carro tem lubrificação suficiente. Se assim não for, arrisca-se a desgastar prematuramente as peças e, em casos extremos, isso pode levar a avarias graves no motor causadas pelo aumento excessivo da temperatura devido à fricção. Por isso, garanta sempre o nível correto de óleo na vareta!

Como verificar o óleo do motor em 3 passos simples

Agora que já entendeu a importância deste procedimento, vamos explicar-lhe como verificar o óleo do motor de forma autónoma.

1. Estacionar o carro numa zona plana

Antes de tudo, tenha atenção para nunca estacionar o carro numa estrada inclinada. Uma superfície plana, para além de ser mais confortável e de lhe facilitar todo o trabalho, também vai fazer com que consiga tirar as leituras do óleo corretas.

2. Verificar nível óleo motor quente ou frio

Consulte o manual de proprietário do seu carro e verifique se a marca recomenda a verificação do óleo do motor a quente ou a frio. É importante seguir as recomendações do fabricante porque, dependendo da marca e do modelo automóvel, o procedimento pode variar.

Enquanto que alguns fabricantes aconselham a fazer esta verificação a frio, antes de ligar o carro (para que o óleo escorra totalmente para o cárter), outros aconselham a fazê-lo 10 ou 15 minutos após desligar o motor (ou seja, à temperatura normal de funcionamento).

Para além disso, fatores como a temperatura exterior também podem influenciar a leitura.

3. Atente no nível correto de óleo na vareta

Agora, tudo o que tem a fazer é encontrar a vareta medidora do nível do óleo (a sua localização varia de motor para motor, mas será sempre bem visível), retirá-la e limpá-la com um pano ou com um pedaço de jornal. Volte a inserir a vareta limpa até ao fundo e retire-a novamente.

A vareta do óleo tem duas marcas que indicam o nível máximo e o nível mínimo. Quando retirar a vareta, o desejável é que o nível de óleo se encontre entre essas duas marcas.

Já percebeu, com certeza, o motivo pelo qual o nível de óleo não deve estar abaixo do limite mínimo recomendado. Mas também não deve estar acima! Se houver excesso de óleo no motor, pode haver uma sobrecarga no sistema de lubrificação e levar a problemas maiores no catalisador e no sistema de escape.

Com que periodicidade se deve verificar óleo do motor?

Agora que conhece a importância da lubrificação e que já sabe como verificar o óleo do motor, resta saber com que periodicidade o deve fazer.

Antes de mais, ressalvamos que a inspeção periódica não é suficiente. Vai ser necessário verificar o óleo do motor com mais frequência. Apesar de estarmos a falar de um sistema fechado, todos os automóveis registam sempre uma ligeira perda de óleo. Seja devido ao ligeiro consumo feito pelo motor do carro, ou pela possibilidade de haver uma fuga (mas essas, normalmente, são fáceis de detetar porque deixam uma marca no chão), é importante que faça esta verificação amiúde. Estamos a falar de uma tarefa muito rápida!

Se se aperceber de que o consumo de óleo está a ser superior a 1 litro por cada 1.000 km percorridos, recomendamos que leve o seu carro a uma oficina Caetano Retail, para averiguar se há algum problema com o motor.