Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
carpooling
carpooling

Carpooling: mobilidade alternativa mais sustentável

Se a recente subida do preço dos combustíveis está a ter um impacto significativo no seu orçamento familiar, mas se, ao mesmo tempo, os transportes públicos não são uma opção viável, poderá querer considerar o carpooling.

 O carpooling é a utilização partilhada de um automóvel com pessoas que fazem o mesmo trajeto e que procuram companheiros de viagem com os quais possam dividir os custos da mesma.

 Esta é uma das tendências emergentes no que toca à mobilidade alternativa e é, sem dúvida, uma boa opção para facilitar a mobilidade nos grandes centros urbanos, para poupar algum dinheiro em combustível e para reduzir as emissões de gases poluentes para a atmosfera.

 Existem zonas fora das cidades onde a rede de transportes públicos não é suficientemente desenvolvida, por isso, recorrer ao carpooling e dividir uma viagem com um colega ou com um vizinho pode fazer toda a diferença.

 Leia este artigo e fique a conhecer mais sobre esta nova forma de mobilidade alternativa.

Como funciona o carpooling?

O carpooling funciona através de plataformas digitais, nas quais qualquer utilizador se deve registar. Os utilizadores destas plataformas podem ser as pessoas que procuram boleia para um determinado trajeto, ou os condutores que queiram preencher os lugares vazios nos seus carros e dividir os custos de uma viagem.

 A partir daqui o processo é relativamente simples: basta que cada utilizador preencha o seu perfil e se identifique. Para quem procura boleia, é necessário partilhar os detalhes sobre o ponto de partida e o destino final pretendido, de forma a averiguar se há pessoas interessadas em fazer a mesma rota. Para os condutores, é necessário indicar o percurso que vai fazer e o número de lugares vagos disponíveis na viatura.

Havendo um match, os interessados podem entrar em contacto a fim de acertarem os detalhes da viagem.

carpooling

Quais são as principais vantagens do carpooling?

• Diminuição da poluição automóvel

É fácil concluir que menos carros na estrada é sinónimo de uma menor emissão de CO2. Quando falamos em carpooling falamos, por isso, de uma forte contribuição para que os centros urbanos fiquem menos poluídos.

• Custos de deslocação mais reduzidos

Se recorrer a transportes públicos não é uma opção viável para si, o carpooling pode ser uma excelente alternativa. Desta forma, poderá dividir os custos de uma viagem com mais passageiros e conseguir poupar uma quantia de dinheiro significativa no fim do mês.

 Ler mais: Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar

• Viagens menos monótonas

Se é aquela pessoa que se aborrece sempre que tem de fazer uma viagem sozinha, o carpooling é uma ótima solução para quebrar a monotonia das viagens mais longas e para conhecer novas pessoas. Aproveite a oportunidade para falar sobre diferentes temas ou para ouvir uma nova playlist em conjunto.

• Menor congestionamento nas estradas

Ao partilhar, por exemplo, a viagem de ida para o trabalho com outras pessoas está a fazer com que haja menos um carro na estrada. Já imaginou o impacto deste simples gesto se as centenas (ou milhares) de pessoas que se deslocam diariamente para os seus trabalhos nos grandes centros urbanos fizessem o mesmo? Haveria uma redução significativa de carros nas estradas e, por conseguinte, também uma redução de tráfego e de engarrafamentos nas horas de ponta.

• Diminui o problema do estacionamento nas cidades

Em grande parte dos casos, os custos de levar o carro diariamente para o centro da cidade não se resume apenas às despesas da deslocação em si. O estacionamento é um aspeto importante que pode ter um grande peso no seu orçamento mensal. As cidades, em geral, têm estacionamento público limitado e quase sempre pago. O carpooling também ajuda, por isso, a mitigar o problema do estacionamento. Ao haver menos carros nas cidades passa a haver mais lugares de estacionamento disponíveis e, se tiver de optar por um lugar pago, pode sempre dividir os custos com os seus colegas de viagem.

Ler mais: Carros citadinos: a solução ideal para centros urbanos

• Reduz o desgaste da viatura

Optar pelo carpooling pode ainda ajudá-lo a poupar algum dinheiro no mecânico. Ao usar menos o seu carro, é natural que o desgaste seja menor, assim como os esforços e custos com a manutenção automóvel.

• Um transporte público…mas num carro particular

Muitas pessoas não andam de transportes públicos porque não gostam da experiência em si. Apanhar o metro em hora de ponta significa, quase de certeza, uma viagem inteira passada em pé e em modo “sardinha enlatada”. Os dias de muita chuva ou de muito calor também tendem a ser particularmente desconfortáveis se apanhar um autocarro.

 É por isso que o carpooling tem a vantagem de lhe permitir fazer uma viagem partilhada, mas no pleno conforto de um carro particular.

As redes sociais e os grupos de carpooling

Se procura serviços de carpooling, vale ainda a pena mencionar a importância de explorar os vários grupos de Facebook dedicados a boleias. Estes grupos são uma espécie de “carpooling informal” mas a verdade é que podem resultar muito bem.

 Existem grupos para trajetos específicos (por exemplo Porto – Lisboa ou Lisboa – Faro) e grupos para trajetos mais abrangentes. Não desconsidere esta opção e explore todas as opções disponíveis.

Encontrar alternativas mais sustentáveis de deslocação é uma preocupação cada vez maior entre os consumidores. No Grupo Salvador Caetano oferecemos soluções de mobilidade a pensar em si e no ambiente.

;

Outras Notícias

10 Dicas para praticar uma condução defensiva

Pneus de neve: por que motivo deve trocar já os seus pneus

A retoma de carros usados é uma boa opção?