Car sharing: tudo o que precisa de saber

car sharing

O car sharing é um serviço de mobilidade alternativa cómoda, económica e sustentável, que pode ser uma alternativa interessante para todos aqueles que precisam de um carro, mas que ainda não decidiram qual o melhor modelo a comprar.

Afinal, estudar as características dos novos modelos no mercado, avaliar as várias soluções de financiamento, fazer uma poupança para suportar os principais custos associados à compra e tratar da componente burocrática, é um processo que pode levar algum tempo.

É por isso que, se as circunstâncias exigem que se desloque de carro, o car sharing pode ser a resposta! Para além de satisfazer as suas necessidades quotidianas, recorrer a este serviço vai dar-lhe todo tempo que necessita para tomar uma decisão informada e ponderada quando chegar a altura de avançar com a compra.

O que é o car sharing?

O próprio nome, que foi adotado da língua inglesa, significa “partilha de carro”. E é exatamente disto que estamos a falar: um serviço de aluguer de um automóvel que se distingue pelo seguinte:

  • É um serviço que, tal como outros, utiliza plataformas digitais que ligam a procura à oferta existente;
  • Não existem motoristas (quem requisita este serviço terá de estar apto a conduzir o carro);
  • É um serviço pensado para curtos períodos de tempo (por vezes, minutos) e distâncias;
  • Não há burocracia envolvida nem necessidade de levantar as chaves do carro em balcões específicos.

Como funciona o car sharing?

Se precisar de “ir aqui ou acolá rapidamente” e se quiser recorrer a este serviço, o procedimento é muito simples.

Tal como acontece com outros serviços, as empresas de car sharing têm uma frota e todos os automóveis disponíveis são distribuídos por uma área específica. Por isso, antes de mais, é importante que se encontre dentro desse perímetro.

Uma vez confirmada a sua localização e a proximidade com a frota de carros existente, tudo o que tem de fazer é registar-se na plataforma em questão (normalmente através de uma app), dirigir-se à viatura mais próxima e conduzir!

Quando chegar ao destino, volte a estacionar o carro numa estrada apropriada e registe o fim da viagem na aplicação. Fácil, não é?

Para além disto, os custos referentes a estacionamento, portagens ou combustível já estão incluídos no preço final. Dessa forma, saberá sempre ao certo quanto é que vai pagar pela utilização do veículo.

Quais são as principais vantagens deste serviço?

Para além da utilização simples e intuitiva deste serviço, destacamos as seguintes vantagens adicionais:

1. Contribui para uma utilização mais consciente de um automóvel

Os dois últimos anos marcados pela pandemia Covid-19 não entram, naturalmente, nas contas. Mas saiba que, em 2020, bateu-se o recorde da década de automóveis em circulação com 541 automóveis por cada mil pessoas.

Estes números representam uma subida pelo oitavo ano consecutivo e, segundo dados do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), foram contabilizados 5.6 milhões de automóveis ligeiros de passageiros em circulação.

É por isso que, cada vez mais, é necessário avaliar bem a necessidade de utilizar o seu carro, de forma a reduzir o trânsito na estrada. Se a mesma viatura puder ser conduzida por vários condutores num dia, tanto melhor!

Para além disso, como grande parte dos automóveis em circulação ainda usa motores de combustão tradicional, recorrer ao car sharing também contribui para a redução de CO2.

2. Reduz a preocupação com o estacionamento

O car sharing também vai fazer com que se veja livre de quaisquer preocupações com o estacionamento e com que evite multas desnecessárias.

Ler mais: “Contestar multa: tudo o que precisa de saber”

3. Custos extra incluídos no preço final

Recorrer a este serviço não lhe vai trazer surpresas indesejadas, na medida em que o valor final é o que vai efetivamente pagar. Isto significa que os custos com o abastecimento do carro, estacionamento, portagens e seguro já estão incluídos no valor final.

Ler mais: “Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar”

4. Não é necessário fazer um planeamento antecipado

Ao contrário do que acontece com os serviços de rent-a-car, onde é necessário planear com alguma antecedência, o car sharing tem a grande vantagem de permitir-lhe reservar um automóvel na hora. A frota existente está disponível 24 horas, 7 dias por semana.

Ler mais: “ALD: Aluguer de longa duração de carros novos”

5. Processo simples, sem burocracias

Também não será necessário dirigir-se a um balcão específico para levantar a chave, nem assinar papelada. Estamos a falar de um serviço muito simples, que dispensa a burocracia tradicional dos serviços de rent-a-car.

Os principais desafios do car sharing

Tal como acontece com outros serviços semelhantes, se precisar de um carro em plena hora de ponta, a oferta existente pode ser reduzida.

Para além disso, alguns utilizadores referem que a limpeza do automóvel e o abastecimento de combustível também são alguns dos principais desafios deste serviço.

Plataformas de car sharing em Portugal

Se considera que o car sharing é uma boa opção para o seu dia a dia, estas são algumas das plataformas que operam em Portugal e às quais pode recorrer:

  • Emov
  • CarAmigo (esta plataforma permite-lhe, inclusive, alugar o seu próprio carro a outras pessoas)
  • eCooltra (apenas para aluguer de scooters).

Pode ainda consultar as soluções oferecidas pelas rent-a-car tradicionais, que podem ter serviços específicos neste sentido.

Qual é a diferença entre car sharing e carpooling?

Ambas são soluções de mobilidade partilhada que recorrem a aplicações ou outras plataformas digitais para ligar a procura à oferta existente.

Mas enquanto que o carpooling consiste em utilizar um veículo próprio para fazer viagens com outras pessoas, dividindo com elas o custo de uma viagem, o car sharing é o aluguer do veículo que faz parte da frota de uma empresa.

Para além disso, enquanto que no carpooling os passageiros fazem o mesmo trajeto e conhecem todos os pontos de paragem, no car sharing as viagens são mais curtas e, por isso, menos planeadas.

Ler mais: “Carpooling: mobilidade alternativa mais sustentável”