O que deve saber sobre o aluguer de carros para férias

aluguer de carro para férias

Muitas pessoas começam já a planear as férias de verão e existe uma variável que entra frequentemente na equação: o aluguer de carros para férias.

Em destinos menos citadinos, ter carro próprio permite ter mais liberdade e, em alguns casos específicos, até poupar algum dinheiro. Para além disso, se vai viajar em família, ter um carro à sua disposição será muito mais confortável. Entre os brinquedos de praia das crianças, a lancheira com a merenda para o dia e outros indispensáveis, a verdade é que o aluguer de carros para férias pode fazer toda a diferença.

Se está a braços com o planeamento das suas férias de verão e se alugar um carro é uma opção, leia este artigo e fique a saber mais sobre este processo.

Aluguer de carros para férias: os 8 aspetos importantes a considerar

1. O destino

O aluguer de carros para férias é normalmente importante nos casos em que as famílias são mais numerosas e quando o destino não dispõe de uma boa rede de transportes públicos.

Assim, este é o primeiro fator que deve analisar com cuidado. Em muitos casos, recorrer aos transportes públicos ou a outras formas de mobilidade alternativa podem ser uma boa solução. Mas se for de férias para um destino remoto e pretender explorar o local mais livremente, vai querer contar com toda a liberdade que um automóvel lhe dá.

2. A rent-a-car

Supondo que vai efetivamente avançar com o aluguer de carros para férias, deve ainda ponderar qual é a melhor rent-a-car para reservar um carro. Aqui, inevitavelmente, o fator preço vai ser uma variável forte a ter em consideração.

A melhor forma de comparar preços e ofertas é através da pesquisa online. Se tiver de comprar bilhetes de avião, em grande parte das companhias aéreas, é possível reservar um carro logo após o booking.

E saiba ainda que o grupo Salvador Caetano oferece diversas soluções de mobilidade para o período de férias. Na Guerin, é possível fazer o aluguer de carros para férias de curta duração, de forma simples e transparente. Mas se o que pretende é o aluguer prolongado de um automóvel (durante pelo menos um mês), veja as opções que Xtracars lhe oferece. Para soluções de mobilidade integradas e inteligentes – desde a partilha de veículos até à possibilidade de subscrições flexíveis – pode também contar com a Kinto, e se viajar para Espanha procure o carro ideal na Pepe Car.

A melhor parte? É que na Caetano ​​Go, com um único login, pode aceder a estes e outros serviços de mobilidade quer para o período de férias, quer para o seu dia a dia.

3. O tipo de automóvel que precisa

Vai viajar a dois ou com uma família grande? Vai para um destino de praia ou de montanha? Vai ser capaz de recorrer a postos de carregamento para carros elétricos ou não? Todos os aspetos devem ser considerados para perceber qual é a categoria de carro que deve alugar.

4. Modalidades de abastecimento de combustível

Aquando do aluguer de carros para férias, existem duas modalidades de abastecimento de combustível entre as quais pode escolher:

  • Full to full: ou seja, levanta o carro com o depósito cheio e deve entregá-lo igualmente atestado;
  • Full to empty: levanta o carro com o depósito cheio e pode entregá-lo com o depósito vazio, sendo que o valor do combustível é pago ao balcão.

Normalmente, a primeira opção é a mais económica, mas dependendo dos seus planos pode ser que prefira otimizar o seu tempo e pagar ao balcão o valor do depósito cheio.

Ler mais: “É seguro abastecer com combustíveis mais baratos?”

5. Caução e modalidades de pagamento

Para escolher qual é a melhor opção para o aluguer de carros para férias, não se esqueça de analisar à priori as modalidades da caução (valores a pagar e prazos), as condições de cancelamento da reserva (caso os planos mudem) e as penalizações definidas pela rent-a-car em questão. Não se esqueça de ler as letras pequenas!

6. Quilometragem

Faça a estimativa dos quilómetros que pensa percorrer durante o período de férias para perceber o que compensa. Existe a possibilidade de optar pelo aluguer de um carro com quilómetro limitados ou ilimitados.

Na primeira opção existe um limite de quilómetros percorridos permitidos e, quando o carro é entregue, é feita uma verificação e pode ter de pagar um valor extra caso tenha ultrapassado a quilometragem máxima. Já na segunda opção, não existe qualquer limite de quilómetros durante todo o período de aluguer.

Se não tem a certeza de por onde vai andar, jogue pelo seguro.

7. Tipos de seguro

O aluguer de carros para férias contempla sempre um seguro obrigatório e de responsabilidade civil (contra terceiros). Contudo, verifique sempre quais as condições do seguro. Em caso de infortúnio, vai querer estar protegido! Pode sempre optar por um seguro completo ou por seguros complementares que o protejam contra roubos, vidros partidos, pneus furados, etc.

Ler mais: “Qual o seguro automóvel certo para si?”

8. Equipamentos extra

E não se esqueça também de listar todos os equipamentos extra de que precisa. Os mais comuns são cadeiras para bebés e crianças ou carrinhos.

Ler mais: “A família cresceu? Considere comprar um carro familiar.”

Aluguer de carros para férias: o que deve verificar

Antes de levantar o carro

Confira se tem toda a documentação necessária. Falamos dos documentos básicos: carta de condução válida (inclusive no país de destino), cartão de cidadão ou passaporte e, se se aplicar, número de identificação fiscal.

Ler mais: “Posso conduzir no estrangeiro com carta portuguesa?”

No momento de levantar o carro

Verifique se o carro efetivamente pertence à mesma categoria que reservou. Muitas vezes, o modelo em questão não está disponível e as rent-a-car disponibilizam carros do mesmo segmento. É importante garantir que o modelo em questão tem todas as funcionalidades de que precisa.

Para além disso, não se esqueça de verificar ainda as condições do veículo (internas e externas) e de fazer registos fotográficos.

Durante o período de aluguer da viatura

Estude bem os sistemas de cada país e faça sempre um estudo prévio dos percursos para não apanhar surpresas desagradáveis com as portagens das autoestradas. Da mesma forma, tenha muita atenção às multas. Em cada país as regras de trânsito e a severidade com que são impostas varia. Não facilite nos estacionamentos e tenha particular atenção aos limites de velocidade.

Ler mais: “Sabe como funciona a carta por pontos? Nós explicamos.”

No momento da entrega do carro

É importante que fique sempre com um documento comprovativo da entrega da viatura no local determinado. Tire ainda algumas fotografias para comprovar o estado efetivo em que o carro foi entregue à rent-a-car.

Para além disso, tente sempre fazer a devolução do carro no local onde inicialmente o levantou. Se o deixar num ponto diferente, poderá ser-lhe cobrado um valor extra referente à logística que implica a devolução à sucursal de origem.