ALD: Aluguer de longa duração de carros novos

mulher feliz dentro do carro após ald - aluguer de carro de longa duração

O ALD ou aluguer de longa duração é, geralmente, uma boa solução para quem quer ter o prazer de conduzir ao volante de um carro novo, mas não tem o montante necessário disponível para o comprar.

Esta modalidade de financiamento é bastante utilizada por empresas, mas também por pessoas a título individual que veem nesta solução uma boa forma de terem um custo fixo ao fim do mês, sem surpresas indesejadas pelo meio.

O que é o ALD?

Quando falamos em ALD referimo-nos sempre a um contrato de locação financeira para a aquisição de automóveis novos. Esta terminologia diz respeito a uma modalidade de financiamento em que uma pessoa (singular ou coletiva) adquire um bem (neste caso, um automóvel) e usufrui dele temporariamente mediante o pagamento de uma quantia fixa periódica, por um prazo determinado. Findo esse período, o cliente procede a um ajuste de valores e faz a transferência da propriedade para o seu nome.

As principais vantagens do aluguer de longa duração

Conduzir um carro novo

Se é um entusiasta do setor automóvel e se anseia por ter em mãos o volante do último modelo da sua marca de eleição, o aluguer de longa duração pode ser uma boa opção. Se comprar um carro novo está fora das suas possibilidades financeiras, recorrer a esta opção pode dar-lhe a oportunidade única de estrear e usufruir de um automóvel com zero quilómetros.

Ler mais: “5 novos carros para descobrir em 2024”

Prazos de financiamento alargados

Os prazos de financiamento alargados do ALD fazem com que a renda a pagar não seja demasiado alta, o que torna esta solução muito mais acessível para qualquer carteira. O prazo máximo possível é de 60 meses, ou seja, 5 anos.

Valor fixo ao fim do mês

Uma das preocupações mais frequentes de quem contrai um crédito automóvel é a volatilidade da prestação mensal, que está sempre sujeita às variações das taxas de juros. É por isso que descartar a compra e optar pelo aluguer de um automóvel pode ser uma boa opção para quem não gosta de lidar com o fator incerteza. Através do ALD, terá a certeza de que vai pagar sempre o mesmo valor todos os meses.

Os custos de manutenção não estão normalmente incluídos no pacote inicial, mas é possível proceder a um ajuste e ficar a pagar uma mensalidade que contemple o serviço completo.

Renda ajustada às suas possibilidades

Os orçamentos familiares variam e, quando se considera comprar um carro novo, nem todos os modelos são acessíveis a todos os condutores. É por isso que, com o aluguer de longa duração, é possível escolher o modelo dos seus sonhos com a garantia de que a renda a pagar pode ser ajustada às suas necessidades e possibilidades financeiras.

Se estiver a passar por um período de maior contenção é possível, por exemplo, dar uma entrada inicial (que pode ir até 60% do valor do automóvel) e ficar a pagar uma renda mensal mais baixa. Ou, em contrapartida, pode começar por pagar uma renda mais baixa, não dar entrada, mas compensar esse valor no período final do contrato.

Não é necessário dar uma entrada para o carro

A entrada para um automóvel novo pode ser uma verdadeira dor de cabeça e, em muitos casos, até um fator impeditivo à compra. Se optar pelo ALD, não se preocupe com esta questão porque apenas vai pagar mensalmente o valor contratualizado.

Ler mais: Como poupar para comprar um carro?

Benefícios fiscais para empresas

Os benefícios do ALD para as empresas são vários. Para além de não impactar o balanço da empresa e de melhorar os seus rácios financeiros, não prejudica o acesso a outros créditos.
Os custos do aluguer de longa duração são dedutíveis em sede de IRC (ao contrário dos custos com a compra) e também é possível deduzir a totalidade do IVA.

Para além disso, é mais fácil fazer o planeamento fiscal – porque os custos são previsíveis ao longo do período contratual – e isso reflete-se também numa gestão contabilística simplificada.

Ler mais: “Carros para empresas: leve o seu negócio para a estrada

Quais são as principais diferenças entre ALD, crédito automóvel, leasing e renting?

A compra de carros novos a pronto pagamento é muito pouco frequente em Portugal. Apesar de ser mais comum recorrer-se a um crédito automóvel, existem várias formas e produtos financeiros aos quais pode recorrer.

É possível optar pelo ALD, por um leasing ou renting (também chamado de leasing operacional).

Nesta tabela, assinalámos as principais diferenças entre eles:

ALD Leasing Renting Crédito Automóvel
Sujeito a variações das taxas de juro Não Não Não Sim
Taxas mais elevadas Sim Sim Sim Não
É possível a mudança de contratante Sim Sim A viatura não fica em nome do contratante Não
Aquisição da viatura no final do contrato Obrigatória Opcional Não Não aplicável
Benefícios fiscais para empresas Sim Sim Sim Não
Custos de manutenção incluídos Não Não Sim Não