Como calcular o consumo de combustível do seu carro?

painel para verificar e calcular consumo combustível do carro

Calcular o consumo de combustível é sempre um exercício importante que qualquer condutor deve fazer. Seja porque vai dar boleia a um grupo de amigos e quer fazer uma divisão dos custos da viagem por todos, ou porque simplesmente quer fazer um uso mais consciente do seu automóvel, saber fazer este cálculo é imperativo.

Também os condutores que ambicionam comprar um carro não passam ao lado de uma questão tão importante como esta. “Quanto combustível vou consumir com este modelo automóvel?”, “Será que o que vou gastar em combustível está ajustado ao meu orçamento familiar?”, “Será que devo investir num carro elétrico ou híbrido em vez de um carro a gasolina?” ou “1 litro de gasolina faz quantos km?” são algumas das perguntas mais frequentes de qualquer comprador.

Por isso, calcular o consumo de combustível com algum rigor é fundamental para tomar melhores decisões em diferentes contextos. Saiba como neste artigo.

Calcular gasto combustível: posso confiar na indicação dada pelos fabricantes?

Pode, mas sempre considerando uma pequena margem de erro. Efetivamente se está a comprar um carro novo e não há qualquer histórico do seu consumo em condições de condução reais, terá de confiar nas estimativas fornecidas. Mas a verdade é que existe uma diferença considerável entre aquilo que é anunciado pela marca e o consumo real do automóvel no dia a dia.

Isto acontece porque a marca fabricante, para conseguir chegar a um valor de consumo aproximado, leva a cabo uma série de testes em laboratório e em estrada (mas apenas nas condições atmosféricas e rodoviárias ideais), denominados WLTP. O que acontece é que, na prática, estes valores podem ser substancialmente diferentes e dependem de inúmeros fatores, tais como: o estilo de condução praticado pelo condutor, a zona geográfica onde vive, o trajeto que faz diariamente, o peso do carro, etc.

 O que é em concreto o WLTP?

O Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure é um procedimento instituído pela União Europeia aos fabricantes e que está em vigor, em força, desde 2017. Este novo procedimento de testagem baseia-se em informação real e não apenas em cálculos teóricos. Apesar de ser uma proposta muito mais fidedigna para calcular o consumo de combustível, não cobre a 100% todas as possíveis variações de consumo.

Ler mais: “O WLTP e a sua importância na compra de carros

Como calcular o consumo de combustível real do seu automóvel?

Os automóveis mais modernos já têm tecnologia incorporada para calcular o consumo de combustível do veículo em questão. Mas se o seu modelo automóvel é mais antigo e não está equipado com esta funcionalidade, é sempre bom saber fazer as contas.

Para conseguir perceber exatamente quanto é que o seu carro consome em condições de circulação normais terá de:

  1. Encher o depósito de combustível;
  2. Reiniciar o conta-quilómetros (ou tomar nota dos quilómetros. O importante é conseguir perceber quantos quilómetros percorreu com um tanque de combustível);
  3. Conduzir até chegar à reserva;
  4. Voltar a atestar e tomar nota dos litros que foram precisos para encher totalmente o depósito;
  5. Calcular o consumo de combustível.

A título de exemplo, imaginemos que atestou o carro com 40 litros de combustível e conseguiu percorrer 650 quilómetros. Se dividir os 40 litros pelos 650 quilómetros e multiplicar o resultado por 100, terá a média de consumo real.

(40L / 650 KM) x 100 = 6,15 L/KM

Significa isto que, em média, precisa de 6,15 litros de combustível para percorrer 100 quilómetros. A partir daí, é só fazer as contas aos trajetos que quer fazer e multiplicar.

Como calcular o custo para uma viagem específica?

Agora que já tem a média de consumo real do seu automóvel, é muito fácil perceber quanto é que vai gastar em combustível num determinado trajeto. Se quer, por exemplo, fazer uma viagem do Porto a Aveiro (que são, sensivelmente, 75 quilómetros), é só fazer uma regra 3 simples.

Multiplique o valor do consumo médio pelos quilómetros da viagem e divida o resultado por 100. Terá a litragem de combustível necessária para essa viagem.

(6.15L x 75KM) / 100 = 4,6L

Depois é só multiplicar esse valor pelo preço do combustível que está tabelado. Assumindo um valor indicativo de 1.80 euros por litro, temos o seguinte:

4.6L x 1.80€ = 8,28€

Isto significa que para ir do Porto a Aveiro pode esperar gastar em combustível 8.28 euros. É claro que este é um valor meramente indicativo. Para além disso, calcular consumo de combustível não é suficiente e deve incluir também o valor das portagens (quando aplicável) e dar uma pequena margem de erro para cobrir os custos relacionados com a manutenção automóvel.

Ler mais: “Manutenção automóvel: Como prolongar a vida útil do seu carro?”

Não sou fã de matemática. Existe alguma calculadora de combustível?

Sim. Existem websites e aplicações móveis que lhe permitem, de forma muito rápida, calcular consumo de combustível. Explore as seguintes opções:

  • Drivvo– esta aplicação ajuda-o a fazer uma melhor gestão de todos os custos inerentes à posse de um veículo, e não se foca apenas no consumo.
  • Autocare – uma opção igualmente boa para fazer a gestão mensal dos custos com o seu automóvel. Tem, inclusive, a opção de ativar alertas periódicos.
  • Fuelio – app muito intuitiva que permite calcular consumo de combustível e registar as médias semanais e mensais.
  • Carrorama – a grande vantagem é que permite exportar os dados para um ficheiro Excel.
  • Despesa automóvel – mais uma opção que vale a pena testar e que lhe permite importar dados para a app.
  • Via Michelin – se não é fã de ter mais uma aplicação instalada no seu telemóvel, recorra ao site da Via Michelin. Pode simular vários trajetos e opções e calcular consumo de combustível e o custo de uma viagem de forma muito fácil.

Como diminuir o consumo de um automóvel?

Se não gosta dos resultados das contas que fez, saiba que é possível otimizar a sua condução de forma a reduzir o consumo do seu veículo.

Comece por fazer uma condução mais eficiente. Evite arranques repentinos e a frio, e opte por conduzir a velocidades inferiores. Devagar se vai longe.

Também recomendamos que tenha atenção à utilização do ar condicionado e das janelas. Se está a conduzir em trajetos curtos abra os vidros, mas se está a conduzir numa autoestrada opte por ligar o ar condicionado para não comprometer a aerodinâmica do veículo.

Igualmente importante é ter atenção ao peso do carro (evite conduzir com coisas desnecessárias na mala) e não se esqueça de verificar sempre a pressão dos pneus.

Pequenas coisas que, na altura de poupar, vão fazer a diferença!

Ler mais: “Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar”