Como e onde carregar carros elétricos?

carregar carros eletricos

Os carros elétricos chegaram para ficar! Pode carregá-lo em casa ou em locais públicos pensados para o efeito, e dado a crescente procura por automóveis elétricos a rede de carregamento está em expansão, o que torna tudo mais fácil e acessível. Atualmente uma das grandes vantagens de possuir um carro elétrico é a possibilidade de poder carregá-lo em vários locais, para além, de reduzir a sua pegada ecológica, claro.

Como carregar carros elétricos em casa?

Fácil, económico e prático! Optar por fazer o carregamento do seu carro elétrico em casa é muito mais simples, já que o pode deixar a carregar quando não está a ser utilizado garantindo, assim, que está sempre pronto para se fazer à estrada.

No entanto, para efetuar carregamentos domésticos é necessário que a fonte de eletricidade possua a potência própria para tal, que não é conseguida, como pode ter pensado, pelas tomadas convencionais, que apresentam uma potência de 2,3 kW e também não são a opção mais segura.

As melhores opções para um carregamento doméstico

Walboxes

Carregadores domésticos que pode comprar ou alugar, ideal para casas térreas e condomínios. O cabo de carregar wallbox é compatível com várias marcas de veículos, entre elas: Audi, Seat, Nissan, BMW, MINI, Volkswagen…entre muitas outras. As wallboxes tem várias potências, sendo que pode encontrar várias opções disponíveis.

Fichas e tomadas

Também vai poder encontrar vários tipos de cabos e fichas idealizados para o carregamento de elétricos, mas que devem ser instalados por técnicos qualificados. Recomendamos que opte sempre por um modelo com indicador de consumo para conseguir controlar o consumo elétrico e por consequência os custos.

Como carregar carros elétricos em locais públicos?

Se não tem a possibilidade de fazer os carregamentos em casa, não se preocupe, existem mais de 500 postos de carregamento de carros elétricos em Portugal, públicos, que oferecem carregamento rápido ou normal.

Ler mais: “Postos carregamento elétrico: como encontrar e utilizar”

Quais as diferenças entre postos de carregamento rápido e normal

Postos de Carregamento Normal (PCN)

São postos de carregamento que permitem o carregamento numa potência igual ou inferior a 22kW. Este tipo de carregamento, inicialmente gratuito, deixou de o ser em junho de 2020.

  • Potência de 3,7 kWh: carrega 100% da bateria, no máximo, em 8 horas
  • Potência de 22 kWh: carrega 80% da bateria numa hora

Postos de Carregamento Rápido (PCR)

São postos de carregamento que permitem o carregamento numa potência superior a 22kW. Permitem um carregamento em apenas 30 minutos de 80% da bateria dado a elevada potência.

  • Potência superior a 22kW: carrega mais de 80% da bateria entre 20 a 30 minutos.

Consulte os postos de carregamento mais perto de si no site da MOBI.E