Como tirar partido da assistência em viagem

homem a ligar à assistência em viagem

A assistência em viagem não é apenas um reboque que pode chamar se tiver uma avaria com o carro. É um serviço muito mais completo que também pode ser ativado noutras situações. Curioso? Leia este artigo e descubra o que é a assistência de viagem e como pode tirar total partido dela.

O que é a assistência em viagem?

É uma das coberturas mais importantes do seu seguro automóvel. Independentemente do seguro que escolher, vai sempre poder usufruir deste serviço, que é extremamente útil a qualquer condutor quando há imprevistos.

Esta cobertura funciona para pessoas e para automóveis, mesmo que o carro que estiver a conduzir não seja o seu. Também vale a pena referir que pode sempre chamar a assistência de viagem, independentemente da distância a que estiver da sua casa ou de uma oficina.

Por norma, esta cobertura inclui sempre a assistência telefónica e é possível escolher pacotes que oferecem uma assistência premium. Pergunte à sua seguradora que opções existem. Se tem dúvidas sobre como mudar um pneu ou se não sabe porque é que o carro não pega, ter um assistente disponível para o ajudar pode fazer toda a diferença!

Se não conseguir resolver o problema através do apoio telefónico, pode então chamar um reboque.

Durante o período em que estiver sem carro, algumas seguradoras também disponibilizam um veículo de substituição para que as suas deslocações básicas não fiquem comprometidas. Porém, a oferta é normalmente limitada e não se aplica a situações de acidente.

Em que situações posso pedir assistência em viagem?

Pode sempre solicitar assistência de viagem nas seguintes situações:

1. Avaria automóvel

O carro de repente não pega ou parou de funcionar em plena autoestrada? Nestas situações, o melhor que tem a fazer é chamar a assistência em viagem e pedir um reboque para si e para a viatura.

Se for impossível regressar a casa no mesmo dia, a seguradora também vai suportar as despesas da sua estadia num hotel. Informe-se sobre as condições específicas do seu seguro automóvel.

2. Desempanagem do veículo

Para além do transporte, este serviço também inclui reparações urgentes no local. Isto pode dar muito jeito se estiver, por exemplo, numa zona remota.

3. Falta de combustível ou bateria

Se não deu conta que o carro já estava com o depósito na reserva, ou se fez mal as contas e não conseguiu chegar a tempo a um posto de carregamento de carros elétricos, também pode solicitar assistência.

Ler mais: “Postos carregamento carros elétricos: saiba como encontrar”

4. Perda das chaves

De certeza que, pelo menos uma vez na vida, isto já lhe aconteceu, certo? Quando não tiver a quem recorrer para resgatar as chaves suplentes do carro, pode contactar a assistência de viagem.

5. Mudança de pneus

Mudar um pneu é uma tarefa que qualquer condutor deve conseguir fazer autonomamente. Porém, se não se sentir confiante, o melhor que tem a fazer é mesmo pedir apoio à assistência em viagem.

Ler mais: “Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus”

6. Incapacidade para conduzir

Para além do veículo, a assistência de viagem também cobre despesas relacionadas com o condutor. Grande parte das coberturas contemplam o apoio médico ou hospitalar à pessoa segurada, transporte de doentes ou de feridos, despesas de medicação e/ou de hospitalização.

Se, por algum motivo, ficar incapacitado para conduzir e não conseguir voltar, a assistência em viagem também lhe assegura os serviços de um motorista.

Posso ter assistência em viagem se conduzir no estrangeiro?

Sim. Se viajar para fora de Portugal também vai poder acionar este serviço, uma vez que a assistência em viagem vigora em todos os países da União Europeia. Em caso de acidente, a cobertura normalmente inclui as despesas médicas, cirúrgicas e de hospitalização no país em questão, assim como mediação. Em alguns casos, também pode cobrir o repatriamento, as despesas de deslocação e de estadia de um familiar, e contemplar um adiantamento de fundos no país.

Para usufruir da assistência em viagem no estrangeiro, deve ligar para o número que se encontra na carta verde do seu automóvel.

Ler mais: “5 Aspetos sobre a carta verde que provavelmente não sabia”

Assistência em viagem: conheça a fundo as condições do seu seguro automóvel

Estas são, em geral, as situações em que pode recorrer à assistência de viagem, e as coberturas das quais pode usufruir. Porém, cada produto é diferente e as condições variam.

Assim, recomendamos que conheça todos os detalhes do seu seguro automóvel e que, em caso de dúvidas, contacte a sua seguradora.

E se estiver no processo de escolher um seguro automóvel, é importante perceber qual é o seguro certo para si, de acordo com as suas necessidades e com as características do próprio veículo.