4 Razões para carregar o ar condicionado do carro

pessoa a ajustar temperatura depois de carregar ar condicionado

Carregar o ar condicionado automóvel é fundamental. Se no verão os trinta graus não dão tréguas, no inverno há sempre o desafio dos vidros embaciados. Em ambos os casos, o ar condicionado auto pode ajudar, e muito!

Se ligou recentemente o ar condicionado do seu carro, mas não sentiu nenhuma diferença de temperatura, é provável que esteja na hora de voltar a fazer um novo carregamento de ar condicionado.

Se nunca passou por este processo, explicamos-lhe tudo neste artigo.

Porquê fazer o carregamento de ar condicionado?

O ar condicionado auto, ao longo do tempo, vai perdendo a sua capacidade de refrigeração. Isto acontece devido à vibração natural do veículo, que causa ligeiras fugas do fluído de refrigeração pelas tubagens que são flexíveis.

É por isso que, apesar de o ar condicionado ser um sistema estanque, por vezes é necessário voltar a fazer um novo carregamento. A boa notícia é que falamos de um procedimento muito simples, de baixo custo e que pode ser concluído em apenas alguns minutos.

E desengane-se quem pensa que carregar o ar condicionado serve apenas para que as viagens sejam mais confortáveis. Existem outros motivos pelos quais deve fazê-lo com regularidade. Desde já:

1. Ajuda na poupança combustível

Conduzir em dias de verão, numa via rápida, com os vidros abertos por causa do calor vai comprometer o desempenho do seu automóvel. O facto de estar a conduzir a velocidades mais altas com janelas abertas, vai afetar a aerodinâmica do veículo e levar a um maior consumo de combustível. Se pretende combater o calor dentro do carro em viagens longas, é sensato ligar o ar condicionado.

Ler mais: “Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar”

2. Evita o embaciamento dos vidros

Já nos dias mais frios, o desafio é prevenir os vidros embaciados. Estes, para além de serem um verdadeiro incómodo para o condutor, são um aspeto que pode comprometer a boa visibilidade e os níveis de segurança.

Uma das maneiras mais eficazes de combater os vidros embaciados é ligar o ar condicionado. Mas para isso, convém que ele esteja carregado e completamente funcional.

Ler mais: “Como prevenir vidros embaciados no inverno”

3. Filtra impurezas e melhora a qualidade do ar

Se sofre de alergias, a qualidade do ar dentro do habitáculo é particularmente importante. O ar condicionado vai ajudar a renovar e purificar o ar e também ajuda a eliminar maus odores. Para além disso, o sistema de ar condicionado tem filtros que retêm as impurezas provenientes do exterior.

4. Aumenta os níveis de conforto e de concentração

Garantir que o ar condicionado auto está devidamente carregado, vai fazer com que o condutor viaje de forma mais confortável. Isto, inevitavelmente, resulta num aumento dos seus níveis de concentração e numa condução mais segura para todos os utilizadores da via.

Com que periodicidade devo carregar o ar condicionado?

Depende do modelo automóvel em questão. O ideal é conhecer sempre qual é a recomendação dada pelo fabricante. Muitas marcas recomendam o carregamento de ar condicionado a cada 2 anos, ou a cada 40.000 quilómetros.

E opte sempre por carregar o ar condicionado na primavera! Assim, vai estar preparado para enfrentar as altas temperaturas do verão.

Carregar ar condicionado: o que implica?

O processo é bastante simples e contempla três fases.

A primeira coisa a fazer é remover todo o gás antigo que ainda possa existir e verificar se não existem fugas no sistema.

Depois, é feita uma lubrificação geral. São usados produtos específicos com viscosidade baixa, e com a capacidade de se associarem ao fluido refrigerante, sem reagirem quimicamente.

Finalmente, é então feito o dito carregamento de ar condicionado no automóvel. A carga do gás deve ser medida e a dosagem recomendada pelo fabricante deve ser sempre respeitada.

Opcionalmente, também pode ser feita uma operação de eliminação de bactérias.

Como preservar o ar condicionado por mais tempo?

É possível otimizar o ar condicionado e fazê-lo durar mais tempo. Para isso, coloque em prática as seguintes ações:

  • Quando entrar no carro, não ligue imediatamente o ar condicionado. Espere sempre alguns minutos.
  • Nunca ligue o carro com o ar condicionado já ligado.
  • Mesmo se não for preciso, ligue o ar condicionado com alguma frequência. Isto vai ajudar a manter todo o sistema lubrificado e o líquido de refrigeração em circulação.
  • Desimpeça todas as saídas de ar (por vezes obstruídas por acessórios ou suportes para o telemóvel).
  • Faça sempre a manutenção do sistema de ar condicionado com a frequência devida.

Ler mais: “Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber”

Onde carregar o ar condicionado?

Apesar de o carregamento de ar condicionado ser um procedimento simples, de baixo custo e rápido de concluir, é recomendável que o faça sempre em oficinas especializadas. Se o carregamento for mal feito, pode vir a ter problemas mais sérios no futuro. Para além disso, se houver necessidade de fazer uma reparação, uma oficina vai conseguir ajudá-lo.

Prepare-se para as estações quentes, faça a sua marcação e agende o carregamento do ar condicionado do seu carro numa oficina Caetano Retail.