Como poupar para comprar um carro?

poupar para comprar carro

Comprar um carro pode ter inúmeros objetivos mas a questão que se coloca, no início, é quase sempre a mesma: como poupar para comprar um carro

Para os jovens que veem a compra de um automóvel como uma forma de ter mais liberdade, ou para os adultos mais maduros que encaram este objetivo como um momento de prazer e de gozo pessoal, saber como poupar para a entrada de um carro é sempre uma questão a considerar.

A pensar neste grande momento, neste artigo, vamos dar-lhe dicas práticas de como poupar para comprar um carro. Vai ver que não é assim tão difícil e que, na verdade, quando existe foco, é um objetivo que está ao alcance de todos os compradores.

Se pensa comprar um carro em breve, este artigo é para si! Temos a certeza de que vai encontrar dicas extremamente úteis para uma compra ponderada e sem grandes exageros no que diz respeito ao orçamento.

Dicas práticas de como poupar para comprar um carro

Pesquisar

A coisa mais importante que deve saber antes de ponderar comprar um carro é que informação é poder. É um erro chegar a um concessionário sem pesquisar primeiro o carro que deseja comprar. 

Seja um carro usado ou carro novo, antes da compra, é necessário descobrir praticamente tudo sobre o veículo em questão. É preciso fazer uma escolha acertada e sensata que coloque em equilíbrio todos os fatores envolvidos na equação. Depois sim, estará em condições de passar ao passo seguinte e de pensar nos aspetos mais práticos da compra.

Ler mais: ​​Comprar carro: dicas para comprar o seu primeiro carro

Estudar bem todas as opções de financiamento

Muitos são aqueles que recorrem ao financiamento do concessionário, enquanto outros optam por recorrer a entidades bancárias para perceberem e compararem diferentes opções de financiamento. Geralmente, as taxas de juros dos concessionários são mais altas do que as taxas de crédito automóvel conseguidas nos bancos ou junto de outras entidades de crédito.

Saber como financiar carro particular e recorrer ao crédito pode não ser tão negativo como se pensa. Por um lado, não existe obrigatoriedade de gastar muito dinheiro uma só vez, e também pode ir ajustando  a mensalidade de acordo com as suas possibilidades financeiras.

O melhor é mesmo considerar diferentes opções e fazer várias simulações. Elas ajudam sempre a fazer os cálculos necessários caso tenha de avançar com um crédito.

Analisar o mercado

A menos que seja uma situação de emergência, analise o mercado antes de comprar um carro. Visite diversos concessionários, faça test-drives e analise os prós e contras de cada veículo.

Saber como poupar para comprar um carro começa exatamente aqui. Vai ficar muito mais difícil negociar preços e condições se o vendedor aperceber-se de que quer um modelo em específico. Se, por outro lado, considerar várias opções, do ponto de vista da negociação, provavelmente vai conseguir chegar a um valor mais interessante e mais amigo do seu orçamento.

Claro que esta não é uma técnica infalível. Contudo, mostrar que estamos abertos a várias opções faz o vendedor pensar que podemos comprar outra marca noutro local.

Definir um orçamento

Comprar um carro que financeiramente não podemos pagar, não é a melhor decisão.

Antes de pensar no carro que quer comprar, convém avaliar se realmente o pode ou não pagar. Faça bem os cálculos de forma a saber quanto pode gastar, sem que isso comprometa o seu orçamento familiar. Neste ponto, seja sensato.

Depois das contas feitas e de saber como financiar carro particular, é importante decidir se consegue fazer a compra a pronto ou se é necessário recorrer a um crédito automóvel. Lembre-se de que, a segunda opção, representa mais uma mensalidade fixa que vai pesar no seu orçamento familiar durante alguns anos.

Seja um negociador

Além de comprar uma casa, comprar um carro é um dos investimentos mais importantes que irá fazer na vida. Apesar de poder pagar o seu carro novo nos próximos quatro, cinco ou seis anos, é importante conseguir sempre o melhor negócio. A título de exemplo, alguns preços de venda ao público estão já acima da média para que exista margem para serem negociados com os clientes.

Quer isto dizer que, tal como já foi referido, não há nada como dar a entender que tem outras propostas e outros stands em vista. Comprar um carro é como um jogo de xadrez. Todas as estratégias e táticas de negociação contam para o resultado final.

Carro novo ou carro usado?

Comprar um carro novo é sempre um sentimento de gozo pessoal. Contudo, para quem ainda tem alguns constrangimentos de orçamento, pode sempre pensar em comprar um carro usado.

Se procura saber como poupar para comprar um carro, saiba que comprar um caso usado vai ser talvez a dica que lhe vai permitir poupar mais dinheiro. E, na verdade, existem carros usados do mercado que estão praticamente novos mas que, por acusarem alguns quilómetros percorridos, são imediatamente alvo de desvalorização. Aproveite essas oportunidades.

Entre no processo de compra com a mente aberta e considere ambas as opções.

Ler mais: “Comprar carros usados baratos: 4 aspetos a ter em atenção”

Seguro automóvel

Se a escolha recair sobre comprar carro usado, saiba que o seguro automóvel também vai ser bastante mais barato. Caso seja um carro novo, o valor do seguro pode influenciar o preço do mesmo.

Tal como o crédito automóvel, também é possível simular as mensalidades do seguro. Se o fizer, vai ficar com uma melhor perceção dos valores de mercado e vai ser outra variável disponível para o ajudar no processo de decisão.

Peça opinião a um especialista automóvel

Se tiver um amigo ou conhecido que esteja por dentro do mundo automóvel, pode e deve pedir-lhe uma opinião sobre o carro que deseja comprar.

Com uma segunda opinião, vai ficar com uma melhor ideia sobre o que o mercado oferece. Estilo de condução, consumos, possíveis reparações, durabilidade do modelo… enfim, vários pontos que pode ter em conta e que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Aproveite as campanhas promocionais

Com a diversidade de stands de venda automóvel, é impossível não tropeçar numa campanha promocional. Seja em preço, condições de pagamento, extras oferecidos, é quase sempre possível encontrar condições mais favoráveis para uma compra mais económica e que vale a pena considerar.

Evite a compra por impulso

Todos sabemos que o carro dos nossos sonhos é uma meta que desejamos atingir. Por muito que seja um bom negócio, é fundamental pensar racional e friamente. Pensar em preços de venda, contas mensais, financiamento, tudo isso conta.

Se for comprar um carro — seja ele novo ou usado — tenha sempre presente que é necessário analisar todos os fatores. 

É por isso que estas dicas de como poupar para comprar um carro são uma excelente forma de manter algum distanciamento e resfriar as emoções, ponderando a compra com todo o cuidado e rigor.

Este comportamento vai, sem dúvida, ajudá-lo a antecipar eventuais problemas e a conseguir fazer um bom pé-de-meia.

Já sabe como poupar para comprar um carro. E agora, vamos à prática?

Tendo atenção a estas e outras questões, é perfeitamente possível poupar para um comprar um carro. Siga estas orientações e adote um comportamento que vai fazer a diferença na altura da compra.