5 Cuidados a ter com um carro parado há muito tempo

carro parado muito tempo em garagem

Se vai viajar e planeia ter o seu carro parado muito tempo, saiba que é fundamental adotar alguns comportamentos, de forma a evitar avarias ou outros problemas maiores associados à inatividade prolongada da viatura.

Neste artigo, vamos falar sobre uma série de pontos que deve ter em consideração, a partir do momento em que souber que o seu automóvel vai estar inativo por um período de tempo mais prolongado.

Os principais cuidados a ter com o carro parado muito tempo

A primeira coisa que deve fazer é preparar o seu automóvel para ficar parado por um longo período de tempo. As razões para tal são várias: constrangimentos de foro pessoal ou a motivos de força maior que fujam da sua área de atuação.

Em qualquer um dos casos, o procedimento e as boas práticas são as mesmas. Adote os seguintes comportamentos:

1. Tenha atenção onde estaciona o automóvel

Sempre que possível, deixe o seu veículo numa garagem ou local coberto e resguardado. Desta forma, irá minimizar possíveis danos associados a condições climatéricas adversas, atos de vandalismo ou até mesmo evitar possíveis denúncias por suposto abandono.

Caso não haja outra opção, estacione o seu automóvel na rua. Tente mantê-lo limpo para que não pareça que foi abandonado. Se conseguir, mude a sua localização periodicamente (obviamente apenas se a situação assim o permitir). E se conseguir escolher um lugar, opte sempre por zonas residenciais, bem vigiadas e protegidas.

2. Limpe o interior da viatura

homem a limpar interior da viatura

Se precisar de estacionar o seu carro por um longo período de tempo, é importante que o vá limpando com alguma regularidade. Isto evita a decomposição interior, a formação de maus odores e a deterioração dos próprios materiais. Assim, quando voltar a conduzi-lo, não vai ter surpresas nem nenhum tipo de desconforto.

É importante referir que a limpeza do veículo ganhou uma nova importância para a inspeção automóvel.

Ler mais: “Como fazer uma correta limpeza de estofos automóvel?”

3. Tenha especial atenção à bateria

Entre todos os elementos mecânicos do veículo, a bateria é talvez o elemento ao qual se deve ter mais atenção. Se tiver o carro parado muito tempo, desligue os terminais da bateria para evitar que ela continue com o seu consumo elétrico e acabe completamente descarregada. Quando tiver de usar o veículo novamente, basta voltar a ligar os terminais.

No entanto, o melhor mesmo será ligar o carro ocasionalmente, de forma a conservar o bom estado da bateria e de toda a mecânica.

4. Verifique os pneus

Os pneus são outro elemento ao qual deve ter muita atenção se tiver o carro parado muito tempo. Estes sofrem as consequências do estacionamento e inatividade prolongada e, aos poucos, vão perdendo pressão e ficando deformados. Esta deformação não ajuda em nada as paredes laterais.

Por este motivo, esteja sempre atento à pressão dos pneus e encha-os com ar, de acordo com as medidas necessárias.

Ler mais: “Mudar pneu: tudo o que deve saber”

5. Verifique os níveis de combustível e fluidos

Tenha sempre atenção ao nível de combustível. Isto porque, com o passar do tempo, o tanque pode começar a deteriorar-se.

O ideal é encher o depósito antes de ter o carro parado muito tempo. Tal traz vários benefícios: evita a condensação acumulada no depósito e impede que os vapores de gasolina aumentem para níveis perigosos.

mecânico a verificar nível de fluidos

Quanto ao resto dos fluidos, verifique os níveis de óleo, líquido de travagem e refrigeração de vez em quando. Desta forma, os sistemas e elementos de condução permanecerão em bom estado.

Como proceder para conduzir um veículo que esteve parado durante muito tempo?

Se tiver de pegar num carro que está há muito tempo parado, é conveniente que tenha atenção a alguns aspetos.

Verifique sempre os fluidos e o combustível

Se não o fez enquanto o automóvel estava estacionado, é conveniente que o faça agora. Verifique o nível do tanque de combustível e dos restantes fluidos do motor (a saber: óleo e líquido de refrigeração).

Faça uma vistoria geral

Esta revisão geral passa por verificar a pressão dos pneus, as luzes, testar os travões a baixas velocidades, verificar o alinhamento da direção e verificar o estado das escovas limpa pára-brisas.

No fundo, é garantir que todos os elementos necessários para uma condução segura estão em boas condições. Sugerimos que visite um mecânico de confiança!

Leia mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

Verifique a correia de distribuição

Embora este ponto seja mais complicado para quem não tem conhecimentos de mecânica, sempre que possível, deve verificar o estado da correia de distribuição. As correias são feitas de materiais que se deterioram com o passar do tempo quando expostas, por exemplo, a humidade ou a mudanças de temperatura.

Para além disso, uma correia de distribuição danificada pode causar danos graves no motor ou comprometê-lo.

Ler mais: “Quando e como mudar correia de distribuição ao seu automóvel”

Ligue o motor

E chegou finalmente a hora de reanimar o motor do veículo! Contudo, faça-o com prudência. Lembre-se de que, apesar de tudo, teve o carro parado muito tempo.

Se ao girar a chave de ignição, notar que o motor está com dificuldades no arranque, deve parar e tentar novamente as vezes que forem necessárias, sem nunca forçar.

Quando arrancar, mantenha o motor em marcha lenta por um período de cinco a dez minutos, dando tempo suficiente para que todas as peças recuperem o seu movimento normal enquanto todos os líquidos associados ao motor são redistribuídos.

Após esse tempo, comece a circular normalmente, verificando se todos os sistemas estão a funcionar corretamente. Faça tudo isto, sem ter pressa.

Esteja atento a possíveis ruídos no carro

Durante a condução, preste sempre atenção a potenciais ruídos não convencionais. É possível que, após ter tido o carro parado muito tempo, ouça ruídos ou guinchos metálicos.

Se forem ruídos metálicos, é aconselhável aguardar alguns minutos com o motor ligado para verificar se persistem. Se assim for, o melhor é levar o veículo à oficina para que possam verificar minuciosamente se alguma peça ficou desgastada ou se está enferrujada.

Por outro lado, se os ruídos forem semelhantes a um guincho, é provável que seja devido aos travões, pelo que também será necessário revê-los individualmente para identificar a sua origem.

Ler mais: “Carro a soluçar: principais causas e o que fazer

Carro parado muito tempo? Já sabe o que fazer!

Antes de mais nada, deve ter paciência durante este processo.

No primeiro cenário, quando parar o seu carro já sabe por onde começar, comprometa-se com a primeira lista de pontos que referimos. No segundo, quando voltar a circular com mais frequência, lembre-se de fazer este aquecimento. Não force e vá com calma.

Para conseguir poupar e prolongar a vida do seu automóvel é importante não o forçar e ir com calma. Sugerimos também que visite uma oficina de confiança para se certificar de que nada lhe escapou.