Quais os tipos de carregadores para carros elétricos?

um tipo dos vários carregadores de carros elétricos

Sabia que os tipos de carregadores para carros elétricos variam de acordo com a geografia e origem do fabricante? Na Europa não são usados os mesmos carregadores que na América ou na Ásia. E conhece-os a todos?

Neste artigo, descubra quais são as diferenças entre os vários tipos de conectores para carros elétricos, e qual é a opção de carregamento mais adequada para prolongar a vida do seu elétrico.

Tipos de carregadores para carros elétricos

1. Convencionais

Tipo 1 ou SAE J1772

Trata-se de um carregador para carros elétricos monofásico, particularmente comum nos Estados Unidos da América e em alguns países asiáticos. O Mitsubishi Outlander, Toyota Prius Plug-in Hybrid e Nissan Leaf (modelos fabricados até 2017) são alguns exemplos de modelos que usam este tipo de tomada.

Este é um dos carregadores para carros elétricos com a potência mais reduzida no mercado automóvel (apenas 19,2 kWh). É constituído por pinos terra e neutro (pinos de fase), e por dois conectores que asseguram uma ligação estável à rede elétrica, evitando que o carregador se desligue

Tipo 2 ou Mennekes

Depois, temos os carregadores ou conectores de Tipo 2 que são baseados na norma IEC 62196. Na Europa, este tipo de tomada é o mais comum. Os carregadores convencionais de Tipo 2 podem ser utilizados em potências baixas ou altas, e em tensão monofásica ou trifásica. Permitem, por isso, um carregamento mais rápido que as tomadas de Tipo 1.

Alguns modelos que utilizam estas tomadas são, por exemplo: o BMW i3, o Renault Kangoo, Audi A3 e-tron, Nissan Leaf (fabricados depois de 2018) e Volvo V60 PHEV.

Tipo 3 ou CHAdeMO

O desenvolvimento da tomada CHAdeMO foi uma iniciativa de cinco gigantes da indústria automóvel — Honda, Mitsubishi, Nissan, Toyota e Subaru — e da Tokyo Electric Power Company. Desde 2010, estas empresas japonesas têm trabalhado na evolução tecnológica que permite os carregamentos rápidos dos veículos elétricos, através de um conector chamado CHAdeMo. A sua potência de carregamento é de até 62,5 kWh, embora os carregadores comerciais sejam normalmente limitados a 50,2 kWh (ou menos).

No Japão, este carregador de carros elétricos já é o mais utilizado e, em apenas 20 minutos, as baterias conseguem ser carregadas a 80%.

Tipo 4 ou CCS

Já os carregadores de tipo 4 competem diretamente com os carregadores CHAdeMO. A sigla CSS significa Combined Charging System e, à semelhança das tomadas de tipo 3, permitem um carregamento rápido em corrente contínua, a uma potência estimada de até 50kW.

A grande diferença é que o conector CCS dá a opção de carregamento em corrente alternada, em modo lento ou rápido.

Dentro deste tipo, existem no mercado duas versões:

  • CSS tipo 1: que são uma evolução das tomadas normais de tipo 1;
  • CSS tipo 2: a evolução das tomadas normais de tipo 2.

A estes dois conectores base, foram adicionadas duas novas entradas que permitem que o carregamento seja feito com recurso à corrente contínua.

2. Wallboxes

As wallboxes são postos de carregamento doméstico, instalados na parede, que permitem que um veículo eletrificado seja carregado através de corrente alternada, em modo 3 IEC 61851.

As wallboxes podem ser ligadas a instalações elétricas monofásicas e trifásicas, mas o tipo de ligação vai sempre depender do carregador. Como a maioria dos carros elétricos já traz um carregador destinado ao carregamento doméstico, muitos condutores questionam-se porque é que devem instalar uma Wallbox nas suas casas.

Esta é, efetivamente, a forma mais correta de carregar um elétrico em casa e tem inúmeras vantagens:

  • Segurança elétrica do local: o circuito elétrico de uma wallbox é projetado exclusivamente para este tipo de carregamento e não vai sobrecarregar as demais instalações elétricas nem causar sobreaquecimento;
  • É possível ajustar a velocidade de carregamento e fazer o controlo dinâmico de Potência;
  • Ajuda a prolongar o tempo de vida útil das baterias, pois o tempo de carregamento não é demasiadamente longo (como acontece numa tomada doméstica) mas também não é extremamente rápido.

Existem determinados requisitos para instalar uma Wallbox numa parede, por isso, antes de avançar com o projeto, informe-se, especialmente se viver num prédio com condomínio.

Ler mais: “Descubra como carregar carro elétrico em casa”

3. Postos de carregamento públicos

Por fim, existem os postos de carregamento elétrico da rede pública, que são:

  • De carregamento normal;
  • De carregamento rápido;
  • De carregamento ultrarrápido.

O carregamento rápido deve ser, sempre que possível, evitado. Use-o apenas em situações de emergência. O correto planeamento de viagens de acordo com a autonomia do seu carro elétrico é fundamental para preservar o tempo de vida útil do mesmo.

Aposte na mobilidade elétrica

A aposta na mobilidade elétrica e a mudança de um carro a combustão para um carro elétrico traz consigo diversas vantagens. Além da emissão de CO2 serem inexistentes, o custo da manutenção e serviços de oficina acabam por ser mais reduzidos.

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