Como prevenir vidros embaciados no inverno

Como prevenir vidros embaciados

Os vidros embaciados, para além de serem um verdadeiro incómodo durante as estações frias, são um aspeto que não deve ser negligenciado, uma vez que pode comprometer a boa visibilidade do condutor na estrada.

Junte esta questão à sua lista de cuidados com o carro no inverno e saiba exatamente como pode prevenir ou resolver a questão dos vidros embaciados.

O que faz com que os vidros fiquem embaciados?

Antes de mais, importa perceber porquê que os vidros ficam tão facilmente embaciados no inverno. A este fenómeno dá-se o nome de condensação e acontece quando a temperatura que se regista no interior da viatura é superior à temperatura exterior.

A existência de muita humidade no carro normalmente também intensifica esta reação. Assim, se tiver consigo guarda-chuvas ou calçado molhado, é normal que os vidros fiquem embaciados mais rapidamente. Já para não falar de elementos normais e inevitáveis como o calor corporal e a respiração das pessoas que se encontram no interior da viatura.

Ler mais: “Como acabar com a humidade no carro”

Prevenção: a palavra de ordem

Antes de percebermos como podemos resolver a questão dos vidros embaciados, importa salientar que a prevenção é fundamental para minimizar o efeito da condensação no interior do seu veículo.

Mantenha os vidros limpos

A luta contra a sujidade é altamente eficaz na prevenção de vidros embaciados. No decorrer das atividades do dia a dia, a gordura das mãos, o pó e a demais poluição existente acumulam-se, formando uma fina película de sujidade nos vidros. Nos dias de maior humidade, esta película de sujidade funciona como um íman, atraindo as moléculas de água existentes no ar que acabam por se fixar nos vidros e levar a que fiquem embaciados mais rapidamente.

Utilize um desumidificador para carros

Um dos acessórios para carros mais vantajosos no outono e inverno é um desumidificador. Existem já várias opções no mercado que o podem ajudar a combater a humidade existente no interior no veículo e a minimizar a condensação.

Ler mais: “Os principais cuidados com o carro no inverno”

Recorra aos truques da avó

A sabedoria popular está cheia de pragmatismo que pode ser muito útil até para prevenir o embaciamento dos vidros do carro. Pode experimentar o truque da batata crua (que consiste em passar rodelas de batata crua – muito rica em amido — pelos vidros, secando-os de seguida com um pano absorvente), o truque do sabão azul ou da água com vinagre.

Vidros embaciados: e agora?

Se todas as dicas para prevenir vidros embaciados se revelarem infrutíferas, resta passar à ação e desembaciá-los antes de começar a conduzir. Por muito tentador que seja utilizar as mãos ou um pano absorvente, nesta altura, a melhor ideia será mesmo recorrer à ventilação do seu carro para secar o ar e eliminar a humidade existente.

Como desembaciar vidros:

  • Ligue a ventilação do seu carro no máximo.
  • A saída de ar deve apontar para os pára-brisas (frontal e traseiro)
  • Desligue o botão de circulação de ar
  • Abra ligeiramente as janelas para minimizar o choque térmico

Pode ainda considerar utilizar líquidos desembaciadores que se encontram facilmente à disposição em lojas automóveis ou supermercados.

Ler mais: “Manutenção do ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber”